A sua empresa possui identidade visual?
Em tempos de crise financeira e de mercados concorridos, empreendedores de todos os segmentos buscam constantemente novas maneiras de destacar a empresa perante a concorrência.
Normalmente, isso é feito por meio de um portfólio de produtos ou serviços exclusivos, atendimento ao cliente diferenciado e até mesmo estratégias de fidelização para manter o público que já é cativo.
Contudo, nem todos consideram que fortalecer a marca da empresa e a sua reputação também é uma opção. Porém, é preciso levar em conta que um projeto do tipo costuma dar frutos a longo prazo, e requer profissionais com conhecimentos especializados.
Uma das maneiras de se fazer isso é contar com uma identidade visual poderosa e bem elaborada, que fortaleça a presença do estabelecimento na mente dos consumidores. Continue lendo para aprender mais a respeito disso e como elaborar um bom design.
O que é uma identidade visual?
A identidade visual nada mais é do que um conjunto de símbolos primordialmente não verbais que identificam uma empresa. Quando ela é bem elaborada, o negócio ocupa um lugar especial na mente dos consumidores, conectando-os a ela com apenas alguns símbolos, tais como:
Cores;
Tipografias;
Adornos gráficos;
Formas geométricas.
Por conta disso, sua elaboração é muito mais complexa do que boa parte das pessoas têm em mente, pois é preciso contar com um designer de confiança, que domine os significados das cores e dos símbolos. Dessa maneira, é possível evitar erros que comprometam a eficácia da identidade visual.
Por que a identidade visual é importante?
O que vem à sua mente quando você pensa em uma tipografia arredondada sobre um fundo vermelho? E quando você vê cinco anéis de diferentes cores entrelaçados? Provavelmente, as respostas são Coca-Cola e as Olimpíadas.
Por mais simples que um experimento do tipo seja, ele revela a importância de uma identidade visual bem elaborada, ou seja, ela dispensa outros suportes para que uma pessoa identifique uma marca.
Por conta disso, um desenho do tipo é aplicado para todos os materiais gráficos que uma empresa produz, além de ser inserida no web design do site e das redes sociais do negócio. Afinal, ele reflete a alma do estabelecimento, e essa conexão tem que se reforçada na mente dos consumidores.
Como elaborar uma identidade visual?
Muitos empreendedores – principalmente os que estão começando e/ou são donos de empresas pequenas – preferem fazer a identidade gráfica do negócio por conta própria.
Para eles, o investimento necessário para que a tarefa seja realizada por um profissional qualificado é pesado demais para o caixa do estabelecimento.
Ainda assim, trata-se de um gasto que vale a pena. Afinal, é preciso passar por uma série de etapas para que o trabalho seja concluído. Confira o passo a passo a seguir:
Reflexão sobre os valores do negócio
A identidade visual nada mais é do que uma consolidação de tudo aquilo que o negócio representa em um projeto gráfico. Por conta disso, antes de elaborar o briefing, é preciso fazer uma reflexão profunda a respeito do estabelecimento, levantando aspectos como:
Missão;
Visão;
Valores;
Diferenciais;
Produtos e serviços oferecidos.
Desta maneira, o profissional encarregado do projeto saberá quais são as mensagens que o público tem que absorver do desenho, direcionando-o ao uso de certos elementos.
Briefing
Depois de um estudo do negócio – que também deve incluir uma conversa com os seus proprietários – chega o momento de elaborar uma espécie de pré-projeto da identidade visual, que será aprovado ou rejeitado pelos clientes.
Trata-se de uma espécie de mapa que registra o que será feito e o motivo pelo qual cada elemento estará presente no projeto, de maneira muito semelhante ao briefing marketing.
Criação do logotipo
Após esse planejamento e com a aprovação do plano pelo cliente, o designer efetivamente elabora o logotipo. Este não é um desenho como outro qualquer: Além de levar em consideração os valores do negócio, ele tem que oferecer a possibilidade de ser reproduzido em outros suportes.
Vale ressaltar que, assim como o planejamento, o logotipo é aprovado pelo cliente. Assim, ele tem o direito de pedir autorizações, caso julgue necessário.
Elabore outros materiais gráficos
Com o logotipo criado e aprovado, chega o momento de reproduzi-lo nos materiais gráficos usados pela empresa. Papéis timbrados, cartões de visitas, brindes e até mesmo redes sociais precisam que ser adaptados, de modo que o design de todas as peças seja consonante.