A importância da personalização na comunicação visual
O impacto que os elementos visuais podem ter na comunicação é significativo, tanto positivamente, quanto negativamente. Por esse motivo, diversas empresas visam apostar em um suporte profissional de confiança para a elaboração de estratégias de comunicação visual assim como estratégias para gerar tráfego para o site que, de fato, tenham bons resultados para a marca.
Nesse contexto, a personalização também pode se tornar uma importante aliada.
Isso se deve ao fato de que, por meio da comunicação visual e elementos personalizados, há uma série de opções que podem caracterizar a marca e consolidá-la de maneira marcante no mercado.
Assim, personalizar é uma forma de se destacar em meio a itens dentro de um determinado padrão e transmitir maior zelo para os consumidores.
Por exemplo, no caso do quiosque para shopping, é importante considerar que a visibilidade pode ser muito positiva, principalmente se for constituído de maneira correta.
Um bom planejamento é crucial para quiosques personalizados, principalmente para a elaboração de um projeto minucioso, que terá relação com fatores como:
- Investimento no quiosque;
- Análise de potenciais;
- Locação de espaço;
- Arquitetura que precisará ser preservada.
Além disso, por se tratar de algo no shopping, é fundamental que o projeto esteja de acordo com as normas do local, caso contrário, precisará passar por adaptações.
Os elementos de comunicação visual devem ser colocados de forma harmoniosa e atrativa, principalmente de uma maneira que facilite a identificação do quiosque e chame a atenção das pessoas.
No entanto, outros fatores também devem ser averiguados para promover a acessibilidade e o conforto das pessoas.
Dessa forma, também se deve analisar a maneira de dispor os produtos, se o quiosque contará com prateleiras, balcões, corredores, entre outras possibilidades.
O número de funcionários também deve ser avaliado, porém, como quiosques comumente são pequenos, a indicação geral é de que cerca de três funcionários atendam. No entanto, naturalmente, é algo que depende da necessidade de cada lugar.
Características do adesivo de vinil
Os adesivos podem estar presentes em diversos itens, como em embalagens, customização de objetos e em campanhas, uma alternativa muito buscada nesse contexto é o adesivo vinil personalizado, que é composto por cloreto de vinila, um material de grande resistência e flexibilidade.
Além disso, possibilita as mais diversas aplicações, inclusive de cores e texturas.
Entre as formas de uso, é possível citar diversas superfícies, tais como paredes, vitrines, vidros e até mesmo veículos. Por também contar com impermeabilidade, podem ser aplicados em produtos que o expostos em ambientes úmidos.
É fundamental procurar por empresas de confiança para solicitar adesivos desse tipo, pois é preciso que a impressão seja realizada em impressoras específicas, caso contrário, a qualidade será comprometida.
Este item deve ser produzido em impressoras com grande porte, que usem tinta solvente, por exemplo, o modelo plotter.
Como escolher a etiqueta certa?
As etiquetas personalizadas também são elementos importantes quando se trata de comunicação visual, afinal, são elementos capazes de transmitir mensagens fundamentais das marcas, orientar os consumidores, entre outras possibilidades.
Para escolher a etiqueta adequada, é necessário considerar fatores como:
- Tipo de superfície;
- Formato da superfície;
- Ambiente de aplicação;
- Método de aplicação.
Isso se deve ao fato de que as opções são variadas de acordo com os produtos, sendo assim, a superfície pode ser lisa, ondulada ou rugosa, além de plástico, papelão, metal, madeira e outros materiais.
Já no caso do ambiente de aplicação, é preciso avaliar se a condição é úmida, seca, quente ou fria, enquanto o método de aplicação pode variar, existindo opções como por cola e aplicações automáticas.
Entre as opções que podem ser selecionadas, estão as tags para roupas, que são facilmente removíveis, porém, são capazes de desempenhar uma presença marcante para os consumidores.
Normalmente as tags contam com frases, instruções de uso ou algo relacionados a campanhas juntamente com o logo da empresa.
As dimensões das tags costuma ser entre 5×5 e 9×5 cm, mas naturalmente, é um fator que pode variar de acordo com as necessidades do cliente e dos modelos atendidos pela empresa.
É preciso, ainda, que o empreendedor se atente ao tipo de fonte, logo, cores, legibilidade, entre outros aspectos.
Ao longo do texto foram apresentados diferentes elementos que podem ser explorados pelas empresas em estratégias de comunicação visual, principalmente para as que prezam por itens personalizados.
Neste cenário, é interessante observar que a competitividade no mercado cresce cada vez mais, o que só reforça a necessidade de contar com profissionais devidamente preparados para elaborar planos de ação e elevar as chances de alcançar bons resultados.