A comunicação visual nas vendas
Para qualquer comércio, o maior desafio é vender. A venda de um produto significa, implicitamente, que entre todos os concorrentes, o cliente ele escolheu a sua marca.
E para conseguir isso, é necessário trabalho árduo, afinal, o cliente não tem noção do esforço que foi empenhado para que o produto chegasse na sua mão, e é por isso que o comerciante, ou mesmo dono de uma fábrica, precisa investir na comunicação visual para que esse produto seja visto e seja desejado pelo seu público.
Mas para entendermos tudo isso, é preciso nos atentarmos que esse processo de tornar uma marca vista por seu público-alvo é um conceito da comunicação visual, que consiste em usar meios visuais, sejam eles adesivos, banners, fachadas, faixas, vídeos, posts em redes sociais e qualquer outro elemento visual, como forma de comunicação eficiente com o seu público-alvo.
Uma boa comunicação visual, ou seja, um bom conjunto de elementos visuais permite que uma empresa tenha maior desenvolvimento que uma outra por exemplo, pois, com elementos visuais bem pensados e posicionados, a marca alcança uma posição favorável no imaginário do seu público-alvo..
A comunicação visual não está presente apenas no momento da venda, mas em todo o processo produtivo. Um exemplo disso é o design de embalagem e de rótulo.
Além disso, também é importante que os caminhões que saem da fábrica para distribuir os produtos passem pelo envelopamento de frota, para que os clientes, quando avistarem o caminhão ou carro transitando, lembrem-se de que seu produto está chegando.
Assim, é necessário investimento no setor, para que os produtos consigam vender mais e melhor. E para isso, é necessário estar sempre atento às estratégias de vendas para o público final, isto é, aquela pessoa que vai ao mercado ou loja (física ou online) e escolhe seu produto.
Estratégias no ponto de venda
O ponto de venda, ou PDV, é todo o lugar em que seu produto é vendido. Dessa forma, pode ser uma gôndola de supermercado, um stand ou até mesmo um quiosque com seu produto.
Todo ponto de venda precisa de estratégias para chamar a atenção do público, ou melhor, para atrair os olhares do consumidor. E para isso, existem diversas formas que foram criadas pela comunicação visual, com o objetivo de destacar seu produto dos demais.
Assim, podemos falar melhor dos materiais disponíveis para uma comunicação de ponto de venda mais eficiente.
Tipos de elementos para o ponto de venda
Os elementos chamativos criados pela comunicação visual são vários, que vão desde o stopper PDV, até mesmo à utilização de diversos tipos de banners. Confira mais informações a seguir.
Stopper PDV
O stopper, de maneira geral, é uma pequena placa, ou então um material indicativo, que fica anexado nas gôndolas dos supermercados, prateleiras e também corredores. Quase sempre são feitos de plástico para que não sofram danos.
Os stoppers são colocados de forma vertical, de modo a causar um efeito 3D, projetando-se para fora da gôndola ou então prateleira. Esse efeito visual permite dar visibilidade ao material e uma maior eficiência em sua comunicação, sempre de acordo com os padrões estabelecidos.
Mobile promocional
O móbile promocional é muito mais usados nas campanhas de merchandising para promoção de produtos ou então para informações dentro do PDV. São em sua grande parte redondos, mas podem ser encontrados em diversos tipos de materiais e tamanhos.
Quase sempre, o móbile é pendurado no teto da loja ou comércio por um fio de nylon, o que garante que ele seja visto pelo cliente e que ele tenho acesso a alguma informação importante da loja de modo mais rápido (geralmente relacionadas a promoções)
Os móbiles promocionais podem ser usados em:
- Supermercados;
- Farmácias;
- Restaurantes;
- Stands e outros.
Banner
Hoje muito se fala na era digital, porém, ainda as estratégias físicas são imprescindíveis para a venda do produto, por isso, citamos o stopper e o móbile. Porém, há um outro elemento muito importante para aumentar as vendas no PDV, que é o banner.
O banner traz diversos benefícios ao local de venda, como o fortalecimento da marca, atração de novos consumidores, além de divulgação do produto. Pode ser encontrado em diversos tipos e suportes.
Assim, verificamos que existem diversas estratégias do marketing convencional que ajudam na estratégia de venda, podendo trabalhar em conjunto para a finalização da escolha feita pelo cliente.