O que você deve saber sobre o aluguel de impressoras?
Estar atento às tendências e a um gerenciamento eficaz são fatores que podem estar ligados em diferentes aspectos do dia-a-dia de todas as pessoas.
Neste contexto, principalmente quando se fala das corporações, é muito comum recorrer a opções estratégicas para lidar com o mercado competitivo e promover ao mesmo tempo um crescimento sustentável da empresa.
É algo que engloba os equipamentos, medidas realizadas, estrutura, organização de tarefas, entre outras possibilidades.
É justamente nesse cenário, que até as alternativas aparentemente mais simples se tornam decisivas, como o aluguel de impressoras sp.
Que pode ser muito importante para amenizar custos, racionalizar recursos e usufruir de equipamentos que estejam de acordo com as novas tendências tecnológicas e recursos necessários na operação.
No entanto, é fundamental ter consciência de que o mercado é muito amplo e que consequentemente, dispõe de alternativas variadas para os empreendedores.
No que diz respeito aos equipamentos, alguns dos itens que devem ser muito bem analisados além do aluguel, consistem na procura por assistências técnicas e até mesmo o comodato.
Qual é a diferença entre o comodato e o aluguel?
Para ter decisões claras e objetivas, é importante obter conhecimento acerca das possibilidades.
Ao se falar de equipamentos, mais precisamente, das impressoras que são itens são indispensáveis no cotidiano de diversas empresas e até mesmo residências, entre as alternativas para a utilização de equipamentos sem realizar a aquisição, estão o comodato de impressoras e o aluguel.
No que diz respeito ao aluguel, é uma modalidade muito buscada e que prevê no contrato de locação, o uso da impressora pelo locatário mediante ao pagamento do aluguel estipulado pelo locador, que pode ou não incluir outros serviços adicionais.
Tais serviços estão muito ligados as principais vantagens de alugar impressoras, pois podem promover:
- Suporte técnico ágil;
- Redução de custos com manutenção;
- Escolha de equipamentos com tecnologia avançada;
- Redução de gastos com suprimentos;
- Substituição rápida em caso de problemas.
No entanto, é preciso ter atenção as especificações colocadas no contrato, principalmente que o locatário não sofra prejuízos e para que não ocorram desentendimentos.
Por exemplo, no caso de necessidade de substituição ou conserto de impressoras, é algo que pode ou não apresentar custos para o locatário, pois depende se os danos foram causados por mau uso ou por problemas já existentes no equipamento.
Já no caso do comodato, o cenário é distinto, pois consiste em uma modalidade de empréstimo gratuito dos equipamentos, em que quem recebe é denominado o comodatário e quem cede, é chamado de comodante.
A principal e muitas vezes única obrigação do comodatário, é devolver o item ao responsável dentro do prazo estipulado em contrato e nas condições originais.
O contrato de comodato de impressoras, assim como o do aluguel, deve ser analisado com cautela, pois muitas vezes é um tema que acaba sendo controverso, principalmente quando as obrigações e direitos não são esclarecidos de forma clara entre as pessoas envolvidas.
Por mais que o conceito de comodato seja um processo gratuito, muitas vezes a valores envolvidos, o que só reforça a necessidade de esclarecer o serviço prestado pelo responsável.
Os principais cuidados que se deve tomar com as impressoras
Seja uma impressora alugada ou não, é fundamental que algumas medidas sejam estabelecidas para não comprometer o funcionamento do equipamento.
Além disso, também é importante lembrar que existem diferentes tipos de impressoras no mercado e que cada uma delas reúne suas particularidades.
Como no caso das impressoras a laser, em que diferentemente das opções de jato de tinta, necessitam da recarga de toner ao invés de cartuchos.
Seu meio de funcionamento consiste no aquecimento deste toner através de um laser que por sua vez transfere o pigmento para o papel.
Conhecer as principais especificações das impressoras é fundamental para estabelecer quais são os principais cuidados que devem ser tomados.
Na dúvida, é sempre recomendado recorrer a um profissional preparado para prestar orientação em torno dos equipamentos mais adequados para suas necessidades e as medidas que podem assegurar e preservar seu funcionamento.
Já no caso da impressora plotter, por mais que normalmente usa cartuchos de tinta, estes itens são mais específicos, pois apresentam grande capacidade, tintas especiais que alcançam uma gama maior de cores, além de que os substratos consistem em rolos papéis de vários tipos.