Comunicação visual deve ser empregada de forma inteligente
A comunicação visual de uma empresa é importante em vários sentidos. Para reforçar a marca no mercado em que atende, é preciso estar sempre aos olhos dos consumidores, principalmente, do público-alvo.
Para o emprego de sinalização em ambientes públicos, é preciso seguir normas regulamentadoras, disponibilizadas por agentes públicos fiscalizadores, que verificam todo o ambiente, além da disposição de funcionários devidamente equipados e utilizando as ferramentas corretas para a prática do ofício.
Aliás, o atendimento a clientes deve contar com serviços terceirizados, que ficam sob a responsabilidade de empresas contratadas, apresentando soluções eficientes e práticas, a todo momento, com o mínimo de custo.
Logo, a formalização de parcerias com outras empresas é imprescindível e deve fazer parte de todo o planejamento estratégico comercial.
Identificação de funcionários ajuda na propaganda
Diferentes cenários precisam do emprego de uma comunicação visual inteligente e prestativa.
Em um restaurante, por exemplo, o uso de um porta crachá retrátil atacado em uma área visível ajudará os clientes a solicitarem os serviços, como apresentação de cardápio, solicitação de bebidas e esclarecimento de dúvidas.
É uma forma agradável tanto para cliente, que não precisa adivinhar o nome de quem lhe atende, assim como para o funcionário, no caso um garçom ou garçonete, que não precisa ser chamada por nomes inadequados ou pejorativos.
Durante um evento corporativo, em que as empresas reúnem diversos colaboradores em um mesmo espaço, de diferentes setores, é possível que os mesmos não se conheçam pessoalmente.
Para facilitar a comunicação entre os empregados, é possível aplicar etiquetas adesivas personalizadas com a marca da empresa e o nome do funcionário, assim como o cargo ocupado, para situar todos os presentes.
A identidade visual por meio de uma etiqueta igualará todos os convidados, entre todos os escalões, permitindo uma interatividade social mais cativante, permitindo que todos se conheçam e possam debater sobre os mais variados assuntos, conforme o objetivo deste tipo de reunião.
Elementos visuais ajudam na mobilidade
Voltando ao exemplo do restaurante, a comunicação visual é importante para identificar os espaços que podem ser ocupados pelos clientes, assim como aqueles reservados aos empregados, como:
- Balcões internos;
- Cozinha e despensa de alimentos;
- Porta para salão reservado;
- Salão de uso comum.
A movimentação dentro dos ambientes também é facilitada, empregando os elementos de identificação visual de ambientes, como entrada e saída e acesso a área de fumantes.
Até mesmo os toaletes devem receber um adesivo para porta personalizado, identificando uma área para o público feminino e outro para o público masculino.
Se o estabelecimento comercial contar com uma área apropriada para pais e filhos, o local deve ser identificado como fraldário ou área infantil, facilitando o acesso apenas de pessoas para amamentação ou troca de fraldas, por exemplo.
Na área externa, a divulgação de serviços pode ser aplicada por meio de um banner promocional, apresentando pratos especiais e preços relativos, como uma forma de publicidade, captação de novos clientes e fidelização de público.
É tão importante quanto ficar um passo à frente da concorrência, mostrando que a empresa está à disposição de todos, reforçando a marca em um mercado tão competitivo.
Terceirização de serviços facilita vida de cliente
As parcerias comerciais estão presentes nos mais diversos setores de produtos e serviços.
Para um escritório de arquitetura, por exemplo, uma parceria com gráficas rápidas é de suma importância, pois os projetos devem ser apresentados aos clientes com a máxima qualidade, com total clareza de leitura.
A impressão A4 preto e branco de todo o projeto deve ficar à disposição dos contratantes, para que possam acompanhar o andamento de obras de uma construção, conforme os dados compartilhados pelo arquiteto ou engenheiro civil.
Esse tipo de documento também é disponibilizado em setores públicos, como parte dos processos burocráticos que uma construção deve passar.
Todas as estruturas arquitetônicas também devem fazer parte do processo, com o desenvolvimento de uma plotagem A4 do desenho preparado em um programa de computador, ou mesmo criado sobre a prancheta.
É importante contar com a participação de empresas especializadas, para garantir a qualidade dos serviços e a aplicação de forma correta das comunicações visuais.
A determinação de cada estabelecimento comercial deve seguir padrões de segurança impostos por legislação municipal, estadual e federal, ficando sob o risco de penalidade e multa, inclusive quanto ao fechamento e lacre do local, até a realização de adequação e nova inspeção pelos agentes fiscalizadores.