A importância da aplicação de etiquetas nos produtos
As etiquetas são elementos muito comuns no dia a dia. Elas estão presentes em uma infinidade de produtos, como alimentos, mercadorias, brinquedos, utensílios domésticos, embalagens e entre outros artigos, com o intuito de identificar e ajudar no apelo visual.
Por esse motivo, as empresas compreendem a importância das etiquetas, como uma ferramenta de informação, marketing e comunicação.
Mas, não é de hoje que as etiquetas são usadas nos produtos. Elas aparecem pela primeira vez em meados de 1880, na Europa, com o objetivo de chamar a atenção dos potenciais consumidores, com fontes elegantes e rebuscadas, bem como um design sofisticado.
Com o crescimento do mercado, os empresários perceberam o potencial das etiquetas e passaram a investir cada vez mais nesses elementos como parte dos rótulos e embalagens.
Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, é possível utilizar modelos de impressora modernas, que possibilitam a personalização das etiquetas, em conformidade com os padrões de cores da empresa.
Mais do que isso, alguns tipos de etiquetas adesivas também são usadas para finalidades de rastreamento e segurança, aumentando as possibilidades de aplicação em rótulos e produtos.
Alguns modelos de etiquetas adesivas personalizadas
Mesmo com diferentes tipos de etiquetas, o principal objetivo continua o mesmo: chamar a atenção dos clientes. Por isso, além de funcionar como um elemento de segurança e informação, as etiquetas também são planejadas para atrair o olhar do público e, em muitos casos, funcionar como um complemento à embalagem.
Desse modo, as etiquetas personalizadas ganham destaque: feitas de acordo com as especificações da marca, elas podem ser impressas com diferentes topografias, cores e desenhos. Assim, elas colaboram para fixar a identidade da marca no mercado.
Além da personalização, é importante que as etiquetas adesivas personalizadas sejam fabricadas com materiais de alta qualidade, com resistência aos choques mecânicos, intempéries, variações de temperatura e umidade.
Afinal, muitos produtos (principalmente os alimentícios) podem ser expostos em condições singulares de ambiente, daí a necessidade de uma etiqueta durável.
Fora as etiquetas adesivas personalizadas, outros modelos usados no mercado são:
- Etiqueta bopp transparente;
- Etiqueta de rastreamento;
- Etiqueta tipo TAG;
- Etiquetas em vinil;
- Etiquetas em polipropileno.
Todos esses modelos de etiquetas são desenvolvidos a partir de uma impressão eficiente, com a presença de informações relevantes sobre determinado produto.
Além disso, todas elas também têm uma ótima resistência e durabilidade, mesmo em condições adversas. As etiquetas tipo bopp, por exemplo, podem ser aplicadas em produtos alimentícios que passam por congelamento e resfriamento.
Outro modelo muito usual é o lacre VOID personalizado. Esse tipo de etiqueta é usado como selo de autenticidade, como forma de garantia de que o produto é genuíno e que não foi utilizado anteriormente.
Esse adesivo é muito usado em indústrias automobilísticas, eletrodomésticos e medicamentos. O lacre VOID é capaz de resistir às variações de temperatura de -10 a +60 graus Celsius, com fixação de 24 horas.
Modelos especiais de etiquetas adesivas
Além das etiquetas mencionadas anteriormente, que são aplicadas diretamente nos produtos ou rótulos, é possível encontrar outros modelos de adesivos, que também têm a finalidade de informar algo – geralmente, preço, característica do produto, validade e peso.
Nos supermercados, por exemplo, é muito comum no setor de horti-frutti os clientes colocarem alimentos perecíveis dentro de uma sacola e levar para a pesagem em uma balança. Com a verificação do peso, a balança calcula o preço correto, de acordo com o valor por quilo. Para fixar o valor, é usada a etiqueta de balança.
Em geral, as etiquetas adesivas de balança são impressas em papel térmico, que possibilita a impressão rápida, eficiente e detalhada. Além do preço, do peso e nome do produto, as etiquetas de balança também contam com um código de barras, para que o produto passe facilmente pelo caixa.
É importante que as etiquetas de balança sejam desenvolvidas com um papel de boa aderência, para evitar desprendimento da sacola.
Além disso, elas devem ser resistentes, duráveis e simples, com informações objetivas. Diferentemente dos outros modelos de etiquetas adesivas, as de balança raramente são personalizadas, mas é possível encontrar modelos com a impressão do nome do estabelecimento e a logo.
As etiquetas de balança são adquiridas em bobinas, com papel térmico adesivo para impressão em termo-transferência. É possível adquirir rolos com diferentes dimensões e quantidades de etiquetas, dependendo das necessidades.