Comunicação eficiente para sua empresa
Uma das coisas mais importantes para quem tem uma empresa é o desenvolvimento de uma hábil e inteligente comunicação visual. Ela é de forma geral, um setor da empresa ou negócio que lida diretamente com a apresentação da marca no mercado.
Então é utilizado uma série de ferramentas que permitem a criação da presença no mercado, assim, as fontes visuais de comunicação são variadas como:
- Videos;
- Banners;
- Tabloides;
- Fachadas.
Com relação à comunicação visual, podemos listar dois tipos principais, as chamadas comunicações internas e as comunicações externas.
Esse artigo falará sobre esses dois tipos de comunicação e como é possível fazer uma integração para que sua marca consiga se destacar dentro do mercado.
Comunicação interna
Como já dissemos a comunicação interna faz parte de um passo primordial para o estreitamento de alguns laços com os clientes e também com os próprios colaboradores. Um dos modelos de comunicação interna é o cordão digital para crachá, por exemplo.
Existem alguns pontos importantes da comunicação interna que os gestores podem se atentar, como:
Cores
Uma das coisas mais importante para o desenvolvimento de um ambiente interno é usar as cores que fazem parte da empresa, como o logotipo.
Assim, as cores das paredes ou os móveis, podem remeter a esses logotipo. Além disso, o cartão de visita também pode remeter a isso.
Paredes
Além da utilização das cores é bastante recomendado o uso de diversos tipos de adesivos personalizados nas paredes. Esses adesivos permitem personalizações diferenciadas criando um ambiente mais agradável.
É possível também usar o logo em acrílico tornando o ambiente mais bonito e profissional. Para fazer um bom adesivo é preciso procurar uma boa gráfica para impressão de livros e adesivos.
Sinalização
A sinalização trata de coisas importantes para os clientes, pois são elas que guiam o mesmo para dentro do negócio. A sinalização deve ser padronizada e seguir as orientações de segurança da mesma.
Para que a comunicação seja efetiva e altamente eficiente é necessário a busca por profissionais de competência e que transmitem qualidade e segurança.
Comunicação externa
A comunicação interna é um complemento para a comunicação externa, já que esta é responsável por atrair potenciais clientes que podem estar passando pelas lojas ou dentro de um shopping, por exemplo.
Um exemplo de onde ela se encaixa é o letreiro da loja, outro ponto usado na comunicação externa é a distribuição de brindes como sacolas personalizadas, canetas, camisetas e outros.
A comunicação externa é também composta por uma série de itens como:
- Iluminação;
- Logomarca;
- Letreiro;
- Decoração;
- Mostruário.
Iluminação
Ter uma vitrine na sua loja é de grande importância para manter sua fachada extremamente atraente e bonita, de modo que seus clientes consigam ver a loja do lado de fora e se atraírem pelo que a loja oferece.
Um outro ponto que vamos falar da comunicação externa é o uso dos chamados tabloides que podem ter laminação BOPP brilho e assim por diante.
Tabloides
Os tabloides foram usados por muito tempo para divulgação apenas de ofertas, porém, houve uma alteração do seu uso, sendo agora parte de uma estratégia que divulga preços e promoções, além de atender a demanda de fixação da marca e do conceito do empreendedorismo.
Existem diversas formas de entender e usar esse tipo de ferramenta para engajar seu negócio e por conta disso listaremos algumas vantagens da ferramenta, sendo elas:
- Custo mais baixo do que mídias tradicionais;
- A flexibilidade que é altamente personalizável;
- Poder de influenciar o cliente no momento da compra;
- Ajuda na comunicação da loja, principalmente quanto a presença naquela região.
Para fazer um tabloide de sucesso e que permita que sua empresa consiga um alcance alto é preciso:
- Montar um banco de imagens;
- Procurar imagens de qualidade;
- Escolher letras que permitem uma fácil leitura;
- Conhecer as necessidades de onde você atua;
- Criar uma identidade;
- Circular informações verificadas.
Com isso será possível fazer muito mais, por muito menos, e ainda garantir que seu negócio se integre.
Por fim, tanto a comunicação interna como a externa precisam conversar para que se crie então uma integração e uma identidade fortalecida e bastante fiel a todos os processos.
Assim, permitirá que clientes consigam se orientar e estar sempre bem referenciados quanto ao que a loja ou empresa está oferecendo a ele.