A comunicação visual e sua importância
Todos os empreendimentos e dos mais diferentes setores precisam investir de forma decisiva, pontual e estratégica na chamada comunicação visual.
Esse processo de comunicação é fundamental para o desenvolvimento de uma marca eficiente, forte e que consegue atrair o público certo para o seus produtos.
Esse tipo de comunicação não passa incólume sem o desenvolvimento de uma identidade visual. Essa identidade consiste no uso de muitos elementos gráficos com o intuito de permitir que determinada mensagem chegue ao público da melhor maneira possível.
Algum dos elementos que existem e que compõe a comunicação e a identidade visual são:
- Cores;
- Tipografias;
- Formas;
- Embalagens;
- Peças de divulgação.
Deste modo, o desenvolvimento de boa identidade visual permite que ela seja usada em muitas peças, que vão desde as canetas personalizadas até os elementos de papelaria usados pelos colaboradores.
No entanto, para alcançar os benefícios é preciso entender a importância da comunicação e principalmente construir uma estratégia bem detalhada.
Neste artigo abordaremos sobre como fazer um bom planejamento da identidade visual e qual sua importância para os negócios.
Importância da comunicação visual
Um dos principais pontos para a comunicação visual é fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada.
Essa mensagem muitas vezes deve ser passada de forma sutil, não sendo escancarado a mensagem, isso trabalha com o psicológico do público sendo muito necessário.
A comunicação visual não está presente apenas nos processos de comercialização direta e indireta, mas também para tornar os espaços mais bem organizados.
Um exemplo é o uso de placa informativa para banheiro, placas informativas para salas e setas. Isso garante que as pessoas que visitam instituições se locomovam de forma adequada e correta.
Deste modo, a importância da comunicação visual está presente na consolidação do posicionamento do mercado e na conquista da confiança dos clientes.
Ao fazer uma boa identidade visual e que comunique bem os valores serão agregados ao seu produto e ao seu serviço, fazendo com que você se diferencie dos concorrentes.
Por conta da internet os serviços de design e de impressão de peças publicitárias se tornaram mais econômicas, principalmente, para as pequenas empresas, que podem contar com gráfica online para fazer com que a comunicação seja bem feita e adequada.
Uma comunicação visual que é falha ou inexistente pode causar a ruína dos negócios e dos empreendimentos, principalmente, causando dúvidas na vida dos clientes, que optam por não comprar o seu produto.
Desta maneira, se torna imprescindível o desenvolvimento de um planejamento adequado e correto para que os objetivos sejam alcançados.
Dicas para montagem de uma boa identidade visual
Além de gerar confiança e permitir que os ambientes sejam bem indicados, a comunicação visual está presente em todos os aspectos da empresa, dos crachás em Florianópolis, até os itens de papelaria.
E para que tudo seja bem elaborado e bem feito é preciso seguir alguns pontos que são fundamentais e que trataremos abaixo com mais detalhes.
1. Faça um briefing
Não se cria uma identidade visual do nada é preciso de pré-requisitos que os gestores querem que tenham na identidade e então trabalhar em cima. Esse recolhimento de pré-requisitos ou de elementos que não podem faltar é chamado de briefing.
Este documento precisa ser o mais detalhado possível para evitar problemas de comunicação e também garantir o mínimo de retrabalho possível. Evitar o retrabalho garante que sua identidade seja feita com mais rapidez.
2. Tenha uma discussão de ideias
Com o briefing em mãos discuta com o designer e suas equipes o que pode ser feito para encaixar o que foi pedido. Essa discussão é conhecida pelo conceito em inglês brainstorming ou em uma tradução livre “tempestade de ideias”.
Anotou todas as ideias que foram pertinentes e inovadoras é hora da definição dos elementos.
3. Crie a sua identidade
Esse passo é um dos mais importantes, pois é onde toda a sua identidade ganha forma, cor, e beleza de acordo com as ideias e o briefing.
Lembrando que dentro desse processo é sempre preciso levar em conta o público que será o alvo da mensagem, isto ajuda na definição dos componentes.
Feito todos os processo a identidade passa por aprovação e caso houver, pequenas mudanças.
Portanto, vimos que para que um identidade visual seja adequada e se encaixe do porta lápis de acrílico até o seu site é preciso um planejamento adequado, pois isto garantirá que a mensagem seja passada de forma direta ou indireta garantindo a boa consolidação da marca no mercado.