A importância da comunicação visual para uma empresa
A comunicação visual é muito importante para uma empresa, pois é ela que lida de forma eficiente e estratégica sobre como a marca se comunicará com o público.
A comunicação com o público é importantíssima para que a empresa se destaque no segmento que ela atende, assim, o trabalho de um publicitário ao fazer um plano de comunicação visual abordará do cartão de visita até a fachada da loja.
A comunicação visual vem sendo um importante setor dentro de uma empresa, seja ela pequena ou grande, afinal, aprender a se comunicar de forma eficiente garante que o crescimento aconteça.
Mas afinal, o que é comunicação visual?
De forma geral, como já foi dito é uma forma de criar comunicação da marca com o cliente, usando-se de elementos visuais como imagens, signos, gráficos, vídeos e também desenhos que podem expressar uma ou mais ideias.
A imagem, de modo genérico, nos tempos de rede social e até mesmo para chamar a atenção é muito mais eficiente que um texto, que precisa ser lido e interpretado.
A imagem é muito importante, seja em uma postagem de rede social, seja em um elemento físico como a capa de um bloco de notas ou cadernos.
Assim, o designer irá produzir materiais de divulgação ou promoção, que seja, visando todos os aspectos que ajudem a marca a conseguir se posicionar no mercado.
Além da parte da criação dos elementos, a comunicação visual também reside em objetos físicos como adesivo de parede para lojas, banners e entre outros.
Brindes corporativos: conquistando seu público
Um dos trunfos da comunicação visual é o desenvolvimento de brindes, principalmente dos corporativos.
Quando uma empresa se dispõe a dar “presentes” para seus clientes ela tem o objetivo de gerar reconhecimento e relacionamento com seu público-alvo.
Os brindes para os colaboradores são importantes também, para gerar motivação, e na valorização profissional, fazendo com que os funcionários da mesma trabalhem melhor.
São variados os tipos de brindes corporativos, os mais comuns são canecas personalizadas (para clientes e colaboradores) ou no caso de lojas com promoções as canecas promocionais com logos da loja ou com a moda do momento.
Além das canecas estampadas existem as camisetas personalizadas que contém o logo da empresa, frases, entre outras coisas. Existem diversos tipos de estampas e cores.
As camisetas de um jeito ou de outro serão usadas pelas pessoas em seu cotidiano.
Canecas e camisetas são muito importantes para a construção do público, mas caso você trabalhe com produtos, investir em embalagens personalizadas se torna essencial.
Mesmo simples, se a embalagem for pensada passará a ideia de cuidado e atenção aos detalhes. Existem diversas formas de fazer embalagens personalizadas como a técnica de gráfica flexografia, por exemplo.
Utilizando a comunicação visual em sua loja
A comunicação visual é importante também para a organização do espaço das lojas e ambientes. Abaixo falaremos melhor sobre como a comunicação visual pode ajudar a vender mais.
1. Coloque os produtos visíveis:
A dica aqui é simples, quando um produto é visível a altura dos olhos, mais chances ele tem de comprar e de encontrar. Agora, se seu público-alvo forem crianças, coloque os produtos que chamam atenção nas prateleiras mais baixas.
2. Crie elementos visuais chamativos:
Colocar banners e adesivo perfurado para vidro nas vitrines ajudam a mostrar ao cliente que há promoções dentro da loja, chamando a atenção do público e aumentando as vendas.
Enfim, investir na comunicação visual é muito importante para os negócios, seja no ramo de produtos físicos, como serviços.
Podemos citar diversas vantagens em se ter uma comunicação visual eficiente, como, por exemplo:
- Bom posicionamento da marca;
- Reforço nos valores da empresa;
- Aumento da credibilidade;
- Aumento do volume de vendas.
Todos esses benefícios só serão sentidos pela empresa se ela estiver disposta a fazer investimentos periódicos nesse ramo. Não precisa começar o orçamento de comunicação visual alto, mas sim, ter constância no desenvolvimento dessa comunicação.
Hoje em dia a comunicação visual está voltada para a produção de vídeos que se tornou uma das principais linguagens da internet.
Assim, investir em vídeos promocionais, propagandas, produção de status em redes sociais fará com que sua empresa mantenha um relacionamento com os clientes, possibilitando assim um crescimento orgânico e muito produtivo.
Dessa forma, a comunicação visual é um dos principais setores de uma empresa, pois ela é sua maior aliada na prospecção de clientes e fechamentos de contrato.