A importância das etiquetas personalizadas em produtos
As etiquetas são muito comuns no cotidiano, mas, muitas vezes, não percebemos a sua importância na hora de identificar um produto.
Para se ter uma ideia da importância deste material e outros itens com apelo visual, um estudo mostrou que 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda e são influenciadas pelos elementos visuais que compõem o produto. Portanto, as etiquetas são parte essencial da estratégia de marketing de qualquer negócio.
A pesquisa também demonstrou que os clientes passam em torno de 15 segundos diante das gôndolas, percebendo somente 40% dos produtos expostos. Isso quer dizer que é preciso chamar a atenção dos clientes de alguma forma e, nada melhor que o uso de etiquetas personalizadas e atrativas.
Vale ressaltar que as etiquetas e adesivos funcionam não somente como uma forma de atrair a atenção dos consumidores, mas também como fontes de informações e dados sobre determinado produto.
No ramo alimentício, por exemplo, as etiquetas podem mostrar prazos de validade, composição do alimento, valor calórico, bem como a presença de substâncias que podem causar alergias. Ou seja, a importância das etiquetas vai muito além do que um simples artifício de propaganda.
As vantagens da aplicação de etiquetas personalizadas nos produtos
Além de chamar a atenção dos consumidores e ser uma importante fonte de informação, uma etiqueta adesiva personalizada traz muitas outras vantagens para qualquer empreendimento. Entre elas, destacam-se:
- A criação de uma identidade visual;
- A possibilidade de divulgação em outros locais;
- A transmissão de credibilidade aos clientes;
- A sensação de profissionalismo por parte do empreendimento.
Além disso, as etiquetas são uma das formas de divulgação mais baratas, o que torna o investimento em adesivos totalmente viável.
Vale lembrar que algumas informações contidas na etiqueta são obrigatórias, em conformidade com o Decreto nº 4.544/02 — Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (RIPI).
As obrigatoriedades incluem o número do CNPJ da empresa, a situação do estabelecimento (endereço) e o uso da expressão “Indústria Brasileira”, em itens categorizados.
Os diversos modelos de etiquetas personalizadas para produtos
Existem diversos modelos de etiquetas no mercado, como as etiquetas personalizadas para roupas.
Basicamente, esse modelo é confeccionado especialmente para o vestuário e, normalmente, vem junto com a peça de roupa.
Nessa etiqueta é possível encontrar informações sobre a composição do tecido, bem como as formas corretas de realizar a limpeza da roupa, para evitar desgastes e danificações ao tecido.
As etiquetas das roupas também contam com a numeração certa de cada peça. Dessa forma, o cliente pode identificar mais facilmente qual roupa é adequada ao seu tamanho.
Coleções especiais também podem contar com etiquetas personalizadas, com o nome da coleção e o estilista responsável.
Além das etiquetas de roupas, é possível encontrar outros tipos de personalização, dependendo da mercadoria.
Uma das mais comuns é a etiqueta para impressora térmica. Esse tipo de etiqueta é muito econômica, devido à praticidade de impressão e a possibilidade de criação de inúmeros modelos.
Por esse motivo, as etiquetas de impressão térmica são usadas por empreendimentos que precisam rotular produtos em grande quantidade.
A impressão térmica pode ser feita diretamente em uma grafica especializada. O procedimento começa com envio da informação para o software da impressora térmica e, a partir disso, a impressão é iniciada, com pontos pré-estabelecidos para a formação de imagens e textos.
No entanto, a impressão térmica é feita somente na cor preta. Alguns modelos mais tecnológicos de impressoras térmicas são capazes de imprimir em até duas cores – são as chamadas impressoras bicolores.
Além do preço economicamente viável, em especial, para empreendimentos que trabalham com a etiquetagem de muitas mercadorias, as etiquetas térmicas também são reconhecidas por sua durabilidade, resistência e alta capacidade adesiva.
Ou seja, elas são capazes de suportar grandes variações de temperatura (por isso, podem ser colocadas em alimentos congelados), além de atritos, sem rasgar facilmente.
A etiqueta térmica é usada pelos mais diversos setores de mercado, incluindo indústrias, o ramo alimentício, comércios, centros de armazenagem e estocagem.
Algumas das etiquetas podem vir com o código de barras também impresso, o que facilita na hora de identificar uma determinada mercadoria, bem como na hora de “passar” o produto nos caixas, sendo possível identificar rapidamente o preço de cada um dos produtos.