Comunicação visual e a estratégia do press kit
A comunicação é um processo fundamental para que os seres humanos interajam de forma adequada e, principalmente, que se entendam, de modo a se relacionarem.
Com o passar do tempo, os diferentes tipos de comunicação foram se unindo, outros se destacaram, mas todos serviram para um propósito, tornar alguma mensagem compreensível.
Neste aspecto a comunicação visual foi a que mais se destacou, principalmente por usar uma série de componentes novos. Um exemplo é o vídeo institucional, elaborado normalmente por uma produtora video especializada. Outro exemplo é a personalização dos press kits.
Assim, a comunicação visual se tornou hegemônica, e neste artigo abordaremos algumas estratégias para que as marcas possam desenvolver uma boa identidade visual.
Também abordaremos sobre os motivos para se utilizar o press kit, bem como todas as suas características: release, saquinho de tnt com brindes e o que pode ser definido como identidade visual.
Entendendo o conceito de identidade visual
Para compreendermos o motivo do uso do press kit, precisaremos passar pelo conceito de identidade visual.
Identidade visual é um conjunto de elementos que, organizados de forma sistemática, representam uma determinada empresa, instituições, governo, personagens, personalidades públicas. Todo o processo de comunicação visual, isto é marketing, só é possível quando há uma identidade visual.
O ponto mais marcante de uma identidade visual com certeza é a criação de um logotipo. É neste símbolo que haverá as cores da empresa, o que a representa, e, por fim, como ela se apresentará ao mundo.
Esse logotipo será usado nos vídeos feitos pela produtora de filmes publicitários, nos anúncios, nas mídias outdoor e indoor, nas redes socais e em muitos outros lugares.
A identidade visual é composta por alguns componentes fundamentais como:
- Logotipo;
- Catálogo de produtos e serviços;
- Website;
- Materiais de escritório;
- Uniformes.
Em algumas empresas, a identidade visual também estampará os veículos.
Para que a sua marca seja usada de forma correta em todos os locais onde for aplicada, geralmente, é confeccionado um documento conhecido como manual de identidade visual, em que há todas as diretrizes para o uso da marca corretamente.
A estratégia do press kit
O press kit (kit de imprensa) consiste em um conjunto de peças publicitárias, cujo objetivo é divulgar os serviços, produtos ou outros elementos de alguma instituição. Desta maneira é parte bastante ativa das estratégias de consolidação da marca.
O press kit é composto por uma série de materiais clássicos, como:
- O release;
- Caneta;
- Cartões de visita;
- Pasta personalizada;
- Amostra do produto.
A base desse kit é com certeza o release. Esse material é importante, pois diz respeito a uma apresentação da empresa desenvolvida pela equipe de assessoria de imprensa.
O relase tem o objetivo de contar a história da empresa e, principalmente, mostrar o objetivo do envio do kit, ou seja, informa se é por conta de uma inauguração, o uso de uma estratégia nova de digitalização de documentos preço que a empresa começou usar e é revolucionária, se é a divulgação de um novo produto ou então uma ação de oportunidade.
No entanto, hoje, os kits de imprensa, além de serem compostos pelo release, vêm com materiais mais interessantes e que agregam valor a quem irá se apresentar com ele. Assim, é oferecido produtos exclusivos, isenção no valor, entre outros.
Inicialmente esses kits eram enviados para os jornalistas, que divulgavam a marca, porém, com a internet e a ascensão dos chamados digital influencers, é comum que tais kits sejam encaminhados para eles como uma estratégia de marketing de influência.
Portanto, os kits bem feitos embrulhados em saco bolha com tanto cuidado, tornaram-se uma estratégia que ainda pode ser muito bem utilizada para divulgação de seu produto.
Os vídeos institucionais
Um fator que está muito presente na comunicação visual e que, hoje, é indispensável para a composição de uma identidade visual, é o vídeo institucional, elaborado em conjunto com uma produtora de video institucional.
Esse vídeo, também chamado de corporativo, consiste em apresentar com uma linguagem simples e completa, toda a história da empresa, depoimentos, produtos, serviços e qual seu papel no mercado.
Assim, para que sua empresa se posicione, esse tipo de vídeo é fundamental para uma comunicação visual efetiva.
Portanto, compreendemos que para uma empresa estabelecer uma comunicação visual eficiente é fundamental que se atente a muitos detalhes, como o uso dos kit press e a produção de vídeos institucionais.