Acrílico ou vidro para a comunicação visual de um negócio?
A comunicação visual é um segmento profissional que engloba todos os outros. Isso porque, produtos para serem vendidos, devem, principalmente, possuir um aspecto agradável, pois somos movidos pelo nosso senso estético.
Esse tipo de segmento ajuda em todos os sentidos e formas possíveis, para que seja possível alcançar o sucesso visual das marcas e alavancar a empresa.
Uma das maiores saídas encontrada nesse segmento – a comunicação visual – em questão, é a maquina de corte e gravação em laser.
O laser é um método, não muito antigo, que conquistou a todos, principalmente, a comunicação visual, que adotou toda a sua performance para poder vender suas possibilidades de forma física e de qualidade.
E para que você saiba um pouco mais sobre esse tipo de corte e gravação a laser e quais as melhores opções de materiais para montar seus elementos, acompanhe este texto, pois iremos dar dicas essenciais.
O que é o laser?
Primeiramente, iremos falar um pouco mais sobre como funciona esse feito. Ele é um maquinário que possui uma ferramenta que faz um processo usando um feixe de luz de alta potência.
Esse feixe, conhecido também como Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação, emana um laser de CO2 e faz com que os objetos em questão sejam cortados ou gravados. É possível fazer corte e gravação em metal, vidro, madeira, acrílico e entre outros.
O laser faz um trabalho que é mais conhecido por nós do que pensamos, pois ele basicamente imita, de uma forma melhor e mais potente, a reação da lupa colocada em algum objeto na luz do sol. Ele queima.
Como ele funciona?
Há três tipos de lasers que podem ser utilizados. O de CO2, que é o mais usado em empresas, corta uma gama de materiais como:
- Vidro;
- Acrílico;
- Papel;
- Têxteis;
- Chapas.
Além desses, existem muitos outros materiais, como o corte de papel a laser. Além disso, há também o laser da fibra que é mais indicado para cortes de materiais metálicos, porém não há problema de outros serem utilizados.
Por fim o laser de cristal, que é o mais rebuscado, pois esses elementos necessitam de um tratamento mais especializado.
Porém, os três basicamente possuem o mesmo esquema de funcionamento, que é produzir uma luz tão densas, que ela possa derreter o perímetro em que for preciso. Ou seja, um projeto é feito para cada peça que será cortada ou gravada. Assim, ele é aplicado nessas máquinas, que seguirão as instruções.
E é basicamente esse o formato de funcionamento deles. Além disso, ainda é possível gravar nomes, desenhos, logos e afins nos materiais, ou somente cortá-los, isso vai depender de sua necessidade.
Gravação x Corte no acrílico e no vidro
Agora falaremos um pouco mais sobre dois tipos de produtos diferenciados, mas que possuem, praticamente, a mesma finalidade, que é o vidro e o acrílico. O corte ou a gravação a laser em vidro por si só, já sabemos o que é e conhecemos.
O vidro é uma mistura de areia, calcário, barrilha, e outros diversos materiais naturais e químicos, que fazem com que ele se torne o material que conhecemos. Ele possui uma enorme variedade de produção, cores e espessuras, e ainda possui funções variadas. São elas:
- Controle termoacústico;
- Conforto;
- Segurança;
- Decoração.
Já a gravação a corte a laser acrílico é feita a partir desse material base, que é um polimetilmetacrilato (PMMA). Ele possui uma densidade média, ou seja, é mais leve que o vidro e é feito de plástico tratado.
Os dois tipos de produtos são totalmente válidos, pois são muito semelhantes, porém um não estilhaça, e o outro amarela, além de possuir um tempo um pouco menor de vida. Mas, com a manutenção correta, os dois são ótimas escolhas. Basta entender suas necessidades e ver o que cabe melhor em seu bolso.
Lembrando que corte é diferente de gravação. O corte ele será feito a partir do momento em que você desejar a separação do material. Já a gravação, será feita derretendo apenas um pouco do produto, deixando-o em baixo relevo.
Essa aposta para a comunicação visual é muito interessante, dá uma nova cara a todas as empresas que apostarem nesse método, que ganha cada vez mais espaço no mercado.