A importância do uso da comunicação visual
Atualmente, a maneira como as pessoas consomem faz com que os comércios passem a trabalhar de forma diferenciada. Isso porque os consumidores não querem apenas preço baixo e produto de qualidade, querem um bom atendimento, serviços exclusivos e serem cativados pelo comércio.
Independentemente de qual produto ou serviço determinado estabelecimento ofereça, é necessário saber trabalhar com a comunicação visual, pois é por meio dessa técnica de marketing que a captação e a retenção do cliente acontece.
Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é a comunicação visual e dar dicas de como utilizá-la.
O que é comunicação visual
Se você parar para pensar um pouco no nome dessa tática de marketing, pode ter uma ideia do que é. A comunicação visual é toda e qualquer forma de comunicação com os consumidores que seja realizada por meio de imagens, gráficos, vídeos, brindes entre outros.
Ela tem por objetivo atrair a atenção do consumidor e fazer com que uma marca cresça e conquista espaço no mercado. O uso da comunicação traz diversos benefícios, como:
- Maior visibilidade;
- Maior confiabilidade;
- Mais clientes;
- Maior número de vendas.
Marcas que são mais vistas conquistam mais consumidores, pois passa mais confiança. Dessa forma, fica muito mais fácil conquistar um novo cliente e fazer com que ele se lembre da sua marca, sempre que precisar de algum produto ou serviço que você venda.
Consequentemente, o número de vendas aumenta. Mas é preciso saber como usar essa técnica e no próximo tópico nós iremos falar sobre isso.
Dicas para usar a comunicação visual
Existem diversas maneiras de fazer uso da comunicação visual, mas uma das que mais funciona é por meio de brindes. Um ótimo exemplo disso são as ecobags.
Procurando por uma empresa que faça ecobag para personalizar, você pode imprimir o logo da sua marca e encantar o seu cliente.
Trata-se de um brinde muito útil e que de quebra ainda mostra o quanto a sua marca é preocupada com o meio ambiente.
Por se tratar de um brinde útil, muitos consumidores se sentirão atraídos a comprar seus produtos ou serviços para ter direito a uma ecobag personalizada.
E por falar em utilidade, é ideal que, além de úteis, os brindes estejam de acordo com o segmento da sua marca. Podemos usar como exemplo uma escola, que deseja aumentar o número de matrículas para o próximo ano letivo.
Existem diversos brindes que podem ser oferecidos como cadernos, lápis, estojos ou então uma mochila infantil personalizada.
Uma mochila é muito útil para crianças em idade escolar, pois quando são pequenas precisam carregar alguns poucos pertences como uma agenda vai e volta.
Portanto, a escola não precisa investir em mochilas grandes, uma pequena mochila para crianças menores é um excelente brinde e que vai atrair muitos pais interessados.
O mesmo é válido para estudantes maiores. Em uma escola de idiomas, por exemplo, os jovens ficam muito empolgados e enxergam um grande diferencial ao ganharem como brinde uma mochila escolar personalizada.
Você pode oferecer esse brinde no ato da matrícula, o que vai fazer com que os alunos se sintam ainda mais motivados.
Além desses brindes mencionados, existem diversos outros que podem agradar a outros tipos de consumidores. Imagine que uma loja de artigos e roupas para bebês precise alavancar as vendas de determinado produto que esteja encalhado.
Muitas mães inexperientes gostariam de uma ajudinha extra para cuidar do bebê, e uma excelente ideia é ofertar como brinde um pequeno livro com algumas dicas para cuidar do bebê nos primeiros meses de vida.
Para fazer isso, basta procurar por uma gráfica para impressão de livros. Mas lembre-se que é importante que esse material seja bem elaborado, com imagens e textos dinâmicos, que realmente ajudem a mamãe de primeira viagem a lidar com os percalços comuns da maternidade.
A impressão de pequenos livretos também servem para outros tipos de estabelecimento, basta ser criativo e procurar por impressão livros pequenas tiragens.
Como você viu, os brindes podem sim ser bem úteis e agradar os consumidores. Investindo neles a sua marca com certeza vai ganhar muito mais espaço no mercado e se tornar a queridinha de muita gente.
Os retornos proporcionados pela comunicação visual transformarão a sua marca e torná-la um grande sucesso.