A comunicação visual e seus componentes
Para que as empresas se destaquem no mercado e se consolidem frente aos concorrentes e também ao cliente é preciso desenvolver uma série de componentes que trabalhem a imagem da empresa.
Essa imagem é trabalhada por um setor específico do ramo da publicidade conhecida como comunicação visual.
As comunicações visuais consistem em um conjunto de ações que lidam com placas personalizadas, rótulos, embalagens, além da utilização de todos os elementos necessários para a comunicação da marca com o público e também com os fornecedores.
Neste sentido o presente texto tratará de muitos componentes para entender a comunicação visual e o seu impacto, além de falar de dicas de estratégias que podem ser usadas para atingir o público e ajudar na fidelização.
A importância da comunicação visual
Primeiro temos que entender o que é a comunicação visual. De maneira geral, é a forma como determinada empresa ou até mesmo pessoa se comporta frente a determinado público no intuito de convencer ela a uma ideia ou a compra de determinado produto.
Para isso, usa-se um conjunto de elementos gráficos que aparecerão em etiqueta adesivas, entre outras.
Alguns dos componentes visuais que podem ser usados são:
- Formas;
- Cores;
- Símbolos;
- Letras.
Esses elementos quando são colocados juntos criam o que é entendido como identidade visual ou identidade da marca.
Feito isso é desenvolvido um manual que servirá de guia para a produção dos mais diferentes tipos de peças publicitárias, independentemente da agência ou profissional design que é contratado.
Esse manual orienta a forma da tipografia, as cores que irão na impressão de banner entre outros componentes. Assim, a identidade visual da sua empresa antes de tudo precisa ser desenvolvida com cuidado tendo a atenção de que ela será vinculada diretamente com o seu negócio e sua solução.
A comunicação visual portanto é importante para que a marca se posicione frente aos clientes e aos concorrentes, de modo que se diferencie e marque a cabeça de seus clientes.
Existem muitas marcas famosas que conhecemos que se por fazer uma comunicação visual tão eficiente se tornaram sinônimos dos produtos, um exemplo é o refrigerantes e as famosas hastes flexíveis de algodão.
Das letras caixas com LED até as embalagens eles precisam agregar valor ao seu negócio. Caso isso não seja transmitido da melhor maneira possível pode ocorrer da sua empresa entrar em um marasmo e não conseguir se consolidar, gerando resultados ruins e péssimos.
No tópico abaixo falaremos de uma estratégia de comunicação visual que são usadas nos mais diferentes momentos, tanto no quesito de abordagem direta de clientes, como nas abordagens indiretas para os já clientes como uma forma de fidelização.
Essa estratégia é conhecida como distribuição de brindes, sejam potes plásticos funcionais, imã, chaveiros e outros.
A estratégia de entrega de brindes
Os brindes é uma das formas de estratégias de comunicação visual que estão presentes tanto para o marketing externo voltado para a captação de clientes como no endomarketing que é as ações voltadas para a criação de relacionamento com os próprios colaboradores afim de engajá-los e reconhecê-los.
Esses brindes geralmente são criativos e tem o intuito de fazer com que a pessoa use a marca no cotidiano, de modo que ao longo do tempo vão se lembrando da marca.
No entanto, para escolher o brinde perfeito é necessário entender seu público, os gostos e suas rotinas, para então definir se etiquetas adesiva personalizadas, garrafinhas ou outros produtos são o ideal.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de brindes que vem sendo usados recentemente e se entrelaçam diretamente com o tempo que vivemos que é o da conectividade.
1. Carregador portátil
Por usarmos os smartphones em grande parte das nossas horas fica indispensável ter carga a qualquer momento, porém, nem sempre é possível ter uma tomada por perto.
Esse carregador é composto por uma bateria e um cabo e permite que a carga seja feita. É um brinde muito importante e funcional.
2. Pen drive
O uso de dados virtuais é muito importante, e o pendrive ajuda a levar os arquivos em um lugar pequeno e com armazenamento bastante grande, indo dos 4 GB até os 128 GB.
3. Squeeze
São as famosas garrafinhas d’água que levam o logo da empresa e fazem muito sucesso por aí.
Com o uso dessas estratégias e o entendimento da comunicação visual é possível construir uma marca forte e altamente impactante.