A importância da comunicação visual para o sucesso de um negócio
Sabemos com clareza o que representa uma marca em todos os seus símbolos e como ela pode exercer influência em nosso dia a dia, em nossas decisões de vida e de consumo.
Mesmo que não desejemos, interagimos com as marcas em todos os momentos do dia, desde produtos de higiene até em alimentos que consumimos, independentemente do momento em que o fazemos.
Toda marca tem o objetivo de atrair o comprador para o seu consumo. Há, no entanto, uma tendência cada vez mais presente de interação entre o consumidor e a marca: a personalização de produtos e de seus meios de propaganda.
Embora a marca esteja lá, um banner para loja personalizado faz com que haja a ideia de proximidade do consumidor para com a marca.
A comunicação de uma marca pode estreitar laços com clientes, fidelizando-os
Todo tipo de marca faz parte de nosso dia a dia e são, muitas vezes, relacionadas com o nosso entendimento do produto. Esse entendimento, no entanto, muitas vezes é construído por meio de três fatores: relações pessoais (inclusive em meios digitais), propaganda da grande mídia e a nossa própria experiência pessoal.
Personalizar um produto faz com que ele não somente pareça ser algo próximo ao consumidor, mas seja de fato isso.
Em uma marca, há a agregação de vários valores que se formam a partir do momento da interatividade entre o produto e o consumidor. A identidade visual, aliada à personalização, pode não somente fidelizar o cliente, como também atrair outros consumidores que buscam um produto que, não somente passe confiança, mas que tenha a sua cara.
Por isso, contratar uma empresa renomada para a realização de um fundo para banner é essencial para que todos esses momentos sejam considerados no desenvolvimento de uma propaganda.
Uma empresa que proponha a personalização de um produto pode, muito bem, indicar como a identidade da marca é parecida com a identidade do consumidor.
A identidade é a referência de nossa origem e da imagem que passamos para o exterior, sendo o meio pelo qual somos vistos formal ou informalmente na sociedade. Exatamente por meio do contato da identidade visual e da ideia pessoal, há a possibilidade de materializar conceitos de identidade em produtos como:
1 – Automóveis;
2 – Itens de decoração para casa;
3 – Chocolates e doces;
4 – Computadores e notebooks;
5 – Jogos de videogame;
6 – Instrumentos musicais.
Por isso, é extremamente importante que o banner para propaganda tenha uma linha conceitual que também seja seguida virtualmente, no caso de a empresa investir no ramo de redes sociais, por meio de um banner online, que tem de ser objetivo e sem um excesso de informações para não correr o risco de inviabilizar a leitura pelo consumidor.
A personalização deve ser feita de forma cuidadosa
Aliar o nome da marca ao conceito trabalhado pelo consumidor, é uma das partes mais importantes na personalização de um produto. Não pode haver distância entre as duas ideias.
Em casos mais específicos, como, por exemplo, divulgação de lojas e restaurantes (ou até mesmo de eventos) em cidades praianas, um Wind Banner, desde que feito seguindo a linha conceitual da empresa, é uma opção interessante.
É muito importante notar que, muitas vezes, as empresas são relacionadas com a cor de suas marcas, já que o visual colorido é a primeira coisa a ser percebida à distância e é responsável por criar referências visuais, tornando-se não somente um complemento ao produto, mas uma parte indivisível dele.
Um outro caso específico, mas não menos interessante, para quem pretende divulgar algo por meio de banners é o banner de fotos, um tanto mais simples que o Wind, porém tão objetivo quanto.
A identidade é importante para definirmos claramente o que pretende a marca. Quando entramos em um mercado de grande renome, independente da região em que está localizado, percebemos que a disposição de todos os elementos é praticamente a mesma.
Ao analisar os folhetos, é possível ver que há a utilização de uma única linguagem. Enfim, todas as peças e sistemas necessários para cada empresa, produto ou serviço devem seguir a mesma identidade visual, para que a sua marca seja reconhecida e possa crescer no mercado, tão repleto de tipos de formas e imagens.
Voltando à ideia da personalização, é importante lembrar que o conceito de coparticipação do cliente na produção é uma das ideias que trazem maior atenção atualmente.
Produtos padronizados trazem a sensação de lugar-comum para grupos sociais que buscam a individualidade e personalização e toda marca que busque fugir disso, ganha uma importante atenção do consumidor.
Por isso, mesmo na realização de propagandas por meio de banners, é essencial que a comunicação visual passe a ideia de novo e de parceria com o consumidor.