Ferramentas e processos de comunicação visual
No mundo do marketing cabe citar a máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras.
Portanto, o processo de comunicação visual apresenta grande importância para o sucesso de um negócio, independente de qual seja o setor.
Geralmente, o processo de comunicação visual envolve uma série de ferramentas e maquinários, como a laminação, por exemplo.
Este processo é conhecido como acabamento gráfico, em que um material impresso recebe uma camada de plástico fino transparente.
No mais, existem diversos processos que envolvem a comunicação visual e que é de extrema importância para as empresas.
Por conta disso, separamos as principais curiosidades sobre ferramentas e processos de comunicação visual.
Tipos de laminação
O processo que consiste em laminar qualquer tipo de folha, promove o melhor visual estético no que diz respeito ao objetivo da aplicação, garantindo mais credibilidade, elegância e sofisticação para o objeto impresso.
Em linhas gerais, quando uma empresa de laminação é procurada, é para garantir as seguintes vantagens:
- Mais brilho;
- Imagens foscas;
- Holografia aplicada;
- Melhor qualidade de imagem;
- Impressões resistentes.
A laminação de um material impresso é feita com os objetivos de acrescentar brilho ou outros efeitos especiais à superfície do papel, como acontece com a laminação fosca, por exemplo.
Para se ter uma ideia, a laminação é responsável por produzir aquelas placas de sinalização de segurança, com identificações de saída de emergência, tipos de extintores, entre outras.
Esse tipo de placa é muito utilizado, principalmente as obrigatórias, em diversos edifícios, sejam eles comerciais ou residenciais, como lojas, empresas, condomínios residenciais e afins.
Conexões pneumáticas
As conexões pneumáticas são de suma importância para os processos que envolvem tubos e mangueiras de engate rápido pneumático, comumente visto em impressoras e máquinas do setor da comunicação visual.
Em comparação às conexões hidráulicas, as conexões pneumáticas são especialmente caracterizadas por junções menores, porém com pressão e trabalho mais lento.
Elas são muito usadas em sistemas de controle logístico e instrumentação.
As conexões pneumáticas são classificadas em macho ou fêmea. O macho possui aspecto igual a uma espiga de milho e, por outro lado, a fêmea tem a semelhança de uma luva.
O encaixe interno é retraído para fazer a conexão e desconexão das duas extremidades.
Como a laminação pode ser feita?
Existem três processos para a aplicação de laminação: laminação a frio, laminação quente e laminação líquida.
Na laminação quente o material é fornecido em bobinas e colocado com o auxílio de uma termolaminadora, cujo calor dela faz a aderência do material no papel.
Na laminação a frio o material deve já possuir uma camada de adesivo, tipo contact transparente.
Este tipo de procedimento pode ser feito diretamente à mão, pois não exige o contato com produtos quentes.
Para fazer, basta usar uma régua e aplicar o adesivo sem grandes problemas. A alternativa é muito popular, justamente por conta do custo-benefício.
Na aplicação líquida é necessário utilizar um processo diferente para mesclar toda a superfície da folha de papel, como uma pintura.
Em algumas gráficas, a aplicação líquida é feita após a saída da impressora.
Materiais que podem ser laminados
Qualquer material impresso em papel pode ser laminado, independente do tipo de papel.
No entanto, cabe destacar que é preciso tomar cuidado com o material que será laminado, pois dependendo da temperatura ele pode não aguentar.
Materiais de laminação
O material de laminação pode ser encontrado em diversas lojas do ramo das gráficas, bem como papelaria. Lojas que vendem produtos para acabamentos e encadernadoras também podem ter os produtos essenciais, como guilhotinas, por exemplo.
Em estabelecimentos que vendem materiais para impressão de fotos em jato de tinta ou produção de álbuns fotográficos também é uma boa escolha para procurar.
Dicas úteis
Para fazer a laminação a frio e de forma manual, basta usar uma régua maior que a largura do adesivo e uma mesa plana.
Feito isso, é só descolar apenas 2 dedos do adesivo e colar na borda do papel e, posteriormente, empurrar com a régua, tirando o papel do apoio do adesivo.
Usar uma base de borracha ou algum apoio para a folha não sair escorregando pela mesa é uma excelente opção para que tudo saia como o planejado. Depois de dominar esta técnica, todas as laminações a frio sairão com perfeição.
Papéis mais usados
O papel couché laminado ou com verniz fica com um alto brilho e com uma estética muito elegante.
Para rodar em triagem de panfletos em qualquer gráfica, o recomendado é optar pelo acabamento.
Por fim, o papel glossy para jato de tinta, é um dos mais usados para fazer cartões de visita e outros produtos.
Uma vez que também pode e deve ser laminado com brilho ou fosco.
O efeito dará um ótimo acabamento, bem como proporcionar uma excelente aparência para o papel.