A comunicação visual como principal agente transformador
A comunicação é um dos principais recursos utilizados pelo homem para o seu desenvolvimento e crescimento na sociedade. Presente desde os primórdios das organizações do homem em sociedade a comunicação está presente em diversas formas:
- Comunicação escrita;
- Comunicação visual;
- Comunicação auditiva;
- Comunicação audiovisual;
Esta última foi desenvolvida e é mais aplicada atualmente, isso porque ela consegue unir diversos sensores como a visão e audição que são essenciais para atrair a atenção de todas as pessoas.
Atualmente a sociedade apresenta como principal característica o bombardeio de informações que são absorvidas e filtradas, devido ao desenvolvimento tecnológico que proporcionou a internet e a conectividade das pessoas com o mundo de forma mais simples, direta e constante.
Diante desse movimento as empresas tiveram que acompanhar as mudanças e atualmente todas as que são modelos estão presente nas mídias digitais de forma consciente e bem planejada.
Com isso o mercado aproveitou mais uma oportunidade e fez com que as empresas gráficas obtivessem mais notoriedade, bem como as de marketing e empresas de comunicação de uma maneira geral.
As gráficas
Outra característica da sociedade atual é essa atração pelo belo. Assim o visual tem um forte apelo para conquistar e ditar comportamentos e padrões.
Com isso as gráficas passaram a ter mais destaque também e a sua produção passou a ser mais técnica, especializada e atualizada o que refletiu diretamente na qualidade e busca por esses serviços que são bem funcionais e essenciais à imagem das empresas também.
Os produtos oferecidos pelas gráficas são muitos, desde os mais simples como o cartão de visita que mesmo sendo algo comum ainda apresenta uma alta relevância, principalmente em algumas áreas mercadológicas.
Como o principal recurso desse objeto é servir de imagem e apresentação do negócio é importante que os recursos gráficos sejam coerentes com a marca e seus princípios e valores.
Aqui dois profissionais e processos são importantes, o primeiro é o responsável pela criação e desenvolvimento artístico e o segundo é o responsável pela sua impressão. Assim a comunicação entre o idealizador e a gráfica precisa ser direta e constante.
Outro produto que muitos comércios físicos utilizam para atrair e chamar a atenção dos seus consumidores a fachada de loja precisa ser atrativa, harmônica e condizente em cores, tipografias e logo com a empresa, pois ela também serve como uma apresentação e causa, a principio boas ou má impressões.
Assim o investimento neste tipo de recurso precisa ser constante e valorizado, o mesmo é aplicado em vitrinas que são para convidar e encantar os consumidores, despertando neles o desejo de compra.
Por fim há também um dos recursos que são bem comuns e compõem em sua maioria as estratégias de comunicação e são produzidos por intermédio das gráficas.
O front light preço é bem semelhante ao outdoor, mas tem a vantagem de possuir luzes que no no período da noite dão ainda mais destaque e reconhecimento ao que está sendo exposto.
Por ser um recurso visual complexo a sua impressão precisa ser realizada por gráficas especializadas e confeccionadas em arquivos que apresentam altíssima resolução.
Equipamentos
Para dar conta de atender todas as demandas as gráficas bem como as industrias precisaram desenvolver máquinas e acessórios que comportassem exigências dessas impressões.
Assim, dentro das gráficas algumas peças são essenciais aos equipamentos desenvolvidos, dentre eles a bobina de papelão ondulado que serve para armazenar materiais que serão utilizados na impressão como as folhas, sendo este um tipo delas.
E também os equipamentos que servem para realizar a impressão – distribuição de tinta e formação da imagem no material escolhido. Aqui pode e varia de acordo com o equipamento existente e a forma de impressão solicitada, selecionada.
Assim um dos principais utilizados em lojas e demais departamentos comerciais é o ribbon para impressora que é responsável por da formato ao código de barras presente em etiquetas que são utilizadas em diversas áreas do mercado varejista e afins.
Assim, diante dessa variedade de impressões e produtos oferecidos é normal que as empresas façam diversas segmentações para ampliar o mercado, diminuir a concorrência e se tornar referencia no meio de impressões.
Com isso é necessário o investimento em recursos, estudos e materiais de alta qualidade para desenvolver produtos gráfico de alta qualidade e com sucesso.