Curiosidades sobre o vinil adesivo

Curiosidades sobre o vinil adesivo

Quando se quer personalizar um objeto, seja uma lembrança, um brinde, mensagens em veículos ou decorar paredes, geralmente as pessoas recorrem ao vinil adesivo preço acessível.

No mercado, há ainda o adesivo confeccionado em papel, no entanto, pela durabilidade, é o vinil adesivo que está sendo cada vez mais utilizado.

Esse modelo é constituído de plástico, por isso é tão resistente. Há uma gama de cores e texturas, que podem ou não ser impressas.

No caso dos adesivos utilizados para a decoração de paredes, por exemplo, eles não são impressos e sim recortados de acordo com o formato em específico.

Esse material não pode ser impresso em uma impressora comum, uma vez que são impermeáveis e uma impressora com tinta comum não conseguiria penetrar no adesivo. Portanto, esses adesivos costumam ser impressos em máquinas de grande formato.

Os tipos de vinil adesivo

O vinil adesivo, além de versátil e flexível, adere muito bem em superfícies que não são planas, assim, é muito utilizado em decoração de ambientes e peças publicitárias.

Outro diferencial é que o material pode ser cortado em diferentes tamanhos. Veja outros tipos de adesivos abaixo.

O vinil transparente é muito usado para decoração de feiras, eventos e sinalização de vidros. Este vinil permite impressão digital, no entanto, preserva a transparência do material.

Já o vinil fosco e brilho apresenta durabilidade de até três anos, por isso, é muito usado para projetos de longa duração, em ambientes externos ou internos. Este material é indicado, ainda, para locais com textura leve e curvas acentuadas.

Agora, quem quer um material que se fixa por meio de estática em metais pintados ou vidros, pode contar com o vinil eletrostático. Esse modelo dispensa o uso de cola. Uma dica, ao usar este vinil é umedecer a área em que ele será colocado.

Há ainda, o vinil metálico, muito indicado para sinalização de veículos e interna, possuindo durabilidade média de um ano. Muito utilizado em decoração de interiores, o vinil de piso necessita de superfície lisa para ter boa aderência.

Esse modelo, quando aplicado em residências, têm grande poder de revitalizar o espaço. Já em comunicação, o vinil adesivo preço acessível é utilizado para ações promocionais.

Ainda há outra classificação, que ajuda a definir o material ideal para cada utilização. Assim, o vinil pode ser dividido em calandrados monoméricos, calandrados poliméricos ou ainda em cast.

Os adesivos calandrados, em caso de serem esticados, geralmente voltam ao normal. Assim, devem ser mais usados em superfícies com curvas pouco acentuadas ou lisas. Ainda, que espessos, não possuem tanta durabilidade quanto o modelo cast.

Esses adesivos calandrados, podem classificar-se ainda em monoméricos ou poliméricos. Desta forma, os monoméricos, são formados de moléculas pequenas, sendo indicados para uso interno, em itens promocionais, recortes e vitrines.

Esse modelo apresenta vida útil de até três anos. Já os poliméricos são formados por películas maiores, com vida útil de até seis anos, podendo ser exposto a esforços mecânicos e intempéries.

O cast, por sua vez, tende a ter ótima aplicação e bom desempenho ao longo do tempo. Possuindo alta performance, pode ser utilizado em superfícies com curvas acentuadas ou corrugadas, sendo finos e flexíveis, moldando-se ao local onde é aplicado. Por essas características é usado em envelopamento de veículos.

Vantagens

Como mencionado, existe também o adesivo de papel, no entanto, este produto apresenta muitas desvantagens quando comparado ao vinil auto adesivo.

O adesivo de papel, por exemplo, não pode ser utilizado em embalagens que terão contato com a umidade ou que serão lavadas, isso porque o papel geralmente enruga. Assim, confira as principais vantagens do adesivo de vinil:

  • Resistente;
  • Pode ser aplicado em diversas superfícies;
  • Tem inúmeras possibilidades de cores;
  • Pode ficar exposto ao sol;
  • Pode ficar exposto à chuva.

Agora que você sabe todas as características e vantagens em utilizar o adesivo vinil comprar, pode aplicá-lo da melhor maneira em seus projetos.

Onde aplicar

O vinil adesivo não pode ser aplicado em tijolos e cimento, pois, são porosos, portanto não conseguem fazer adesão.

Pinturas descascadas e tintas oxidadas, também, não promovem fixação. Já alguns plásticos, costumam aceitar bem a aplicação.

No entanto, é necessário conhecer a composição química, pois, alguns podem gerar problemas, como os policarbonatos, que costumam deixar bolhas.

OPMMA, plástico usado para substituir o chamado “vidro inquebravel”, tende a aderir facilmente.

Agora, se você quer aplicar em madeira, lembre-se que ela precisa estar pintada, pois, ao contrário, irá durar pouco tempo. Os vidros tendem a aderir bem ao vinil, inclusive em tampos de mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *