Comunicação visual como estratégia para promoção de clínicas
A comunicação visual é uma das principais estratégias praticadas pelas empresas para promoção da marca e divulgação dos produtos e serviços que são ofertados por elas, prospectando clientes e fidelizando alguns de acordo com a proposta e mensagem das campanhas publicitárias.
Fazendo uso de elementos e recursos visuais como cores, fotografias e imagens a comunicação visual é exposta em diferentes locais, desde o mundo físico ao virtual, contribuindo para a fixação da marca e dos produtos.
Uma das principais vantagens da comunicação visual é a identificação e empatia mais rápida que uma comunicação escrita.
Versáteis esse modelo de comunicação pode ser aplicado em todos os segmentos, desde restaurantes a clinicas e centros de tratamento e saúde.
Mesmo possuindo uma legislação específica a comunicação visual em clínicas pode ser realizada e contribuir com a sua promoção em diferentes aspectos.
Produtos personalizados
Um dos recursos que pode ser explorado com a inclusão da comunicação visual, são os produtos personalizados, com a marca da empresa.
Em clínicas médicas o material gráfico pode ser mais exclusivo, assim os funcionários podem usar uniformes personalizados, que além de servirem como identificação dos funcionários e suas funções também pode ser um recurso para a promoção da imagem institucional.
O uniforme em clinicas é um utensílio para proteção dos pacientes e profissionais da saúde, além disso eles servem para:
- Padronização da equipe;
- Profissionalização das atividades;
- Confiança;
- Promoção da marca da empresa.
Assim o uniforme ajuda a integrar a equipe e promover uma relação de pertencimento entre os funcionários. Outro recurso que pode e precisa ser personalizado é o receituário controlado branco.
Atendendo as específicas vigentes em normas e legislações, o receituário precisa ser acessível ao médico e conter todos os dados de identificação profissional do mesmo.
Outros produtos personalizados como canecas, canetas e agendas também podem ser produzidos com a marca do empreendimento e podem ainda ser usados como brindes aos clientes.
Desse modo a propagação da marca atinge níveis elevados com ações e estratégias simples.
Outra personalização possível que faz grande uso dos recursos visuais são os processos de decoração da fachada e do estabelecimentos interno.
Mantendo tons claros para acalmar e também para reforçar a limpeza do local, é possível inovar e atrair o cliente por meio de uma fachada original e estética, que neste ambiente serve como uma cartão de visita.
Recursos visuais
Para produção dos recursos gráficos de alta qualidade é preciso investir em uma parceria com grafica online ou física especializada na produção desse tipo de material gráfico.
O modelo online possibilita uma comunicação mais prática e objetiva, tendo um atendimento mais rápido e prático, por isso tem sido o principal modelo de gráfica atualmente.
Uma outra empresa que ajuda na promoção de produtos personalizados para as empresas são as que utilizam os processos de tampografia para inserção da marca em diferentes estampas e texturas.
As empresas de tampografia atuam com máquinas e ferramentas especificas para impressão completa e eficiente da marca e demais recursos visuais presentes no material que está sendo personalizado.
Com o auxílio das empresas e profissionais especializados as estratégias de comunicação visual podem ser desenvolvidas com qualidade e criatividade, produzindo materiais e recursos únicos que colocaram a organização em destaque e em um bom posicionamento no mercado.
Desde uma encadernação na Vila Mariana de apostilas e relatórios que são utilizados pela empresa para controle e auxilio nas tomadas de decisões estratégicas até a escolha de materiais que servirão para a promoção espontânea da marca da empresa os detalhes precisam ser contemplados.
Além disso, todas as etapas desde a criação da estratégia até a sua avaliação final é preciso que os profissionais da área estejam presentes monitorando e acompanhando os processo evitando que as falhas ou problemas simples não sejam detectados.
Assim a etiqueta adesivas usadas eventos e demais projetos visuais até banners e agendas são padronizadas em qualidade e excelência.
Com isso as clínicas que atuam no segmento de saúde e beleza, consegue em cada detalhe transformar os cenários, promovendo por meio da comunicação visual uma empresa mais conhecida pelo público consumidor.
Com bom posicionamento estratégico, apresentando um diferencial competitivo que a faz ser uma referencia no mercado e segmento de sua atuação. Ou seja, contribui para o desenvolvimento de um empreendimento de sucesso.