As etiquetas e os adesivos na comunicação visual
A comunicação visual é uma das principais ferramentas para que seu negócio consiga se desenvolver de maneira eficiente e perfeita, e isso ocorre por um motivo bem simples, pois garante que sua empresa seja vista e apreciada pelo maior número de pessoas possíveis. Neste texto, falaremos sobre como as etiquetas e os adesivos ajudam nessa tarefa.
Como o próprio nome diz, comunicação visual é tornar comum um tipo de marca ou ideia, assim, por meio de diversos elementos visuais, como cores, formas geométricas, letras, imagens e números, a empresa passa o que tem a oferecer e o que o cliente pode ganhar ao realizar essa transação.
Para isso, o setor conta com inúmeras ferramentas, nas quais podemos listar:
- Vídeos;
- Posts em redes sociais;
- Tabloides;
- Adesivos em paredes etc.
Uma das ideias que mais vêm sendo utilizadas ultimamente é a produção de vídeos com conteúdos relevantes que, além de vender ou oferecer serviços e produtos, também informam e engajam os clientes.
Além disso, têm sido usados inúmeros modelos de etiquetas tanto nos produtos em si, como em formatos também de adesivos.
Este artigo falará de três elementos bastante comuns, mas que possuem funções diferentes, e que estão dentro das ferramentas que podem ser usadas na comunicação visual, são eles: etiquetas, rótulos e adesivos.
Sobre a etiqueta e seu uso
Não é de hoje que as etiquetas são usadas, principalmente as mais conhecidas que são as autocolantes.
Seu uso se popularizou na década de 1930 por ajudar na identificação, temperatura e outros elementos, e não é a toa que existem diversos modelos, desde as mais antigas, que são as etiquetas de cetim até as mais tecnológicas com papéis termossensíveis.
As etiquetas estão em todos os lugares, dessa forma, podemos citar as etiquetas lacre de segurança, usadas por empresas que distribuem peças e também por indústrias farmacêuticas e distribuidoras de roupas.
Há também as etiquetas para gôndolas que identificam o preço e onde o produto está.
As etiquetas de cetim para confecção ou as mais modernas podem ser autocolantes ou não, porém são mais encontradas em papel do que em tecido, como as de cetim. Já que essa última geralmente é bordada e usada em confecções, malas e outros produtos.
Tipos de etiquetas
A grande vantagem do uso desse produto é que as etiquetas personalizadas em grande escala permitem a adesão de diversas informações. Dessa forma, temos alguns modelos diferentes de etiquetas. Confira-os abaixo.
1. Etiqueta adesiva
Esse tipo é um dos mais populares para etiquetamento, selamento de produtos, identificação de insumos e outros elementos.
2. Etiqueta plástica
Esse tipo de etiqueta tem o plástico como matéria-prima e é muito resistente.
3. Etiqueta removível
A etiqueta removível pode ser feita de acrílico ou então de material emborrachado e geralmente é empregada em cartões de crédito, garrafas retornáveis e aparelhos eletrônicos.
4. Etiqueta TAG para confecção
A etiqueta TAG para confecção é feita de tecido, papel ou cartão e é usada para informar preços e identificar produtos.
Rótulos para comunicação visual
Outro elemento importante para a comunicação visual é o rótulo. Diferentemente das etiquetas, o rótulo fica na própria embalagem, oferecendo diversas informações além de ser um propagador da marca do produto.
Há diversos modelos de rótulos, cada um para um tipo diferente de produto.
1. Rótulo manga
O rótulo manga é aquele que é chamado também de polietileno de baixa densidade linear, e sua composição é simples, pois ajuda na criação de películas e fios finos que dão resistência ao produto.
Pode ser usado de forma 360º na embalagem, principalmente em embalagens cilíndricas como tubos e garrafas.
2. Rótulo BOPP
O rótulo BOPP, por sua vez, tem bastante versatilidade de acabamento e possui ausência de elasticidade, sendo indicado para materiais não flexíveis como o vidro e plásticos mais duros. Por ter diversos acabamentos como metalizado, transparente e fosco, seu preço é mais elevado.
3. Rótulo termo encolhível
É uma tecnologia moderna, pois adere à embalagem permitindo que esteja em 360º. Sua adesão ao material cria uma identidade única e especial para o seu produto.
Adesivos para comunicação visual
Por fim, podemos citar os adesivos, que são excelentes peças de comunicação visual e que estão atrelados diretamente aos rótulos e etiquetas para imprimir. Seu uso é bastante relacionado ao adesivo de parede também.
Os adesivos de parede criam estéticas únicas e especiais para o seu ponto comercial.
Dessa forma, podemos entender que a utilização de etiquetas, rótulos e adesivos é muito importante para o desenvolvimento de uma comunicação visual efetiva.