Dicas para transformar o visual do seu food truck
O food truck é um modelo de negócios, presente em todos os estados do Brasil, que inovou a venda de alimentos na rua, proporcionando uma alta gastronomia a um preço acessível.
Com a onda de adesão a essa nova tendência e sua saturação, hoje em dia ela já não é mais uma novidade, fazendo com que os empreendedores do negócio enfrentem as dificuldades do mercado.
Investindo no sucesso do seu food truck
No entanto, há maneiras de investir para garantir o sucesso de um food truck.
Como é o caso dos investimentos em regularização de documentação, em comunicação, na escolha de um local para estacionamento do caminhão, na renovação do cardápio ou na decoração.
Para todos esses pontos, deve-se levar em conta o público-alvo que se quer atender.
Uma localização bem planejada deve garantir que os clientes estejam acomodados, por sua vez, precisa ser pensada para ambientes que reflitam a identidade do público-alvo.
A melhor parte é que se pode acompanhar os locais que atendam a um determinado tipo de consumidor.
Por essa razão, é importante estar atento à agenda do município e comparecer aos eventos nele registrados.
Como as legislações para food trucks variam de cidade para cidade, deve-se verificar as determinações para cada caso.
O cardápio é também um poderoso elemento para se alcançar sucesso nesse empreendimento.
Deve ser inovador, curto, de rápida leitura, além de oferecer opções variadas e um preço equilibrado para atrair clientes em espaços com muita concorrência, como parques de food trucks.
O planejamento dos ingredientes é uma boa solução para reduzir custos e a oferta de uma variedade de produtos dentro de um menu conciso.
A comunicação é, talvez, a arma de maior importância nesse mercado que busca se reerguer.
Seja ela escrita ou visual, a publicidade para um food truck é essencial.
Além de ser conhecido, ele precisa também ser atrativo ao consumidor, se destacar em meio à enorme quantidade de outros caminhões e de estabelecimentos alimentícios.
As redes sociais, a panfletagem e a presença em eventos são ferramentas de ampla divulgação e que trazem resultados.
Assim, o uso de recursos para criação de um logotipo, impressão de panfletos ou cartazes, administração de páginas virtuais e em redes sociais terão ótimo retorno se bem aplicados.
E a decoração do food truck?
A decoração realiza a comunicação visual com o consumidor.
Em espaços onde a concorrência é ampla, como festivais, estacionamentos e parques de food trucks, ela deve garantir que o caminhão se destaque entre os demais.
Confira a seguir algumas dicas de decoração:
Iluminação
A escolha da iluminação deve levar em consideração as lâmpadas de menor custo e maior duração.
As cores definidas devem criar um clima agradável, estando em consonância com o tipo de ambiente que se pretende fornecer para criação de uma identidade.
O uso de uma placa luminosa pode ser uma boa alternativa para atrair a atenção do público em meio a vários caminhões com adesivos chapados de seus logotipos.
Personalidade
Produtos personalizados conferem, incontestavelmente, um ar de profissionalismo e uma identidade aos empreendimentos.
Guardanapos, canudos, cardápios, copos, talheres, pratos, mesas, assentos, potes, recipientes de molhos e embalagens são passíveis a personalização.
A criatividade é a guia nesse momento e até mesmo os mínimos detalhes importam: pode-se criar até etiquetas adesivas personalizadas.
Design
Vale lembrar que, cumprindo as exigências legais e sanitárias, os caminhões podem ser reformados e apresentar diferentes designs.
Há diversos modelos de caminhão em forma de animais, alimentos ou com rostos, por exemplo.
Embalagens
Além de serem personalizadas, elas também devem garantir segurança para manuseio e transporte, causando pouco impacto ambiental e, além de tudo, podem ser criativas.
Uma embalagem para pastel, por exemplo, além de muito inovadora, garante conforto ao consumidor e permite que aqueles com pressa possam ainda sim consumi-lo.
Cores
As cores vibrantes e exóticas são ótimas para que um caminhão se destoe em meio a outros.
Infraestrutura
As mesas e os assentos devem permitir que o cliente visualize rapidamente qual o estilo do food truck e imagine o tipo de refeição oferecida.
Esses componentes podem tanto ser decorados ou utilizados como elementos de decoração.
Assim, espera-se que as mesas de um caminhão especializado na venda de sorvetes e doces infantis sejam diferentes das de um food truck que comercializa comida caipira ou árabe, por exemplo.
Layout
Da mesma forma que as mesas e assentos, o layout também deve permitir uma leitura rápida da proposta do empreendimento.
Outro elemento que pode conter um layout criativo e coeso com os objetivos do caminhão são os totens.
Além de serem produzidos em diversos tamanhos e materiais – como papelão e MDF, são leves e podem ser posicionados em distintos locais, alterando o layout.
O totem em lona apresenta um bom custo-benefício e pode ser associado a iluminação.