Como organizar corretamente expositores em lojas?
Especialistas apontam para a capacidade que a disposição correta de produtos tem para impulsionar as vendas. Entretanto, muitos empreendedores têm dúvidas com relação à adequação do interior das lojas ao perfil do cliente ou dos produtos vendidos.
É preciso ter em mente que a melhor técnica para a montagem de pontos de venda é aquela que consegue estabelecer uma comunicação com o consumidor. Isso é importante especialmente porque, ao se sentir à vontade na loja, sem dificuldade para localizar os produtos ou informações que procura, a probabilidade de compras aumenta.
Para atingir bons resultados, é recomendável observar atentamente aos comportamentos do público-alvo, identificando áreas de maior fluxo e testando novas estratégias de exposição. Dessa forma, é possível chegar à disposição de loja, com expositores e etiquetas que gerem os melhores resultados.
Como organizar expositores?
A escolha de expositor para uma loja tem início com a decisão do mobiliário. Geralmente, lojas precisam de itens como balcões, prateleiras, gôndolas, gavetas, nichos, vitrines e painéis, que auxiliam na organização da mercadoria.
É fundamental que tamanho e quantidade estejam adequados ao espaço, assim como o estilo dos móveis, de acordo com os produtos vendidos.
Com relação à disposição e organização, uma dica é a instalação de expositor de acrílico para doces, ou outros tipos de produtos, de acordo com a identificação de áreas quentes e frias da loja, segundo a circulação de pessoas.
Assim a organização das ofertas tende a seguir a seguinte ordem:
- Porta de entrada ou saída da loja;
- Expositores do lado direito;
- Expositores do fundo da loja;
- Expositores do lado esquerdo;
- Entre outros pontos.
Com base no esquema, é possível descobrir as áreas que mais impulsionam compras. Promoções, lançamentos e produtos em alta devem ficar em zonas quentes, enquanto aqueles mais tradicionais podem ficar em zonas frias, como os fundos das lojas, por exemplo.
Outra recomendação é o investimento em expositores em acrílico, que destacam os produtos, e nos modelos mais adequados, de forma a valorizar peculiaridades das mercadorias.
Um exemplo é o uso de expositor de ração a granel em petshops, que possibilitam uma disposição visual dos alimentos comprados pelo peso.
A importância das etiquetas
Ao entrar em uma loja, o cliente espera um ambiente organizado, onde possa encontrar as mercadorias que procura. Além disso, ele também busca informações consideradas fundamentais para as compras, como preço e especificações acerca dos produtos.
Por isso, não basta usar qualquer etiquetadora, é preciso atentar-se para a composição das informações, que geralmente são: nome do produto e do fabricante, composição, validade e tabela nutricional (no caso de comidas e bebidas), processo e local de produção, instrução e restrições de uso.
É de extrema importância que as mercadorias estejam devidamente etiquetadas. Ao estabelecer uma comunicação entre empresa e cliente, o teor informativo é fundamental, mas estratégias de marketing também podem ser empregadas.
O uso de porta preço gondola completa as informações mais necessárias aos clientes no momento da compra, já que sem encontrar o preço é provável até que eles desistam de suas compras.
Outro fator a ser considerado é que a precificação correta da mercadoria é de extrema importância para o posicionamento de qualquer empresa e a competitividade no mercado.
Além de precificar corretamente todos os produtos em exposição, o ideal é que margens de lucro e metas de giro das mercadorias sejam bem definidas, ajudando na decisão de preços. Uma pesquisa entre os concorrentes também pode indicar caminhos lucrativos que não prejudiquem o consumidor.
Faça um planograma
Por fim, vale a pena destacar a importância de um planejamento completo antes da montagem do ponto de venda, como uma forma de garantir a eficiência para o comércio.
Para isso, o plano das gôndolas, também chamado de planograma, indica a melhor forma de organizar os expositores, de maneira inteligente e atrativa, para todos os tipos de empreendimentos.
Uma dica aos gestores é estudar as categorias de produtos presentes no estoque do estabelecimento, calculando lucratividade, estrutura necessária, preço, vendas e giro de cada um deles.
A disposição de produtos em uma loja também tem melhor desempenho quando o gestor entende o público-alvo do negócio, incluindo hábitos de compra, preferências e possibilidades financeiras. Com relação aos produtos, é fundamental entender o preço, estatísticas de vendas e giro de estoque.