A importância das etiquetas nos negócios
O comércio e as empresas trabalham diariamente, produzindo produtos e serviços que são muito utilizados pelos indivíduos em diversas situações.
A criação de mercadorias é uma maneira das empresas conseguir lucros para continuar a sua produtividade. Os bens produzidos são destinados aos estabelecimentos comerciais.
A compra e venda de produtos gera resultados para as lojas e consequentemente para a economia, gerando renda e novos postos de trabalhos nas empresas e comércios.
Um segmento muito importante para o desempenho satisfatório de todos, são as companhias e gráficas que atuam na produção de etiquetas.
Esse elemento é fundamental em qualquer mercadoria, para ajudar comerciantes e consumidores a entenderem mais sobre determinado produto.
A importância das etiquetas
As etiquetas e rótulos são muito mais do que um elemento que compõem as informações das mercadorias. Elas contribuem para o aumento das vendas e criam uma experiência de atrair o público.
Etiquetas e rótulos podem funcionar como uma excelente estratégia de marketing, despertando a curiosidade do cliente e proporcionando bons resultados.
A finalidade de uma etiqueta na mercadoria é mostrar alguns dados importantes aos consumidores, como:
- Nome do produto;
- Composição;
- Instruções de uso;
- Marca do fabricante;
- Processo e local de produção;
- Restrições de uso;
- Tabela nutricional (alimentos e bebidas);
- Modo de preparo (alimentos e bebidas);
- Conservação;
- Data de validade (alimentos e bebidas).
No mercado, as empresas e gráficas que produzem etiquetas, trabalham diariamente para criar modelos diferentes, com várias finalidades para agradar os seus clientes.
Tipos de etiquetas
As etiquetas em branco pode ser adotadas por vários segmentos, graça a sua versatilidade. Essas etiquetas podem ser feitas com muitos tipos de papéis, fator que cria um acabamento diferenciado: brilhante ou fosco.
No processo de fabricação, os papéis mais usados são: BOPP (Polipropileno), papel branco fosco, térmico e couché. A etiqueta em branco possui um baixo custo de aquisição, pode ser encontrada em vários formatos e tamanhos.
O grande benefício desta etiqueta é a possibilidade de serem preenchidas com as informações relevantes ao cliente, a qualquer momento, seja com o auxílio de uma caneta ou impressora. Essa opção é muito usada para classificar arquivos e colocar nomes e datas.
As etiquetas adesivas para código de barras são fabricadas com:
- Papel couché;
- Papel térmico;
- Filme de BOPP;
- Filme de poliéster.
Essa etiqueta é usada na identificação automática de produtos, usando os códigos. As impressoras térmicas são as máquinas usadas para a produção deste item.
Diversas empresas usam essa etiqueta para identificar os produtos, sem ter erros no procedimento de leitura. É também muito usada em situações de premiações e promoções.
Para manter a segurança das mercadorias, a etiqueta lacre é a mais indicada. Os comércios e empresas usam essa como um método de evitar violações nas caixas e embalagens dos produtos, além de manter a originalidade.
Na produção, os materiais usados são o void, lacre de espuma, casca de ovo e o BOPP picotado.
As etiquetas bordadas para roupas é uma peça diferente. A produção é de forma personalizada, atendendo as dimensões de cada peça de vestuário, enfatizando o fornecedor, marca e produtor das roupas. O uso desta etiqueta é essencial para comprovar a assinatura da empresa ou produtora, além de atestar a origem das malhas e tecidos.
Essas etiquetas são essenciais para as vendas, criando uma boa comunicação visual que chama a atenção dos consumidores para conhecer mais detalhes do produto. Nas roupas, tem a função de informar sobre o processo de lavagem e conservação da peça, de acordo com o tipo de tecido.
A confecção de etiquetas para roupas exige o uso de uma máquina de costura, já que, algumas etiquetas possuem bordados. A produção é feita com tecidos, que tem o nome da empresa/marca bordada na etiqueta, que depois é costurada na peça de roupa.
Máquinas usadas na produção de etiquetas
No mercado, existem muitos modelos diferentes de etiquetas que são usadas para auxiliar na organização de mercadorias no estabelecimento, ajuda os clientes a obter informações sobre o produto, entre outros.
A impressora ribbon realiza dois métodos de impressão: a transferência térmica e transferência térmica direta. O custo de aquisição do equipamento é acessível, mas pesquisar em vários estabelecimentos que vende essa impressora é fundamental para encontrar algo que esteja de acordo com as suas necessidades e orçamento.
Portanto, o uso das etiquetas nos produtos vai muito além de informar, ou seja, podem ajudar na comunicação visual e marketing do seu negócio de um jeito simples e muito eficiente.