Conhecendo mais sobre a impressora 3D
O uso da impressora 3D tem sido determinante em vários mercados, talvez isso se dê pela comodidade gigantesca que esse aparelho apresenta para certas indústrias, as quais iremos discorrer mais no decorrer do artigo.
É claro que com o avanço tecnológico decorrente deste século trouxe várias melhorias para os modelos primários de impressoras 3D, que hoje tem um mercado totalmente diferente do foco inicial.
Na verdade é um dos mercados mais expandidos do ramo da tecnologia, podendo ir de decoração até a fabricação de peças chaves em indústrias emergentes como a civil, a tecnológica e a de comunicação visual. Para entender um pouco melhor sobre esse pontos acompanhe o artigo até o final.
O que é uma impressora 3D?
Antes de discorrermos sobre sua utilização vamos falar mais do que é essa máquina, é possível tê-la de vários formatos, a maior parte das indústrias se utilizam de uma impressora 3d grande para, em caso de necessidade, poder constituir peças de tamanhos variados.
Essa impressora é praticamente uma caixa (como se fosse uma CPU só que maior) que dentro se encontra um maquinário potente e muito preciso que consegue usar matrizes (geralmente pré-calculadas) que são inseridas no software da máquina.
A partir dessa matriz a impressora irá constituir a peça que foi programada com detalhes extremamente precisos. E um consenso que, basicamente, o que manda numa impressora é a criatividade, afinal as opções são quase infinitas, como:
- Brinquedos;
- Decorações;
- Peças de encaixe;
- Quebra cabeças.
- brinco de argola, etc;
Os itens são dos mais variados, como já dito, só é preciso usar a imaginação.
Os mercados que a utilizam
Falar de todos os mercados que usam a impressora seria praticamente impossível por conta da grande demanda e versatilidade desse aparato. Mas vamos ver alguns ramos onde essa máquina tem se mostrado mais promissora.
Comunicação visual
Esse é um ramo que tem ganhado muito destaque, principalmente nas metrópoles, onde esse mercado desempenha um papel definitivo para algumas empresas.
Muita empresa comunicação visual sp tem utilizado as impressoras como método de aproximação e comunicação com seus clientes.
É um consenso que hoje em dia as pessoas acabam não adquirindo produtos e até serviços, necessariamente, por necessidade, mas sim por emoção.
Então a meta é tentar humanizar a empresa e criar um vínculo a mais com o cliente, sendo assim as empresas recorrem a totens feitos pela impressora 3D.
Esses totens tem como objetivo criar um “rosto” para a empresa apresentar fisicamente para os seus clientes, criando uma aproximação muito mais real com o seu público.
Outra usabilidade muito comum é em comunicação visual fachada, outro consenso nessa indústria é que a “primeira aparência é que conta”, sendo assim, logo na fachada o cliente tem que entender o objetivo da sua marca, o que ela oferece e como se diferencia das outras… Criar uma fachada viva e criativa é possível com peças feitas por essa impressora.
Papel de parede
Ainda um item que faz parte da comunicação visual mas merece um tópico específico é o comércio papel de parede, que desempenha um papel importante nesse ramo de itens 3D.
O papel de parede é um item personalizado decorativo, ou seja, ele pode ter a cara do estabelecimento e das pessoas que trabalham nele sem problema algum, pode apresentar algumas funções mais específicas também, como exemplo o papel de parede 3D.
Que tem sido muito utilizado por conta do sentimento de “profundidade” que ele passa, o que casa muito com ambientes pequenos, dá uma sensação de ser maior, de mais amplitude, um pequeno truque que pode trazer benefícios.
Uma empresa de papel de parede se utiliza de vários métodos para fabricar e vender seus itens, o uso da impressora se tornou vital para casar a comodidade de se ter itens que combinam com o local e sejam modernos.
Casar o papel de parede junto de itens decorativos feitos pelas impressoras trazem elegância, comodidade e o principal: um ótimo custo-benefício.
Inclusive é possível achar loja do papel de parede usando esse avanço tecnológico presente no seu mercado como estratégia de marketing, dizendo aos seus clientes que entregam além de vantagem decorativa, o melhor de tecnologia que o mercado oferece para ter produtos de ponta, estratégia essa que é bem funcional.
Podemos ver nesse artigo como o uso da tecnologia, principalmente uma tão interessante como as impressoras 3D podem ter um impacto em vários mercados de forma tão forte.