A comunicação visual e as peças publicitárias
Criar solidez dentro do mercado empresarial é uma tarefa bastante complexa, afinal, envolve uma série de processos e elementos que – muitas vezes – dependem de meses de planejamento e da possibilidade e vontade do empresário investir no setor, como a comunicação visual.
Um dos elementos que mais chamam a atenção em uma empresa que quer se consolidar frente aos concorrentes e aos clientes é a elaboração de uma comunicação visual eficiente, que envolve desde a confecção de um adesivo de parede personalizado, até a definição do logotipo e as cores que a empresa irá utilizar.
Apesar disso, muitos empresários veem como gasto a comunicação visual, porém, ela é a principal ferramenta para que seu público te conheça e relacione a experiencia à marca.
Portanto, as etiquetas para gondola nos mercados e mercearias, os outdoors, as logomarcas, os brindes, tudo isto faz parte da comunicação visual efetiva e consolidada de uma empresa, bem como facilita a operação e informação nos estabelecimentos comerciais.
Por esse motivo, ao longo deste artigo, abordaremos os elementos necessários para a construção de uma estratégia simples, como falar de peças publicitárias que podem ser usadas, como os vídeos e o press kit.
2 dicas para melhorar sua comunicação visual
Comunicar-se de forma eficiente e correta é um desafio e tanto, ainda mais porque nem sempre somos claros em nossos objetivos. Por isso, quando uma empresa for se comunicar, é preciso que ela entenda seu público e saiba para onde está indo todo o seu trabalho.
Assim, antes de abordarmos as duas dicas importantes para a consolidação da sua marca, seja no uso de ribbon impressora ou etiquetas, é importante destacar o quão essencial é o conhecimento do seu público-alvo, como idade, gênero, preferencias e canal de informação mais acessado.
Tendo tudo isto em mente, é possível seguirmos para as dicas para melhorar sua comunicação visual. Veja mais a seguir:
1. Seja simples na comunicação
Ser simples não significa não ser complexo, ao contrário, significa que sua mensagem foi passada de forma clara.
Assim, o cliente viu e entendeu, sem muitos subterfúgios para que isto aconteça.
O bom da mensagem simples é que ela atinge muitas pessoas e podem ser usadas para diversas campanhas, desde aquelas de vendas de suprimentos para impressora, até campanhas de saúde do governo.
Assim, em todas as peças publicitárias que utilizam materiais como:
- Banner;
- Outdoor;
- Panfleto;
- Cartão de visita.
Seja o mais simples que puder.
2. Invista sempre
O segundo tópico pode parecer simples: é investir continuamente nas estratégias de comunicação visual.
Isso porque tal ação permite que sua empresa tenha frequência e consolidação frente ao público. Para isso, também é preciso atuar em diferentes tipos de estratégias, tanto na comunicação mais direta com panfletos e anúncios, como nas indiretas, como renovar a fachada da empresa ou implementar a loja com revestimento em acm.
Isso demonstra aos clientes que sua empresa se preocupa com a marca e com as estratégias de vendas, gerando consolidação e confiança.
O uso dos vídeos na comunicação visual
O vídeo se popularizou com o acesso a internet e, rapidamente, as empresas começaram a usá-lo para promoção das suas marcas, afinal, produzir para a internet é mais barato que produzir para a televisão, por exemplo.
Assim, o mercado foi crescendo e dados e estudos surgiram. Segundo a Cisco Inc., que trabalha com tecnologia, em um relatório intitulado Cisco Annual Internet Report (2018 – 2023), cerca de 82% do tráfego na internet em 2020 será em vídeo. Deste modo, é uma linguagem que atrai muitas pessoas.
Há muitos tipos de vídeos que as empresas podem investir para divulgar em suas redes sociais atingindo variados públicos. Os vídeos corporativos são variados, assim como as etiquetas, que possuem desde uma etiqueta branca até as personalizadas.
Entre os vídeos mais usadas por empresas estão o vídeo demonstração, institucional, tutorial e webinar. Cada tipo possui subcategorias, que serão melhor definidas com um produtor de vídeo, mas devem ser escolhidas de acordo com o objetivo a ser alcançado.
O press kit
O press kit, ou kit de imprensa, é uma estratégia bastante conhecida das assessorias de imprensa e tem como objetivo realizar a divulgação da marca.
Na prática, a estratégia consiste no envio de um kit com brindes e uma carta de release para um veículo de comunicação, jornalista, ou um influencer digital a fim de que este divulgue a marca ou produto.
É uma ação bastante usada pois estas pessoas influenciam os seguidores e leitores a conhecerem sua marca, sendo muito eficaz e criando engajamento e confiabilidade.
Assim, é perceptível como a comunicação visual é de grande importância e há muitas maneiras de melhorar sua estratégia com elementos que permitem que sua marca tenha um grande alcance.