O uso das etiquetas de tecido para artesanato
Usar as etiquetas de tecido, em tese, é algo simples e que pode ser feito por qualquer pessoa. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam.
No artesanato, por exemplo, em que as peças são feitas de maneira manual, a aplicação das etiquetas acaba exigindo um pouco mais de cuidado.
Ainda assim, há quem acredita que na área artesanal o uso da etiqueta pode ser dispensado, pois não combina com o espírito da coisa.
Em contrapartida, as etiquetas alarme roupas dão um toque especial e mostra profissionalismo na produção de cada peça, seja lá qual for o tipo e o tecido usado.
Por conta disso, saber aplicar as etiquetas de maneira correta, é um grande passo rumo à credibilidade da marca acerca do mercado de artesanato. Abaixo, confira algumas dicas sobre o uso das etiquetas de tecidos para artesanato.
Para que serve a etiqueta?
Quando é comprada uma peça de roupa ou qualquer tipo de produto feito com tecido, é normal ter a presença de uma etiqueta.
Em suma, as etiquetas servem para indicar ao consumidor os cuidados que ele deve tomar com a nova aquisição.
Esses cuidados envolvem lavagem, exposição ao sol, em qual lugar o produto deve ser armazenado e se pode ou não usar o ferro de passar roupa (isso vale para roupas em geral), por exemplo.
No que diz respeito às etiquetas de tecido para artesanato, as indicações de uso e lavagem podem mudar.
Uma vez que a informação deve envolver outros tipos de cuidados, a depender do objeto em questão. Entretanto, o uso mais comum das etiquetas se dá em roupas mesmo.
Artesanato: como usar as etiquetas
Para quem trabalha com produtos artesanais, principalmente com peças de roupas, precisa ficar de olho à aplicação das etiquetas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, uma das empresas líderes em estudos de mercado, 70% dos consumidores analisam o visual do produto, antes de fechar a compra e a etiqueta faz parte disso.
Um produto sem etiqueta dá a entender que o artesão não é profissional naquilo que faz. Mesmo que o produto possua qualidade excepcional, se estiver sem a etiqueta, mais parecerá com algo amador.
Além disso, a etiqueta roupa é uma das melhores maneiras de passar a mensagem de quem produz. Veja alguns exemplos do que pode conter em uma etiqueta bem elaborada:
- Nome da peça (caso tenha);
- Marca do artesão;
- Data de produção;
- Local de produção;
- Tipo do tecido;
- Instruções de lavagem e secagem;
- Restrições.
As etiquetas podem ser usadas em calças, camisetas, camisas, blusas e qualquer outra unidade tecidual. Cabe destacar que as informações do fabricante devem ser enviadas ao produtor das etiquetas de maneira correta.
Dessa forma, erros de grafia são evitados. A identidade visual do artesão deve ser mantida na etiqueta. Existem empresas que realizam o processo de criação do produto, caso o solicitante ainda não tenha.
É de extrema importância solicitar a quantidade de etiquetas desejada. Normalmente, só é possível comprar a partir de lotes (100, 500 ou 1000 etiquetas por vez).
Tipos de etiquetas
Existe uma enorme gama de etiquetas de tecido para artesanato e que podem ser aplicadas em qualquer peça de roupa. Veja as mais utilizadas pelos artesãos:
Etiqueta bordada
Este tipo de etiqueta é utilizado para enriquecer e destacar a marca do empreendedor, neste caso, o artesão. O bordado fica sobressalente na etiqueta e chama a atenção de qualquer cliente.
Etiqueta estampada
Neste caso, o destaque fica voltado completamente à marca em questão, que tem o logo estampado neste tipo de etiqueta. Além disso, informações adicionais também podem ser inseridas no produto.
Etiquetas de roupas em geral
Também conhecida como fita de cetim personalizada, a etiqueta comum é aquela presente em uniformes escolares, camisas simples e uniformes para empresas. Em suma, elas são mais baratas e servem para a inserção de informações técnicas sobre o produto.
Etiqueta de nylon
Em geral, este tipo de etiqueta é utilizado para destacar as principais informações técnicas de um produto, como instruções para lavagem e secagem. O artesão que escolher este tipo de etiqueta, pode personalizá-la com o logo próprio e CNPJ, caso possua.
Etiqueta de papel
Também podem ser chamadas de tags para roupas, pois não servem apenas como etiquetas, elas funcionam como um complemento à marca. Em uma tag, pode ser inserida informações adicionais do artesão, como fan page, Instagram e WhatsApp.