Brindes para atendimento ao cliente mais personalizado
Ao passo que a tecnologia aumenta, as empresas especializadas em impressões e itens voltados para a comunicação visual inovam em produtos com alta qualidade. Os objetos são simples e criativos, úteis no dia a dia e funcionam muito bem como brindes.
De um modo geral, eles podem ajudar um empreendimento a implantar um projeto de atendimento mais personalizado, ajudando a marca a se aproximar dos clientes e parceiros. O principal benefício é a fidelização dos consumidores e fornecedores, por meio de simples melhorias na experiência com as marcas.
É claro que qualquer ponto de venda deve dispor de itens como display de chão e outras sinalizações, como uma forma de transmitir informações relevantes para as compras.
Mas, para divulgar o empreendimento e surpreender os clientes, vale a pena investir em objetos como:
- Cadernos, blocos de notas ou agendas personalizadas;
- Canetas, lápis ou calendários de mesa;
- Etiquetas e adesivos de divulgação;
- Squeeze, ecobags, chaveiros ou outros brindes personalizados.
Dicas para escolher o brinde personalizado
Os brindes são uma importante ferramenta de marketing, porque além de colaborar para a divulgação das marcas, eles ainda passam uma forte imagem da empresa.
Por isso, a escolha deve ser criteriosa, levando em conta uma série de fatores, como o público-alvo que os presentes pretendem alcançar, já que quanto mais útil ou desejado for o objeto escolhido, melhor será para a campanha.
Uma das primeiras medidas deve ser definir qual é o objetivo central do presente. Datas comemorativas são uma boa oportunidade para presentear clientes ou parceiros, mas eles também podem ser usados para restabelecer contato com antigos clientes. Nos dois casos, com objetivos diferentes, o brinde também pode ser diferente.
É fundamental conhecer bem o perfil das pessoas que serão presenteadas, considerando o que elas gostariam mais de ganhar ao serem surpreendidas pela marca. Assim, a principal meta é criar uma forte conexão por meio do brinde.
Cadernos personalizados
Os cadernos personalizados, assim como blocos de notas ou agendas, são presentes que funcionam muito bem para os clientes de negócios relacionados à informação ou educação. Geralmente são brindes distribuídos em palestras ou congressos.
Já nos ambientes empresariais, funcionam como um bom brinde para parceiros e fornecedores, já que o caderno personalizado com nome da empresa pode servir para a organização de tarefas ou anotação de informações relevantes para o trabalho.
Nesse sentido, a adoção do papel reciclável destaca ainda mais o presente, que é valorizado com um ar moderno e sustentável.
Lápis e canetas
Úteis para grande parte das pessoas, os lápis e canetas são uma ótima opção para presentear clientes ou parceiros e, ao mesmo tempo, divulgar a marca do empreendimento. Isso porque os utensílios tendem a estar sempre à mão e, toda vez que forem utilizados em público, servem como propaganda.
Além disso, justamente pela utilidade, trata-se de um brinde que agrada à maioria das pessoas e costuma ser utilizado até o final. Ou seja, é difícil encontrar quem rejeite canetas corporativas de brinde.
Etiquetas e adesivos personalizados
Uma ideia que pode ser aplicada a praticamente qualquer tipo de negócio é a distribuição de adesivos criativos como brindes. É essencial que eles tenham um visual diferenciado, atraindo aos clientes, com uma impressão de qualidade.
Uma ideia para torná-los desejados pelo público-alvo é a criação de adesivos decorativos com ilustrações ou frases divertidas e que tenham alguma relação com o produto vendido. O mimo agrada ao cliente ou parceiro devido ao conteúdo interessante e atraente, mas também colabora para divulgar a marca.
Uma ideia pensada especialmente para as lojas de roupas ou acessórios, mas que pode ser utilizada dependendo do produto vendido, é a criação de etiquetas personalizadas parabenizando o cliente pela compra.
Nessa hora, é fundamental investir em um design único e com bastante impacto.
A análise de campanhas anteriores é sempre útil, como uma forma de descobrir pontos fortes e fracos das estratégias e melhorar as próximas ações.
Ao entender bem o que funcionou e o que precisa ser adaptado, torna-se mais fácil contribuir ainda mais para fortalecer o relacionamento entre a empresa e a comunidade que se deseja alcançar.
Depois de entender bem quem são as pessoas que a marca pretende impactar, qual é o objetivo da campanha e qual é o presente ideal para isso, aprendendo com erros de campanhas passadas, com certeza a estratégia estará mais madura. Pronta para sair do papel, ela pode ajudar a aproximar e personalizar o atendimento aos clientes.