Comunicação Visual: O grande avanço das máquinas
Desde a época da Revolução Industrial, as máquinas ocupam o cotidiano da grande maioria das pessoas que vivem em ambientes urbanos. A evolução tecnológica e científica que, de início, servia apenas para as indústrias pesadas, hoje em dia se desenvolve em todas as áreas que existem.
A elevação na produtividade, e na precisão de detalhes, facilita áreas das mais diversas, mesmo que nunca se tivesse imaginado que um dia as máquinas chegariam a esse ponto. Hoje em dia, um enorme foco da evolução tecnológica pode ser percebido na área da comunicação visual, mas o progresso, incessante, se espalha por diversas outras áreas, simultaneamente.
Um exemplo fascinante: as impressoras 3D
Um exemplo que chocou o mundo, e fascinou a todos, foi o advento do serviço de impressão 3d, através da, aclamada, impressora 3D. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não é tão recente assim. Foi desenvolvida em 1984, pelo cientista e inventor Chuck Hull, e a primeira impressão 3D da história foi uma lâmpada para solidificação de resinas. Mas, obviamente, a tecnologia não era tão avançada à época, e a verdadeira explosão da utilização de impressoras 3D deu-se, principalmente, nas duas últimas décadas. As impressões industriais atuais são impressionantes, e o desenvolvimento chegou ao ponto em que as impressoras 3d atuais auxiliam nas áreas da medicina, da indústria bélica, da música e de muitas outras. Confira aqui alguns objetos que podem ser produzidos com uma impressora 3d:
- Armas de fogo
- Próteses humanas
- Instrumentos musicais
- Brinquedos de plástico
- Acessórios de moda (bolsas, braceletes).
- Alimentos
A impressora 3d já ganhou, inclusive, espaço na comédia americana, tendo um episódio do seriado The Big Bang Theory, em que ela é um dos principais objetos que cercam a trama. Agora você deve estar pensando: “Muito interessante, mas eu nunca vou conseguir comprar uma dessas”. Acontece que, hoje em dia, você não precisa ter uma impressora 3d para usufruir dos benefícios dessa ferramenta. Você pode contratar um serviço de impressão 3d, que é mais barato do que comprar a máquina e é um serviço que está crescendo, contando com milhares de empresas que realizam esse serviço, e que surgem no mercado a cada dia.
Outros exemplos da comunicação visual, possibilitados pela evolução das máquinas
Além das impressões em 3d, existem outras áreas da comunicação visual que tiveram parte de seu enorme potencial graças à evolução das máquinas. Um exemplo disso é a indústria têxtil, uma das pioneiras da Revolução Industrial.
Hoje em dia, os tecidos não são apenas utilizados para a confecção de roupas, mas também em propagandas, montagens de cenários, decoração de ambientes, entre vários outros usos. Outra invenção que revolucionou a indústria têxtil foi a máquina de corte de tecido automática. Seu advento possibilitou um aumento considerável na produtividade, pois a precisão obtida de uma máquina automática, na velocidade com que ela consegue realizar o trabalho, é algo muito difícil de conseguir manualmente. Portanto, pode-se medir a dimensão da importância que possuem, na indústria têxtil de hoje, invenções como a máquina de corte de tecido automática. Além da área têxtil, a evolução tecnológica das máquinas também abrange outros objetos da comunicação visual, que também estão recebendo as benfeitorias do advento das máquinas de corte. Estamos falando do papel!
O papel é uma das coisas mais utilizadas no mundo, pois está presente nas artes visuais, na impressão de documentos, para fazer propaganda, na confecção de convites, anúncios, panfletos, e outra infinidade de coisas. Desde o jardim de infância, as folhas sulfite estão presentes na lista de material escolar. E, obviamente, o papel não escapou da revolução que aconteceu na área da comunicação visual. A máquina de corte de papel a laser também possibilitou um imenso aproveitamento e uma elevadíssima produtividade, no que se trata de corte de papel. Não é mais necessário aquele esforço tremendo, com máquinas de corte com lâminas que oferecem perigo, para fazer os convites de seu casamento, ou para distribuir folhetos personalizados.
A indústria alimentícia também agradece, pois usa dessa tecnologia para montar e moldar as caixas e embalagens nas quais seus produtos serão armazenados. Ao se dar conta da quantidade de setores em que essas invenções podem ser usadas, percebe-se que a máquina de corte de papel a laser também é tão revolucionária quanto outras invenções.
Você acabou de ter uma pequena noção da dimensão do impacto que a revolução tecnológica proporcionou à área da comunicação visual, e como esse avanço pode respingar em outros setores.