A relevância do marketing e da comunicação visual nas empresas
A organização em um negócio é muito importante para conseguir ter qualidade, uma produtividade eficiente e conseguir alcançar as almejadas metas.
O planejamento anual é um momento fundamental e que demanda tempo, porque todos os objetivos, planos de investimentos, lançamentos de mercadorias e outros assuntos são colocados nesse plano.
O sucesso de qualquer negócio depende de alguns fatores que as empresas precisam conhecer e entender para aplicar no seu negócio.
A divulgação e ações promocionais são pontos que, se houver investimento de recursos e profissionais capacitados, podem gerar excelentes resultados para a empresa.
Marketing e comunicação visual
O marketing e a comunicação visual são conceitos que caminham juntos e que podem fazer a diferença na relação marca/cliente, por isso, os investimentos nessas áreas é interessante, pois, podem ajudar a instituição/marca a conquistar destaque no mercado, ponto que cria a oportunidade de negócios.
Investir e possibilitar recursos aos profissionais de comunicação, design e marketing é muito importante, porque as pessoas com formação nessas áreas podem ajudar na criação de estratégias para chamar a atenção do público-alvo desejado, além de contribuir para a formação de um a identidade visual e logomarca da empresa.
Os designers aliados aos comunicadores, podem criar um logo para o cartão de visita e que pode ser usado para estampar os rótulos e etiquetas dos produtos, usando elementos como:
- Desenhos diferenciados;
- Cores conceituais;
- Formas geométricas;
- Imagens;
- Símbolos;
- Formatos diferenciados para os cartões.
Ter um cartão de visitas conceitual é uma excelente ideia, pois mostra aos clientes o quanto a empresa se preocupa com a mensagem e as ideias que deseja transmitir.
Depois da elaboração das peças gráficas, cartões e elementos de divulgação dos produtos, os profissionais levam o projeto para uma grafica rapida, estabelecimento que pode ser um grande aliado da sua empresa para impressão de documentos, cartões de visitas, banners e outros materiais.
Uma vantagem dessas gráficas é que elas conseguem entregar com qualidade os pedidos aos clientes e principalmente de forma rápida.
O principal serviço das gráficas rápidas é a impressão digital, opção que otimiza tempo e que proporciona produções em pequena ou média escala. Para uma produção maior, a impressão offset é a indicada, porque faz maiores tiragens e necessita de mais tempo para que o material fique pronto.
A opção de impressão digital possibilita o controle na quantidade, por exemplo, de folhetos ou cartões que são impressos, ponto interessante e que pode beneficiar na questão do preço.
Na gráfica rápida é possível imprimir:
- Adesivos;
- Encartes;
- Calendários;
- Cardápios;
- Cartões de visita;
- Catálogos;
- Envelopes;
- Folhetos;
- Folders;
- Impressos diversos.
Outro tipo de gráfica muito importante no mercado é a gráfica para impressão de livros, estabelecimento que atua na impressão de livros para o mercado editorial, materiais e livros didáticos, encartes e projetos que tenham relação com o objeto livro.
A impressão de livros é feita com papel offset ou pólen para o miolo e triplex/glossy para a capa. A gramatura dos papéis pode variar de acordo com o efeito que a editora deseja aos seus livros.
Com os papéis corretos, é preciso que as gráficas tenham algumas máquinas específicas para a produção: laminadora de papel, guilhotina de papel, máquina encadernadora, vincadeira e uma impressora para os livros.
Pesquisar modelos e preços em lojas especializadas é uma forma de conseguir equipar a sua gráfica.
Após a impressão, algumas gráficas possuem opções de acabamento chamado de laminação, que pode acrescentar brilho ou efeito fosco, como é ocaso da laminação bopp brilho.
A técnica de laminação, fornece uma proteção, evitando o desgaste ao item impresso, além de proteger o material contra danos que o manuseio pode causar. Os tipos de acabamento disponíveis no mercado são:
- Boop brilho;
- Boop holográfico;
- Boop Fosco;
- Verniz high gloss;
- Verniz texturizado;
- Verniz com glitter.
Existem outras opções que podem ser usadas para criar um efeito diferenciado e proteger o seu material.
Elementos que ajudam na divulgação
Investimentos em marketing promocional são uma forma de agradar os clientes e consolidar a sua marca. Os brindes podem ser uma ótima opção para fidelizar os clientes.
É possível ter brindes funcionais com um preço acessível.
Mudar a forma de armazenamento das mercadorias, distribuindo sacolas personalizadas recicláveis com a logomarca da empresa/estabelecimento para os clientes é uma forma conquistar o público, ajudar o meio ambiente e se diferenciar perante aos seus concorrentes.
Colocar um banner para fachada para anunciar as novidades e promoções do seu comércio é uma forma de chamar a atenção das pessoas que andam perto do estabelecimento e, dependendo da maneira que for elaborado o banner, pode proporcionar ótimos resultados nas vendas.
Dessa forma, a comunicação visual é um conceito muito importante em qualquer negócio, pois, com elementos e estratégias eficientes, podem trazer ótimos ganhos ao seu negócio.