A etiqueta como diferencial da comunicação no seu negócio
A comunicação é um dos principais recursos utilizados pelo homem para estabelecer diálogos e compreensão mútua entre as pessoas. Com o passar do tempo e com o desenvolvimento da sociedade, a comunicação passou a ser um setor estratégico dentro das organizações, responsável pela promoção de vendas, construção da imagem e fidelização de clientes.
Com a globalização e desenvolvimento das tecnologias a comunicação passa a ser ainda mais requisitada pelas empresas, fazendo com que as suas ferramentas fossem aprimoradas e utilizadas com mais frequência.
Um dos carros chefes da comunicação atual é a comunicação visual, utilizada tanto para estratégias onlines quanto em materiais físicos.
A prioridade na comunicação visual ocorre pois o visual torna o conteúdo mais atrativo e com a atenção dos públicos é possível transmitir os valores e princípios da marca e promovê-la no mercado, agregando valor e tornando-a mais competitiva e bem posicionada no mercado.
Com um cenário cada vez mais acirrado, as empresas precisam ser criativas e aproveitar todas as oportunidades que possuem para estabelecer um dialogo saudável com o seu público e divulgar ainda mais a marca.
Dessa forma, as etiquetas têm sido utilizadas não apenas com o intuito de informar os consumidores sobre os produtos que estão sendo comprados, mas também para passar uma mensagem a esse público e tornar a marca mais conhecida.
Etiquetas para roupas
No universo da moda as etiquetas estão presentes a um longo tempo, sendo ainda mais valorizadas e requisitadas quando as roupas possuem marcas bem posicionadas no mundo da moda. Por isso a confecção de etiquetas para roupas se tornou um negócio lucrativo e que evoluiu ao longo dos anos.
Os principais modelos de etiquetas para as roupas são as bordadas e as estampas, ambas produzidas por máquinas especializadas e designadas ao serviço.
O modelo das bordadas são produzidas por máquinas que tecem muitos fios aos mesmo tempo, assim elas conseguem uma produção em massa com características personalizadas, como o desenho da logomarca e diversos outro desenhos solicitados pelo contratante.
Já o modelo de etiquetas estampadas, além da personalização com logos e desenhos, permite a inclusão de informações sobre a confecção dos produtos que serão vendidos, informações essas obrigatórias.
Isso ocorre porque há tecidos nos quais as pessoas são alérgicas, com as informações corretas é possível evitar acidentes e danos a saúde do consumidor.
Etiquetas para jóias
Outro setor em que as etiquetas são valorizadas e no setor de jóias e semi jóias. Neste caso há um padrão, elas precisam ser pequenas e discretas para valorizar a peça e não seu preço.
Além disso, há etiquetas para semi joias personalizadas, ou seja, produzidas com o logo e inseridas no produto de modo que seja elegante e combine com o contexto no qual é inserida. A personalização permite que a marca da empresa esteja presente e seja mais facilmente fixada pelos clientes.
Por serem peças menores e mais delicadas, os modelos de etiquetas também precisam ser diferenciados para atender com mais eficiência as demandas do setor.
Dessa forma, há modelos disponíveis para etiqueta bijuteria que podem ser facilmente encontradas em papelarias, mas é recomendável que a sua produção seja terceirizada, ou seja, realizada por gráficas especializadas nesse modelo de impressão.
Outros modelos de etiquetas
Todos os produtos comercializados precisam ser identificados, por isso o mercado de etiquetas apresenta uma diversidade de modelos para atender as demandas. Além dos modelos já citados é possível destacar:
- Etiquetas de alimentos;
- Etiquetas de alimentos congelados;
- Etiquetas de identificação;
- Etiquetas promocionais.
O fabricante de etiquetas promocionais fazem etiquetas no modelo de adesivos que podem ser utilizadas em eventos sociais ou empresariais, podem conter o logotipo ou slogans da marca e do evento realizado. Além disso, esses modelos possuem uma variedade de tamanhos, formatos e cores.
Outro veiculo que pode servir de etiqueta ou identificação da marca e produto é sua embalagem.
Atualmente, as empresas têm investido em caixa de papelão, pois são mais sustentáveis e econômicas. Mais ainda, é possível unir forças, ou seja, as embalagens podem contar etiquetas estampadas em sua superfície ou lateral, serviço que pode ser solicitado para empresa de caixa de papelão que oferece modelos personalizados.
Por fim, é importante ressaltar que os serviços precisam ser desenvolvidos por empresas especializadas para garantir a qualidade do produto que será ofertado e chegará até o cliente.
Isso porque até a etiqueta é uma forma de passar a imagem e os valores da empresa, portanto torna-se um cartão de visitas. Assim, todo detalhe é importante para fixar a imagem da marca de forma benéfica no imaginário do cliente, desde a impressão até o rolete de tinta escolhido faz diferença!