Ideias criativas de ações promocionais para produtos
Para os entusiastas de plantão, é sempre uma animação tremenda quando o gerente de marketing resolve fazer algum tipo de promoção de produtos.
A emoção está envolta nos preços, que passam a serem menos assustadores para os consumidores, além disso, geralmente podem trazer consigo produtos extras, serviços grátis e outros brindes.
Pode parecer imperceptível mas, o modo como essas ações promocionais são feitas e exibidas para os clientes, têm um impacto direto na forma que estes irão reagir à ela.
Utilize os elementos visuais a seu favor
Logo, não basta simplesmente abaixar o preço das mercadorias, é preciso instigar o consumidor a crer que aquele produto tem um carisma a mais, que se destaca dos demais.
Se trouxéssemos para uma realidade animalesca, é como os pavões – os mais ornamentados, chamativos, por assim dizer – tem mais chance de conseguir uma parceira.
Em uma estante de produtos de limpeza, podem existir vários tipos de detergentes mas, as marcas mais populares no mercado são aquelas que conseguem chamar mais a atenção.
Embalagens para produtos de limpeza, que têm apenas o nome da marca impressa, juntamente com o tipo de produto, passam despercebidos.
Para um consumidor que está à procura de uma boa marca, durante o passar de seus olhos sobre os produtos, esse com menos detalhes não será visto.
Mas, não se trata de jogar alguns adereços. Uma fita de cetim personalizada, por cima de uma caixa pizza na sessão de congelados, se destaca de uma maneira cômica, porém não da forma desejada.
Tornar o produto atrativo no mercado, é um trabalho muito importante para aqueles que trabalham com marketing. É necessário saber qual é a demanda e como ela é!
Conheça as vantagens do uso de embalagens de qualidade
A parte do desenvolvimento da embalagem do produto, é uma parte muito delicada do processo de criação.
A combinação de praticidade e estética, se faz presente aqui. Por exemplo, se a embalagem de uma caixa de leite fosse do formato de uma vaca, talvez assim, para dar um apelo mais infantil e chamativo ao produto, poderia causar certas divergências, tanto dentro da empresa quanto na hora de distribuir.
Poderia haver reclamações sobre o formato difícil de encaixar numa geladeira e até, talvez, à respeito da quantidade de leite dentro.
As caixas de leite atualmente, seguem um padrão e dentro dessas limitações, os designers precisam encaixar todas suas ideias!
Começando por uma combinação de cores chamativas. Algumas marcas de leite para criança, têm em sua embalagem tons mais claros e vivos, contendo figuras de animais feitos de maneira caricata. Outras marcas, todavia, optam por um padrão mais limpo e talvez minimalista.
Embalagens desses produtos combinam formas e cores em padrões únicos para, tanto chamar a atenção de futuros consumidores, quanto também para deixar na mente deles que determinado estilo pertence à determinada marca.
Ainda falando de embalagens, são nelas também que, as marcas podem assumir pequenas promoções.
E essas ações, como já mencionado, podem incluir diversos prêmios, variando sua utilidade.
O adesivo para geladeira, costuma ser um dos brindes mais comuns, geralmente por seu baixo custo de produção, todavia, são charmosos à sua própria maneira e conseguem chamar a atenção do consumidor.
Um bom exterior, porém, não exclui tornar menos importante o interior de um produto. De qualquer forma, não é nada prático vender um produto ruim com um rosto bom!
Conte com especialistas!
Uma loja de embalagens pode tirar o peso das costas de empreendedores, na parte da criação de envoltos para seus produtos, ao dar uma ideia de empacotamento ou até mesmo dizendo, nos menores detalhes, como quer.
O designer encarregado, deverá desenvolver uma arte que agrade ao cliente. É uma boa alternativa, econômica e prática.
Etiquetas também podem ser usadas. Podem ser estilizadas da maneira que o cliente desejar e desse modo, também permitem que o comprador rapidamente associe um tipo de etiqueta a um determinado produto ou uma loja.
Muitas lojas, também personalizam suas próprias sacolas e algumas até oferecem promoções com elas.
São poucas as lojas que abordam esse método de “traga sua sacola e ganhe um desconto” mas, parando para analisar, é uma jogada de marketing interessante e sustentável! Essas alternativas de ‘promoções verdes’ são um ótimo diferencial.
As promoções, no geral, precisam seguir o critério de trazer algo que faça o cliente interessar-se pela empresa, por trás do produto, logo, comprando-o e verificando sua utilidade, para posteriormente virar um comprador assíduo.