Comunicação para profissionais da saúde e clínicas
A comunicação visual é composto por variados tipos de procedimentos e etapas, além de peças publicitárias e de relacionamento como cartão de visita psicologia entre muitas outras peças importantes.
Assim, toda empresa precisa se comunicar com o seu público-alvo, e um dos profissionais que precisam investir pesadamente na comunicação visual são os profissionais da saúde autônomos como médicos, enfermeiros, esteticistas e clínicas especializadas.
Cada tipo de profissional utiliza uma identidade diferenciada e que é aplicada em muitos componentes como papeis timbrados, composição das clínicas, e até mesmo a organização interna de clínicas e hospitais.
Neste artigo abordaremos sobre a identidade visual dos profissionais de saúde e de clínicas especializadas, além de destacar algumas peças importantes para que esta comunicação seja eficiente.
A identidade visual da área da saúde
A identidade visual é fundamental no mundo corporativo, principalmente, no setor da saúde, e é fundamental para comunicação de valores e definição de confiabilidade e segurança com os futuros pacientes.
A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que variam como:
- Logomarca;
- Símbolo;
- Tipografia;
- Elementos;
- Cores.
Essas características destacam as características do negócio na saúde como empresa, profissional ou então consultório. Feito a identidade visual esses profissionais podem usar em brindes como agendas personalizadas, cartões de visitas e outros elementos.
Alguns pontos da identidade visual são, a definição de um design que produz uma marca exclusiva. Depois é necessário a definição de um plano de marca ou também conhecido como MIV, manual de identidade visual para que a padronização da comunicação seja feito.
Depois é preciso padronizar os materiais da sua clínica como um cartão de visita nutricionista para entregar aos seus clientes. E em todos esses componentes de comunicação visual é necessário a valorização de sua imagem profissional.
O estudo para que a identidade visual seja efetiva e um sucesso é preciso usar cores, símbolos e tipografias que sejam coerentes com a marca para que a transmissão da mensagem sejam realizadas.
Abaixo falaremos sobre alguns componentes que podem ser usados para a composição de uma identidade visual para profissionais de saúde e clínicas especializadas.
Elementos para a comunicação visual
Há alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para a montagem de uma comunicação visual eficiente e uma identidade visual coesa e profissional.
1. Análises de cores
Um dos componentes principais para que a ideia certa seja transmitida é o uso das cores. O estudo delas e como aplicá-las refletem e muito em tudo o que o profissional e as clínicas querem passar.
As cores ditas quentes, como as laranjas e vermelhas podem trazer sensações como paixão e alegria e as chamadas cores frias, como os azuis e o verde são indicadas para os profissionais de saúde, já que são associadas a confiabilidade e a calma.
Geralmente, são usadas em tons pastéis, transmitindo uma comunicação com delicadeza e elegância, inclusive até nos uniformes como jaleco para esteticista, dentistas e outros componentes.
2. Tipografia
As tipografias consistem no uso das letras. Cada letra passa um tipo de sentimento e até mesmo de harmonia com as cores e as formas.
Para os profissionais da saúde é necessário o uso das letras com serifa (que é o pé das letras) e podem transmitir credibilidade e sobriedade.
Já as fontes sem serifas podem ser usadas para uma comunicação mais jovem, com agilidade e modernidade, sendo muito usado em planner semanal, anual e em outros componentes.
As identidades visuais dos médicos e das clínicas precisam ser estratégicos. Assim, antes mesmo de fazer a seleção de cores, tipos e materiais visuais, é preciso entender os objetivos do seu negócio.
Se a clínica for de apelo popular é preciso o uso de uma paleta de cores mais simples e sóbrias, mas, que transmitem qualidade e segurança.
Se a clínica for para clientes de classes mais altas é preciso também usar cores que levem para este estilo, como o dourado e a prata. Assim, o que recomenda-se é que quanto maior for a abrangência mais sofisticados são os elementos gráficos e visuais.
A paleta de cores dos profissionais da saúde e das clínicas, geralmente, são tons pastéis, além das cores verde e azul.
Todos esses processos são fundamentais para a definição de uma comunicação visual para os profissionais da saúde e de clínicas especializadas criando uma confiabilidade entre médico e paciente.