3 motivos para apostar em comunicação visual
Quem tem um negócio precisa se preocupar com muitas questões que envolvem desde influências externas, como a economia do país, até com influências internas, como a forma de trabalho dos funcionários e estratégias de venda.
São tantas as preocupações que, às vezes, pontos importantes como marketing digital e comunicação visual acabam passando despercebidos.
No entanto, apostar nestas áreas pode ser um diferencial no mercado. Por isso, no texto de hoje, trouxemos alguns motivos e formas de apostar em comunicação visual para auxiliar empresas à aumentarem a clientela e se destacarem no meio.
Neste texto você vai encontrar:
- A importância de fortalecer a lembrança;
- A diferenciação com os concorrentes;
- A atração de novos clientes;
- Formas de comunicação visual.
Neste cenário, é importante lembrar que a comunicação visual não é apenas um logotipo. Ela vai muito além disso. Pode incluir desde o nome da empresa e a fachada de um comércio até brindes personalizados, como canecas e chaveiros.
Ou seja, fazer uma identidade visual que esteja presente em locais e objetos da empresa ajuda a manter a imagem do negócio presente no dia a dia das pessoas.
Vale frisar neste ponto que existem diversas formas de comunicação visual, como:
- Vídeos;
- Infográficos;
- Cartilhas;
- Forma de organização do site;
- Apresentações de Power Point;
- Uniformes;
- Crachás;
- Placas.
Confira nos tópicos a seguir alguns itens da comunicação visual e as vantagens de contar com tal ferramenta.
1 – Criar lembrança nas pessoas
Estar presente no dia a dia das pessoas significa fortalecer a lembrança de que uma empresa existe. Isso inclui formatos, cores e até mesmo o grafismo que estará presente na identidade visual.
Não é atoa que muitas empresas utilizam camisetas personalizadas tanto como uniforme quanto para oferecer de brinde aos clientes.
Se tornar um negócio referência no mercado também entra nesse assunto. Para que isso aconteça, é preciso que as pessoas conheçam a empresa, como ela atua e se lembrem dela apenas com uma batida de olho.
É claro que isso deve fazer parte de toda uma estratégia, que envolve também a comunicação não visual e até mesmo a organização interna.
Neste contexto, a forma de atendimento ao cliente é outra questão que deve ser levada em conta. Todas essas estratégias devem conversar entre si e estar alinhadas para que o objetivo seja comum.
2 – Se diferenciar dos concorrentes
Além disso, essa lembrança tem a função de fazer com que a empresa se destaque perante os concorrentes. Quando a comunicação visual é fortalecida causa uma identificação com os clientes que, consequentemente, vão lembrar mais da empresa quando forem escolher um negócio.
Em outras palavras, investir em identidade visual e design dá vantagens no momento da competição com os concorrentes.
Hoje, existem muitas empresas que realizam serviços parecidos ou até mesmo iguais. O que as diferencia umas das outras é justamente a forma de atuação no mercado e a identidade visual.
Sendo assim, apostar em uma estratégia forte de comunicação (que envolva uma assessoria de imprensa e um marketing digital experiente) pode destacar empresas mais facilmente no mercado.
3 – Aumento do interesse de novos clientes
Uma boa comunicação visual, feita de forma planejada e organizada atrai novos clientes. Isso porque, quando a identidade visual de uma empresa é fraca, ela é considerada desleixada e, dessa forma, acaba afastando novos interessados.
Essa comunicação visual está presente, inclusive, em documentos impressos. Folders, cartões, impressão de pastas personalizadas e cartazes contam bastante para a captura de clientes. Mas, cuidado! É preciso estar atento à própria identidade da empresa e seguir o que já está sendo feito.
Além disso, respeitar os planejamentos e contratar profissionais especializados para a criação da comunicação é fundamental.
Outro exemplo são as etiquetas em policarbonato, que são um material que podem carregar a identidade visual da empresa em diversos locais, como máquinas, ferramentas e equipamentos.
A durabilidade desse tipo de material é grande, por isso são bastante indicadas quando a identidade visual da empresa já estiver finalizada.
Essas etiquetas também são muito utilizadas como sinalizações. Por serem flexíveis e duráveis, possuem uma variedade muito grande de uso.
Por outro lado, a etiqueta adesiva transparente é uma outra opção de comunicação visual que pode ser muito útil. O bom dessa área é que, na medida do possível, não é preciso escolher entre uma e outra forma.
Na verdade, respeitando o objetivo e a identidade da empresa, é possível investir em diversas formas de divulgação visual.