A comunicação como diferencial à papelaria de sucesso
Versáteis e dinâmicas as papelarias são estabelecimentos voltados para a comercialização de produtos voltados ao setor de papéis e materiais escolares.
Com o passar do tempo a fim de expandir as vendas esses estabelecimentos passaram a investir também em materiais de escritório e materiais de informatica.
Sendo uma referência para aquisição de produtos em diversas áreas as papelarias, atualmente são empreendimentos que conseguem ter lucro ao decorrer de todo o ano e não apenas em épocas sazonais.
Ao abrir um negócio nesta área é preciso investir em um local estratégico, ou seja, em centro comerciais ou próximos a escolas ou empresas.
Além disso, as papelarias também oferecem serviço de impressão e xerox. Atualmente há muitas papelarias, dessa forma a competitividade no setor é maior e mais acirrado, fazendo com que seja preciso se diferenciar.
Uma alternativa para se destacar e ter mais lucro é estabelecer parcerias com escritórios, escolas e gráficas.
Parcerias com escolas
As parceria com as escolas podem ser sazonais ou durante todo o ano, principalmente, na época de compra de materiais escolares.
A parceria consiste em oferecer uma porcentagem de desconto aos pais dos alunos que comprarem todos os produtos da lista de material escolar na papelaria. Ou ainda pode ser gradual quanto mais itens forem adquiridos maior é o desconto.
As listas de materiais escolares são grandes e diferentes para cada ano letivo, assim é possível pensar em estratégias para que todos os anos sejam beneficiados.
Os benefícios a papelaria é a fidelização dos clientes e aumento significativo das vendas e, consequentemente, dos lucros para o estabelecimento comercial.
Parcerias com Empresas
As empresas, principalmente, as que são compostas por escritórios como advocacia, arquitetura, agências de comunicação e contabilidade, utilizam, mesmo com a implantação de muitos processos tecnológicos, materiais de escritorio presente nas papelarias como:
- Canetas;
- Post-it;
- Agendas;
- Marca texto;
- Grampeadores;
- Clips;
- Papéis para impressão comum.
Compostos por muitos funcionário a utilização desses materiais é alta, assim oferecer descontos especiais faz com que as empresas passem a consumir e comprar com mais recorrência os materiais que são necessários ao desenvolvimento dos trabalhos internos.
Além dos materiais tradicionais as empresas também precisam de alguns modelos que demandam uma personalização, para que as atividades possam ser realizadas com mais qualidade e também para que a imagem institucional seja fixada.
O caderno personalizado feminino ou masculino é um dos recursos utilizados.
Atualmente há muito modelos de cadernos, que não deixaram de ser necessários mesmo com o uso de tablets e computadores nos ambientes empresariais.
Assim há cadernos com folhas lisas ou marcadas com linhas, cadernos para organização das atividades e metas como os planners e cadernos comum que são utilizados para anotações.
Parcerias com gráficas
As gráficas oferecem diversos serviços, dentre eles a confecção de produtos personalizados, principalmente, produtos visuais para as empresas que os utilizam interna ou externamente.
Para essa produção, as gráficas precisam ter os materiais necessários para a personalização, neste momento é preciso recorrer às papelarias que podem estabelecer parcerias com as gráficas.
Com alto fluxo de produção as gráficas produzem e consomem em grande escala, dessa forma é possível manter as vendas constantes durante todo o ano e aumentar significativamente as vendas.
A agenda personalizada logo da empresa compõem os materiais gráficos da instituição e são distribuídas anualmente aos colaboradores e clientes.
Além das agendas é possível produzir calendários, canecas, canetas e papéis de diferentes texturas com a logo estampada em diferentes formatos e tamanho.
Quanto aos materiais gráficos visuais há os bloco de notas, cartões de visita, cartazes e pastas todos produzidos em gráficas, assim o consumo de papéis é bem alto.
Além desse material, há os eventos, acessórios e brindes que demandam confecções gráficas como o adesivo de vinil estampado para produção de rótulos, adesivos e afins.
Ao estabelecer essas parcerias a papelaria passa a ter uma gama maior de clientes, expandindo a sua área de atuação, por meio da prática de uma estratégia que o torna diferente e mais atrativo aos seus consumidores.
Essa ascensão torna o estabelecimento mais competitivo e uma referência inovadora no mercado de papelarias. Assim é possível fazer com que o negócio cresça rapidamente, sendo possível a aberturas de filiais ou até mesmo expansão da loja para acomodar com mais segurança e qualidade os produtos que são vendidos.