Tire as suas dúvidas sobre impressão digital
A impressão digital é um produto da incrível revolução tecnológica. Sua difusão e utilização em massa, mudaram radicalmente as formas de divulgação de anúncios e propagandas.
Você, com certeza, já recebeu, panfletos na rua, contendo neles divulgação de alguma marca, promoções de supermercado ou qualquer outro tipo de propaganda. Essas, entre várias outras, são formas de anúncios possibilitadas pela impressão digital. Mas, a título de curiosidade, talvez você já tenha se perguntado quais são os diferentes usos da impressão digital que existem, e é, justamente, o que será visto agora!
Os diferentes usos da impressão digital
A impressão em papelão
Talvez você saiba que não é só para fazer propaganda que existe a impressão digital. Por exemplo, a impressão em papelão serve para estampar produtos embalados em caixas de papelão.
Aqueles sucos de caixinha, achocolatados, leites, leites de soja, entre vários outros produtos embalados em caixas de papelão que são encontrados no mercado, todas as estampas deles foram feitas a partir, exatamente, da impressão digital em papelão.
Não apenas esses produtos, mas caixas de pizza, caixas de lanches de fast-food, suportes para refrigerantes de redes de fast-food, caixas de bebidas alcoólicas, caixas de remédio e, praticamente, todas as caixas de papelão estampadas que existem, passaram pelo processo de impressão em papelão.
Quase todas as pessoas estão, constantemente, cercadas por esses objetos citados acima, todos os dias de suas vidas e não têm noção da dimensão da indústria que há por trás, apenas dessas caixinhas com estampas, além de todo o processo histórico que possibilitou a existência e aperfeiçoamento desse tipo de impressão.
Impressão digital em maior tamanho
Quando se pensa em impressão grandes formatos, logo vêm à mente os outdoors. E é fato, eles são representantes muito icônicos das grandes impressões digitais.
Os outdoors servem para propaganda e geralmente são encontrados em estradas ou em ruas movimentadas, em que há grande tráfego de pessoas e veículos. Mas eles não são, nem de longe, os únicos representantes dessa modalidade de impressão digital. Notam-se alguns usos que não são para fins de propaganda, necessariamente.
Pode-se contratar um serviço de grafica grandes formatos, para estampar o logotipo de sua marca dentro de sua loja fisica ou sua loja virtual, em balcões, no teto, nos provadores, por exemplo, para criar um tipo de ambientação. Mas de fato, os usos da impressão digital em maior tamanho, geralmente, são direcionados à propaganda, mesmo que apareçam superficialmente, para o reconhecimento de uma marca, por exemplo: quando se estampam os caminhões de frete, para designar que pertencem aos correios, uma marca de refrigerante ou qualquer tipo de empresa que faça frete através de caminhões.
Outro exemplo, talvez o mais claro disso, são as fachadas de lojas, que numa análise mais rasa parecem que servem apenas para reconhecimento da loja, enquanto se está na rua, mas se observadas atentamente, pode-se notar que em muitos casos, há números de telefone ou promoções estampadas conjuntamente com o logotipo da loja.
Impressão em tamanho reduzido, mas em larga escala
Por último, podem-se citar aqui, os representantes mais populares, mais democráticos e mais abrangentes da impressão digital, que são os panfletos.
Trata-se da maneira mais simples e barata de se fazer qualquer tipo de propaganda física. Seja ela propaganda de comércio, propaganda para votar num determinado político, propaganda de campanhas de vacinação, entre milhares de outros tipos de propaganda.
Devido ao seu baixo custo de produção por unidade, a impressão de folhetos é um dos meios mais democráticos de se fazer propaganda. Não por acaso, no Brasil são encontradas muitas pessoas, trabalhando na distribuição de folhetos em semáforos ou de porta em porta.
Uma grande vantagem dessa modalidade de impressão, é o tamanho, que pode ser pequeno, comparado-se a um banner, por exemplo, portanto, diferentemente de um outdoor, que está fixo na rua, um folheto pode ser armazenado em casa, no carro, no bolso, etc. Quem recebe a propaganda a leva para qualquer lugar. Todavia, deve existir sempre bom senso e evitar que a impressão de folhetos tenha como destino final o chão da rua, o que, infelizmente, ocorre muitas vezes.
Vale lembrar que, o papel é um material reciclável e pode muito bem ser descartado adequadamente, na lata de lixo correspondente, caso você não tenha interesse no assunto da propaganda que recebeu.