Ferramentas de comunicação aplicadas em diversas situações
A comunicação visual está presente na vida da sociedade de diversas formas. A fachada de um estabelecimento comercial é uma forma de apresentar, e convidar o público em geral, para que possa conhecer as instalações.
Se feito de maneira atrativa e convincente, é possível se tornar uma referência sob diferentes aspectos. As pessoas tendem a se sentir atraídas por cores ou por efeitos visuais que chamam a atenção.
Trabalho científico apresentado com classe
Há diversas possibilidades de utilizar a comunicação visual a favor de uma empresa, ou mesmo de uma pessoa. Para a apresentação de um trabalho científico dentro de um evento junto a alunos e professores em uma universidade, é possível desenvolver um banner acadêmico com informações pontuais.
Dessa forma, diminui o tempo de explanação, ou introduz o assunto de maneira mais eficaz. Também conhecido como banner científico, esse tipo de apresentação deve apresentar dados específicos, para que possam ser compreendidos de maneira clara e sucinta.
Distribuição de brindes ajuda na divulgação
Para efeito de comparação, as empresas utilizam o banner como material de divulgação de produtos e serviços em ambientes como feiras e eventos corporativos.
Com isso, permitem o conhecimento prévio do que pode ser encontrado nos estandes, ou em conversas junto a profissionais que ficam à disposição para atendimento do público.
Nesse aspecto, a distribuição de brindes também pode servir como um atrativo de público, além de fortalecer a marca além dos limites do espaço de trabalho. O alcance vai até onde o receptor permitir, e ficar presente no dia a dia de forma natural e orgânica.
É o caso da distribuição de calendario com foto da empresa ou dos produtos oferecidos ao consumidor. Ao longo de um ano, a marca estará presente na vida diária do receptor, de alguma maneira.
Mesmo com toda a tecnologia à disposição e com fácil acesso a programas de computador e aplicativos para celular, alguns materiais gráficos ainda estão presentes no dia a dia das pessoas, e as empresas devem se aproveitar dessas brechas.
A distribuição de brindes pode se estender a outros materiais, como um caderno de receitas com encadernação capa dura para durar muito tempo. Uma empresa de alimentos que distribui esse tipo de material aos consumidores sempre estará presente ao menos na cozinha do público-alvo.
A divulgação de uma empresa, ou dos produtos que estão acessíveis para o consumidor, reflete por um longo período, desde que se utilize os meios de comunicação de maneira correta.
É preciso um planejamento estratégico de propaganda e marketing envolvendo outras ferramentas, entre elas:
- Redes sociais;
- Mailing eletrônico;
- Receptivo de sugestões e reclamações;
- Central de dúvidas.
Utilizando a comunicação ao cliente, permitindo um espaço irrestrito e abrindo diferentes canais para que possa se expor ou apresentar ideias, a empresa mantém a marca sempre viva e acessível.
Marca está presente a partir da distribuição
A partir do momento que um bem de consumo parte da linha de produção para a distribuição ao mercado consumidor, a marca deve ser divulgada de todas as maneiras.
A aplicação de ribbon cera 110×74 sobre etiquetas deixa os dados em evidência, com informações apropriadas sobre os bens de consumo que estão presentes nas prateleiras e gôndolas de supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
Apresentação pessoal utiliza ferramenta acessível
A pessoa jurídica deve seguir protocolos de identificação conforme estabelecido por órgãos reguladores, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Para um trabalhador autônomo, a apresentação pode ser por meio de um cartão de visita pessoal e profissional, com os dados à disposição para que o receptor possa entrar em contato quando necessário.
Dependendo da disponibilidade e dos serviços e produtos que uma pessoa procura, as características visuais serão percebidas e associadas a sentimentos como curiosidade e acessibilidade.
Vale ressaltar que, isso é inerente ao ser humano, pois a visão é um dos sentidos mais utilizados desde o nascimento. A comunicação visual é essencial até mesmo para a sobrevivência da espécie desde muito tempo.
Por isso, a apresentação de um cartão advogado luxo pode atrair clientes que precisam dos serviços, entendendo o significado daquele pedaço de papel como um meio de acesso fácil e pontual.
A organização de ideias e a aplicação na vida moderna é que adaptou as formas e cores em uma forma de comunicação. Sendo assim, reúne pessoas interessadas em um mesmo assunto, que pode ser uma empresa ou uma apresentação pessoal.
Por fim, é importante destacar que a comunicação visual faz parte essencial da continuidade de materiais de divulgação, quaisquer que sejam as finalidades dedicadas à sociedade.