A comunicação para escritórios de arquitetura

A comunicação para escritórios de arquitetura

Comunicar é uma arte que é dominada pelos seres humanos há muito tempo, e quando dissemos arte, é porque por meio da comunicação que criamos diversos elementos da nossa cultura, os poemas, os romances, os filmes, as séries, e estabelecemos negócios.

E para quem possui um escritório de arquitetura sabe que uma boa plotagem de plantas e projetos e um site bem estruturado faz com que o cliente veja o teu trabalho de uma forma, totalmente, diferente e especial, e não é por menos, a comunicação faz com que as coisas sejam entendidas.

Por ser esse fator altamente relevante para os arquitetos, ao logo desse artigo abordaremos muitos elementos que precisam ser levados em consideração para o estabelecimento de uma relação entre cliente e arquiteto, como o uso do cartão de visita arquiteto, site, portfólio e outros aspectos fundamentais.

Dicas de comunicação para arquitetos

Os profissionais da arquitetura estão espalhados entre pequenos, médios e grandes escritórios, e apesar da diferença de tamanho eles partilham um único objetivo, conseguir contratos novos.

Para isso, existem muitas estratégias que podem ser utilizadas que são altamente eficientes para atrair novos negócios.

Uma delas é o investimento em uma estratégia de comunicação multifacetada apoiada, se possível, por uma empresa de comunicação visual. As ações tomadas neste planejamento de comunicação transformará e muito a forma como as pessoas enxergam o seu negócio.

Abaixo abordaremos algumas dicas de comunicação visual para arquitetos.

1. Tenha um site

Uma das formas de se apresentar ao público é usando a internet, e ter uma site é fundamental para a divulgação da sua marca e dos seus negócios. Isto reforça a imagem do seu escritório, e gera tráfego mais qualificado.

Neste site é necessário que contenha:

  • O seu portfólio;
  • Clientes já atendidos;
  • Avaliações;
  • Sobre você e a empresa.

Invista em vídeos explicando sobre sua marca e inclua sua identidade visual no papel timbrado, nas redes sociais. Assim, o site se torna um lugar comum para conhecerem seu serviço.

2. Busque trabalhar com projetos que acredite

Um dos pontos para que uma comunicação visual seja efetiva é saber em quais tipos de projeto o arquiteto quer trabalhar. Para isso é necessário fazer uma busca detalhada sobre como pode-se chegar até eles.

Muitas vezes o contato via telefone ou mesmo uma visita pessoal pode ser altamente agregador, por permitir estabelecer um negócio. Porém, antes de chegar até este cliente, prepare seu catálogos para empresas, conhecido também como portfólio.

Transforme este em uma peça de design, pode ser tanto físico como online, no site.

3. Produza conteúdo de qualidade

Uma das formas do público chegar até você é produção de conteúdos, afinal, o problema de seu cliente pode ser uma solução que você apresenta.

Assim, busque a produção de vídeos, escreva um blog com dúvidas, dicas, pois isso ajuda no posicionamento de busca da internet, e o cliente encontre em você a solução que buscava.

Participe de concursos de arquitetura

Uma das formas de expandir seus negócios e estabelecer sua marca dentro do mercado é participar de concursos de arquitetura, mesmo que não haja vencedores.

A participação em concursos ajuda em muitos aspectos como o aumento da expertise na área e no treinamento da equipe.

Caso sua equipe vença o concurso, o reconhecimento público se torna muito maior, e ajuda a proporcionar publicidade gratuita para seus serviços e soluções.

Assim, busque concursos de arquitetura, tanto públicos como privados, participe de desafios, que ajudarão você a expandir sua rede de contatos.

Além dos concursos há os eventos do setor de arquitetura. Busque participar desses eventos, tanto como palestrante, como expositor. Isto ajuda na captação de novos fornecedores, que poderão ser públicos potenciais da sua estratégia de comunicação visual.

Os eventos também ajudam os profissionais a se atualizarem sobre tendências de decoração, novas técnicas de obra, e ajuda na disseminação de novas ideais.

Desse modo, todo esse conjunto de coisas faz parte de uma estratégia de comunicação, que engloba a comunicação visual.

E lembre-se, construa uma marca aos poucos, foque nos projetos que quer trabalhar, e se possível, elabore um manual de identidade visual, que te guiará sobre o uso da sua marca nas diferentes peças publicitárias.

Portanto, para um arquiteto expandir seus negócios, é necessário investimento em uma estratégia eficiente e dinâmica para o negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *