Veja os detalhes do design na comunicação visual
Em tempos de crise, o valor que o consumidor dispõe para gastar cai. Com isso, a concorrência aumenta em todos os setores, como o design da comunicação visual.
Nesse cenário, cabe às empresas pensar em maneiras de se destacar perante a concorrência, de modo a captar e manter uma clientela cativa.
Contudo, isso nem sempre significa oferecer um serviço diferente ou rever o portfólio de produtos: reformular e valorizar a comunicação corporativa também é uma ótima opção.
Desta maneira, reforça-se a presença da marca na mente do consumidor, o que influencia diretamente na decisão de compra.
Isso, por sua vez, envolve trabalhar com a comunicação visual do negócio.
Por mais que ela consista na junção de diversos elementos, o design é um dos mais importantes e está envolvido em tudo, desde as embalagens dos produtos até as postagens nas redes sociais.
O problema é que, para muitos empreendedores, o trabalho de um designer ainda é algo nebuloso.
Muitas vezes, por desconhecer as vantagens de se contar com um trabalho feito por um profissional qualificado, eles tentam realizar a tarefa por conta própria – o que faz com que o resultado não seja tão bom.
Quer saber mais sobre o design na comunicação visual?
Então confira algumas informações importantes sobre ele a seguir:
1. O design fala
Por mais que seja feito majoritariamente com elementos não verbais, todo e qualquer trabalho de design tem como objetivo repassar uma mensagem. Isso é feito por meio de fatores como:
Psicologia das cores;
Tipografia;
Repetição de elementos;
Distância entre elementos.
Por conta disso, nenhum dos elementos usados no design para web ou em projetos elaborados para materiais impressos é colocado nele à toa: tudo tem uma mensagem por trás. Trata-se, portanto, de algo extremamente complexo e que exige atenção.
No caso das empresas, isso é ainda mais sensível: é o projeto gráfico que muitas vezes permite a identificação do negócio. Consequentemente, caso ele seja mal elaborado, o estabelecimento como um todo sai perdendo.
2. Ele deve ficar nas mãos de um profissional
Quando muitas pessoas aprendem a respeito da complexidade da elaboração de um design, entendem que o designer profissional tem que dominar conhecimentos de diversas áreas, desde a geometria à semiótica. Consequentemente, seus serviços não são baratos.
O problema disso é que há muitos empreendedores que têm recursos limitados, e, assim, não podem fazer um investimento do tipo. Para evitar esse gasto, eles mesmos tentam fazer o trabalho, a partir de programas não profissionais e imagens prontas da internet.
Isso, porém, não é uma boa ideia. Por mais que o investimento necessário para a contratação desse serviço seja alto, ele compensa: trata-se da marca registrada da empresa. Logo, ele deve ficar nas mãos de um profissional.
3. É preciso pensar na reprodutibilidade
Uma das características de uma identidade visual bem elaborada é a sua versatilidade. Afinal de contas, ela deve estar presente em materiais muito diferentes, como:
Sacolas e embalagens;
Cartões de visitas;
Papéis timbrados;
Fachada do estabelecimento;
Imagens das redes sociais.
Por conta disso, o design elaborado tem que ser passível de ser reproduzido nos mais diversos suportes. Do contrário, ele não exercerá sua função corretamente.
4. O web design é mais do que desenhar
Atualmente, costuma-se dizer que, se uma empresa não está na internet, é como se ela não existisse. Ou seja: um site deixou de ser um luxo e passou a ser um item de primeira necessidade para um estabelecimento.
Apesar de existirem soluções mais simples, que permitem a sua elaboração sem ajuda profissional, elas não são recomendadas. Assim como as demais peças de design, sua elaboração deve ser feita por um profissional.
Da mesma forma, ao se contratar esse serviço, é preciso levar em consideração que ele é muito mais do que apenas desenhar páginas.
O web design também envolve a arquitetura de informações e o uso de linguagens de programação. Consequentemente, ele pode exigir um investimento relativamente alto, mas que terá retorno.
5. Ele também é importante no âmbito interno
Colaboradores felizes produzem mais e melhor. É o que dizem especialistas em recursos humanos de todo o mundo.
Por conta disso, cada vez mais empresas têm investido na comunicação interna, contando com uma equipe e verbas destinadas à motivação dos funcionários e ao seu desenvolvimento profissional.
Nesse meio, a comunicação visual é fundamental. Afinal, também é preciso que o empregador consolide sua marca junto aos consumidores – é o chamado employer branding.
Assim, o design da identidade deve estar presente em todos os materiais elaborados pela equipe.