Brindes na comunicação visual
Para quem vai abrir seu próprio negócio ou, de repente, promover um evento, é muito importante estar atento à comunicação visual. Esse setor é composto por profissionais da área da comunicação (marketing, jornalista, designer, relações públicas) que vão trabalhar para construir uma identidade visual para uma marca, evento, criando um logotipo, estratégias, com brindes por exemplo, dando, assim, uma “cara” para marca/evento.
Esse setor pode ajudar também na definição das cores utilizadas tanto pela empresa como em um evento, contribuindo para que a imagem fique fixada na mente de quem vê.
Uma das estratégias da comunicação visual tanto dentro das empresas como na realização de um evento é atuar na entrega de brindes para os clientes e os convidados. E, as opções são das mais variadas possíveis, geralmente sendo personalizada com a imagem, logotipo e identidade visual da empresa ou do evento.
Por exemplo, em empresas durante eventos corporativos, é muito comum ver a entrega de:
- Canetas;
- Camisas personalizadas;
- Caderninhos;
- Chaveiros.
Já em eventos, como por exemplo, um casamento ou uma festa de 15 anos, é comum que brindes sejam entregues aos convidados, como uma forma de lembrar da festividade. Então, podemos citar a entrega de:
- Chinelos personalizados;
- Copos;
- Porta-retrato;
- Um doce especial (como por exemplo, o bem casado);
- Uma foto com o casal ou debutante.
Enfim, são muitas opções e no momento de escolher entregar um brinde para alguém, vale a pena apostar em bastante criatividade. Os brindes são elementos que ajudam à empresa a conquistar a confiança do cliente, fazendo com que o mesmo se sinta importante para a empresa. No caso de um evento, os brindes servem como um elemento de recordação. Existem algumas dicas que podem te ajudar a definir quais brindes entregar para o cliente, convidado ou durante um evento corporativo. Confira!
Desejo entregar um brinde: e agora?
Para entregar um brinde, a pessoa deve estar ciente de alguns detalhes que são importantes na hora da decisão. O primeiro é verificar quem é o público-alvo do seu empreendimento ou evento. Por exemplo, seu público é formado por homens, mulheres, adolescentes ou misto? Isso ajuda a definir que tipo de lembrança entregar, as cores utilizadas, tamanho, dentre outros detalhes.
É importante entender também qual é o teor do evento. Por exemplo, no caso de um evento corporativo, uma palestra ou congresso, geralmente, os organizadores entregam brindes gratis mais voltados ao ramo corporativo. Por exemplo, uma caneta e caderno para realizar anotações, uma mochila para guardar o conteúdo anotado, dentre outros detalhes.
Outro detalhe é quantificar o número de pessoas que estarão em seu evento ou que visitam seu empreendimento ou negócio, em média. Isso é importante para verificar a quantidade de brindes que devem ser confeccionados, ajudando a definir também o tipo de orçamento necessário. Essa questão do orçamento é muito importante para entender as condições reais para a fabricação dessas peças. Quanto maior for a quantidade, mais o cliente conseguirá obter brindes baratos.
Outros detalhes importantes
Existem materiais que servem mais como uma embalagem do que propriamente um brinde, mas que, podem trazer consigo a identidade visual da marca, ou evento. Por exemplo, é muito comum fazer compras e elas virem em caixas ou em sacolas personalizadas, de diferentes tamanhos, cores e com o logotipo da empresa. Essas sacolas podem ser mais tradicionais (plásticas, muito comuns em supermercados) ou possuírem maior elegância e sofisticação, agregando um cordão de apoio.
O uso do cordão torna a sacola muito mais charmosa e elegante. Esse tipo de material, geralmente é utilizado em sacolas de papel mais refinadas. E, o mais interessante é que existem vários tipos de cordão, para que o cliente consiga escolher aquele que mais o agrada e que mais se identifica com o projeto visual da empresa. Por exemplo, existe o cordão trançado que geralmente é utilizado em sacolas de roupas e lojas mais sofisticadas.
O que garante a qualidade desses cordões é o material que ele é fabricado. Por exemplo o polipropileno, esse tipo de material é um termoplástico e é muito comum em materiais de comunicação visual, pois apresenta fácil modelação, resistência a elevadas temperaturas e também produtos químicos, custo baixo e ainda pode ser utilizado em vários locais, como em embalagens, crachás, sacolas, cordão de polipropileno, dentre outros.