A importância do brinde no marketing promocional
No mundo empresarial, as pessoas elaboram diversas ações de marketing e comunicação para conseguir atrair clientes e deixar o produto ou serviço em destaque.
Com diversas empresas e abertura de novos negócios, elaborar estratégias e planos que ajudem ganhar visibilidade em meio a tantas opções é uma forma de conseguir bons resultados.
A preparação de itens personalizados é uma maneira de pequenas, médias e grandes empresas conseguirem mostrar a sua marca, os valores da empresa e assim conquistar a preferência das pessoas.
O marketing promocional faz a diferença
Para traçar boas estratégias de marketing é muito importante conhecer o público-alvo. Informações sobre os gostos e necessidades das pessoas podem ser obtidas através de várias pesquisas de mercado, que conseguem mostrar tendências comportamentais e isso pode ser considerado no momento de investir em um novo produto ou serviço.
Depois de obter os dados, realizar ações de marketing promocional é uma forma de aproximar a empresa/marca dos clientes.
Atitude e comportamento são pontos que fazem a diferença no momento de elaboração de uma ação promocional.
Existem diversos métodos de realizar um marketing promocional:
- Sorteios;
- Merchandising;
- Descontos;
- Brindes e outros tipos de ações;
O que é o brinde?
É um objeto promocional distribuído durante a compra de um determinado produto ou serviço em campanhas promocionais de empresas.
Todo material ou item de custo unitário baixo, pode ser usado como um brinde e pode ser personalizado com o logo da empresa ou da forma que esta julgar necessário, para causar impacto nos clientes.
Considerada uma relevante ferramenta de marketing promocional, o brinde precisa causar muito mais do que a visibilidade da marca/empresa, ele precisa ter alguma utilidade para o cliente, fator que ajuda na imagem, além de conseguir ficar presente nas mãos ou em momentos do dia a dia do cliente.
Para conseguir esse efeito de usabilidade, é preciso pensar na elaboração de brindes de grande utilidade, por exemplo, uma caneca personalizada, item que é muito usado pelas pessoas em diversas situações diárias.
Elaborar um belo design personalizado é uma forma de conseguir eternizar a relação de uma pessoa com a marca.
Existem diversos modelos e materiais de canecas: acrílico, vidro, plástico, metal, etc. Para as empresas as canecas promocionais são uma excelente opção de brinde, devido à usabilidade e efeito que causa nas pessoas.
Algumas empresas quando pensam no investimento de brindes, dedicam tempo para oferecer um item com um conceito importante e que pode mudar a forma de pensar e agir das pessoas.
Uma atuação interessante com esse tipo de ideia são os brindes sacolas ecológicas, é uma forma de cuidar do meio ambiente, diminuindo o uso de sacolas plásticas.
A produção desse tipo de brinde é feita com materiais orgânicos ou renováveis, ajuda no aproveitamento de matéria-prima e consegue contribuir com a sociedade e o ambiente, mudando a forma de agir das pessoas e ainda conseguindo promover a marca/empresa.
Um caderno personalizado empresa é outra maneira de investir num brinde com boa usabilidade, já que as pessoas precisam sempre de uma folha ou espaço para fazer anotações importantes.
A elaboração desse modelo de brinde pode ser personalizada de diversas formas, pois o caderno pode ter folhas brancas, coloridas ou recicladas, formatos diferenciados, etc.
As vantagens dos brindes
O investimento em brindes personalizados é uma forma de conquistar novos clientes, divulgar um produto/serviço, mostra os valores e ideias da empresa, além de ser uma forma de competir com os concorrentes, usando a criatividade. Brindes criativos e funcionais conseguem gerar boas lembranças.
Além das opções citadas acima é possível criar: porta-canetas, mouse pads, camisetas, carregadores portáteis e outras opções.
O marketing promocional elaborado com muita dedicação, pode levar até a possibilidade de criar presentes personalizados, produtos diferenciados de um brinde e que geram outro tipo de impacto no cliente.
Os ganhos de brindes como ação de marketing promocional: despertam a curiosidade, têm a função de mídia de divulgação, promovem a valorização dos seus clientes e valorização da marca/empresa.
Para a elaboração dos brindes, realizar uma pesquisa para entender o perfil do cliente é uma forma de preparar um objeto que gere satisfação nas pessoas.
Portanto, valorize o seu cliente, invista em produtos com diferencial, realiza ações de comunicação que consigam atrair as pessoas para conhecer o seu produto/serviço, assim, a sua marca ou empresa poderá ter excelentes resultados e presença de mercado.