A importância da comunicação visual e seus benefícios
Hoje em dia comunicar de forma fluida, eficiente e atenta com as normas culturais é bastante complexo. Porém, uma forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa de comunicação visual especializada nesse tipo de comunicação.
A comunicação visual utiliza diversos meios para fazer com que a mensagem da empresa e da marca chegue de forma efetiva e alegre, transformando então a mensagem bastante persuasiva, “comprando” o cliente para sua empresa.
Muitas são as estratégias da comunicação visual, que vão desde o uso de totem informativo dentro dos shoppings e lojas, até campanhas na internet com vídeos publicitários engajadores e que agregam muito valor a marca.
Nesse artigo abordaremos alguns elementos que são fundamentais para uma comunicação visual, e principalmente, entenderemos a importância desse tipo de comunicação nos negócios atualmente.
A importância da comunicação visual
Para que uma empresa tenha sucesso ela precisa se comunicar de forma eficiente e adequada, e uma das formas de fazer com que esse processo de emissão de mensagem e compreensão seja efetivada é usar a comunicação visão, que tem diversas formas de fazer isso, por meio de banners, sinalização horizontal de cor vermelha e vídeos.
Assim, podemos definir como comunicação visual os elementos visuais que as empresas usam para constituir sua forma de identificação no mundo.
Desse modo, muitos elementos são usados para que esse objetivo seja alcançado como:
- Formas;
- Elementos;
- Vídeos;
- Tipografias.
Com esses tópicos é possível construir uma identidade que posicione você dentro do mercado, ajudando na conquista da confiança do cliente.
Os elementos usados permitem que você se diferencie do seu concorrente, permanecendo na memória do cliente por mais tempo.
Quando você opta por uma estratégia que use o porta etiqueta você está construindo uma relação, que permite que a memória do cliente seja construída quando vê uma cor ou um formato.
Se uma empresa não consegue estabelecer uma comunicação, isto pode ser a falha do seu negócio, pois, sem alcance correto é impossível que o faturamento desejado seja alcançado.
No próximo tópico falaremos sobre como construir uma comunicação visual agradável.
Dicas para uma comunicação visual
Para a construção de uma comunicação visual e suas peças publicitárias como cartão de PVC com chip, banners ou placas é preciso prestar atenção em alguns tópicos.
O primeiro aspecto é a transmissão da missão, visão e valores por meio da identidade visual. Assim, use cores que represente profissionalismo, segurança e comprometimento.
O segundo é fazer a comunicação de acordo com o seu público. Assim, se o seu público for mais jovem, a sua linguagem precisa ser mais virtual, com o uso de vídeos, jogos, programas de engajamentos, entre outros.
Se o seu público for mais maduro, invista em uma comunicação mais tradicional com o uso de tripe para banner, outdoors e anúncios em jornais e revistas. Saber quem é o seu público fará com que suas campanhas publicitárias sejam muito mais assertivas.
Crie uma logomarca que transmita aquilo que sua empresa é, ou seja, use cores, formas, ícones e tipografias que combinam com aquilo que você é.
Lembrem-se do que falamos no primeiro tópico, permita que seu logo transmita seus valores e princípios de forma inconsciente e assertiva.
E por fim, um dos tópicos mais importantes, crie um padrão para suas peças impressas e digitais, isso faz com que sua forma de comunicação seja mais uniforme e correta, não confundindo os clientes quando sua empresa e marca for emitir algum comunicado ou anunciar um novo produto.
Os vídeos na estratégia da sua empresa
O material audiovisual é muito importante para uma comunicação visual mais atual e conectada com a internet. Essa linguagem cresceu tanto que a previsão é que em 2020, 80% do tráfego da internet seja em vídeo.
Portanto, o marketing com vídeos é ideal para uma estratégia de comunicação visual.
Existem variados tipos de vídeos que podem ser feitos, como tutoriais que são passo a passo de algum processo que sua empresa faz e que ensinará o cliente a fazer, tem os famosos vlogs que é alguém comentando sobre algum assunto na internet e as resenhas sobre os mais diversos tópicos como produtos, serviços e entre outros.
Assim, os vídeos são uma potente ferramenta no mundo atual. Então, investir em comunicação visual é fazer com que sua empresa seja conhecida no mundo de forma mais orgânica e impactante.