Ações importantes para divulgação da marca
Algumas pessoas já ouviram a seguinte frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase de divulgação pode ser associada com a comunicação visual, que é o assunto que falaremos neste artigo.
Isso porque a comunicação visual é uma parte do setor de comunicação que fica responsável pela criação de estratégias de divulgação da marca.
Essas estratégias são publicitárias e por isso, precisam divulgar informações sobre um produto, loja ou marca, por exemplo. Imagine ver uma frase somente divulgando um perfume e o seu preço.
Agora imagine um cartaz colorido, com o mesmo perfume, preço, a imagem desse perfume, uma mensagem que chame atenção do cliente. Essa é a função da comunicação visual: chamar a atenção do cliente sobre um produto e despertar essa curiosidade.
As formas mais tradicionais de divulgação de um produto são por meio de cartazes, banners, outdoors, redes sociais, anúncios na televisão, jornal ou revista, dentre outros.
No entanto, existem as formas de elaboração desses materiais e outros detalhes técnicos como impressão e tipo de material que não podem ser esquecidos.
A impressão
Para quem deseja realizar um processo de comunicação visual impresso, como por exemplo, de um outdoor, revista ou jornal, deve ter noção que os processos de impressão variam a depender do material utilizado.
Isso é importante no momento do planejamento financeiro de uma campanha de comunicação visual, assim como na busca por uma gráfica parceira que realize essa impressão.
Por exemplo, no caso de uma impressão de banner, geralmente, será utilizada uma impressora em plotter, ou seja, que é especializada na impressão de peças maiores, como banners e outdoors.
Essas impressoras conseguem entregar um material com elevada qualidade e precisão nas imagens. Ainda, esse tipo de impressão ocorre em offset, que é um forma de separar a água e a gordura, que tornam o processo de impressão mais nítido.
Inclusive, a utilização de um banner como um elemento da comunicação visual pode ser uma ação muito importante porque esse material consegue consolidar várias informações sobre um produto e ainda, contribui para chamar a atenção dos clientes acerca do material.
Voltando as formas de impressão, é importante ressaltar que outros materiais como uma capa dura para encadernação podem passar por outro processo de impressão, assim como modelos variados de impressora.
Por isso, o ideal é buscar por gráficas que contem com diferentes formas de impressoras para que esse processo seja bastante variado.
Outra forma de impressão interessante e que ocorre para imprimir adesivos, códigos de barras ou até mesmo etiquetas, rótulos, lacres (que podem ser utilizados como elementos da comunicação visual) é a impressão térmica.
Esse tipo de impressão, por meio do aumento de temperatura, consegue imprimir materiais com alta qualidade. Mas, é importante estar atento à manutenção dessas máquinas, verificando a bobina para impressora térmica, que é a peça de papel utilizada no processo de impressão da máquina.
Existem várias formas de bobina, por exemplo, para impressão de notas fiscais, assim como adesivos e etiquetas (com a variação da bobina). Existe também a bobina de etiqueta adesiva, para a impressão de etiquetas e adesivos, ou seja, uma grande variedade de material que pode ser utilizado nesse processo.
A personalização dos produtos
Assim como esse processo de criação e de transmissão do material até uma impressora, é importante conhecer outras técnicas utilizadas pelo setor da comunicação visual.
Muitas pessoas se lembram de algumas marcas por conta de um slogan ou logotipo que viram na televisão ou por meio de um produto que consumiu.
Isso aconteceu porque a empresa investiu na personalização da marca, por isso, se você visualizar esse logotipo, lembrará da empresa.
Essa é uma estratégia excelente para os empreendedores conseguirem alavancar sua marca no mercado: a personalização de materiais.
O mais interessante é que, além das peças convencionais que podem ser personalizadas, outros materiais como uniforme dos seus funcionários, crachás e até mesmo uma fita de cetim personalizada podem passar por esse processo de personalização, ficando agregados à sua marca.
Sendo assim, é uma forma de divulgação do seu negócio e de fazer com que o cliente se associe a empresa. Outra dica diz respeito ao uso do cartão de visita profissional como um elemento de divulgação do seu negócio, contendo informações sobre:
- Nome da empresa;
- Endereço;
- Telefone;
- Principais serviços.
Esse cartão pode ser deixado em locais estratégicos ou empresas parceiras para ajudar a divulgar sua marca.