A importância das embalagens para a conservação de produtos
Quando vamos comprar alguma mercadoria, a primeira impressão que temos é pela embalagem. Por esse motivo, o invólucro deve ser pensado em todos os mínimos detalhes, pois ele irá influenciar diretamente no poder de compra do consumidor.
Vale lembrar que os fatores que induzem um cliente a comprar ou não determinado produto são psicológicos, ou seja, é preciso que a embalagem esteja associada a uma experiência positiva e, assim, desenvolver o desejo para adquirir a mercadoria.
Além disso, a embalagem também desempenha um papel importante na proteção e na melhor conservação dos produtos, principalmente, nos alimentos.
Como as embalagens atuam na conservação de produtos alimentícios?
As embalagens são fabricadas com o intuito de manter a integridade total dos produtos alimentícios, desde as primeiras etapas de preparação da mercadoria, envolvendo os processos de armazenamento e distribuição logística, até chegar nas mãos dos consumidores finais.
Por esse motivo, o uso da embalagem certa é uma questão de saúde pública, pois ela é a grande responsável pela preservação dos alimentos e por reduzir as chances de contaminação.
É importante ressaltar que as embalagens também mantêm a qualidade nutricional dos alimentos, preservando todas as substâncias vitamínicas presentes nos produtos. Sendo assim, é possível encontrar uma série de invólucros para alimentos, entre os quais estão:
- Embalagens de vidro;
- Embalagens de isopor;
- Embalagens metálicas;
- Embalagens plásticas.
Na categoria de invólucros de plástico, encontra-se a embalagem de polietileno, que é capaz de conservar os alimentos perecíveis por muito mais tempo, em comparação a outros modelos, reduzindo o desperdício e a utilização de conservantes. Ao mesmo tempo, o polietileno consegue manter o sabor, o odor e o valor nutricional do alimento.
O polietileno é um polímero termoplástico, com facilidade de conformação em diversos tipos de embalagens. Além do alto poder de conservação, o material também é conhecido pelo excelente custo-benefício, sendo muito mais barato que as embalagens de vidro e metálicas.
Outras vantagens do polietileno incluem a leveza, proteção contra umidade, boas propriedades organolépticas e químicas e alta dureza.
O polietileno também pode ser aplicado para a confecção de bombona 20 litros, um tipo específico de embalagem, que é usada para o armazenamento de líquidos, como combustíveis.
As bombonas são muito populares na indústria, principalmente, para a estocagem de substâncias químicas, como ácidos e lubrificantes. Devido à resistência do polietileno, esses produtos não vazam, gerando maior segurança durante os processos de transporte.
Podem ser encontradas em diversas cores e formatos, incluindo os tradicionais galões, até tambores de elevado peso.
Fora o polietileno, é possível encontrar bombonas feitas de plástico reciclado, que são muito mais econômicas. Vale ressaltar que os termoplásticos são passíveis de reciclagem, colaborando para a reutilização de materiais e o desenvolvimento sustentável.
Sacolas para o armazenamento de produtos alimentícios
Além das embalagens, os produtos alimentícios também são abrigados em sacolas, antes de chegar nas mãos dos consumidores finais.
Nos supermercados, por exemplo, existe uma série de sacolas personalizadas, que embalam todas as mercadorias para facilitar as atividades de transporte.
Em geral, as sacolas são desenvolvidas com as cores e padrões de identificação da empresa, incluindo logotipo e nome.
Dessa forma, além de ajudar na logística de produtos, as sacolas também colaboram com as estratégias de marketing visual.
Isso quer dizer que as sacolas possibilitam que a marca seja levada muito além do ponto de venda e ajudam na divulgação da empresa e/ou marca.
Existem inúmeros modelos de sacolas, como as de plástico biodegradável e as sacolas de papel. A principal vantagem do kraft, ou seja, do papel, é que essas sacolas são produzidas de forma responsável, sem a utilização de materiais que podem trazer algum tipo de prejuízo para o meio ambiente.
Quer dizer que elas são ecologicamente corretas e podem ser usadas por empresas que valorizam a proteção e a conservação da natureza.
Independentemente do material usado para a confecção de sacolas, é possível combinar com o envelope de segurança, um elemento que também atua na proteção e segurança dos produtos. Desse modo, tem-se a mínima chance de violações e o cliente pode ter uma boa experiência de compra.
é importante ressaltar que as embalagens e as sacolas devem ser fabricadas por empresas de renome, que ofereçam qualidade e garantia em todos os seus invólucros. Assim, tem-se um investimento de excelente custo-benefício.