Comunicação visual: da impressão até a entrega de produtos
Em uma empresa, diante de tantos desafios que são impostos pelo mercado, existe também a necessidade de investir em elementos da comunicação visual com o objetivo de se comunicar com os clientes.
A comunicação visual pode estar presente desde a impressão de um banner, flyer e até mesmo através do uso de uma comunicação mais individual com o cartão de visita psicologia ou de outra atividade profissional.
Inclusive, investir em peças gráficas que precisam ser impressas é uma ação bastante positiva para as empresas, mas que também gera desafios de conhecimentos acerca de impressão e da necessidade de fazer com que os produtos cheguem de forma positiva até o cliente.
A impressão e plotagem dos materiais
Diante de um cenário no qual as peças gráficas ainda são impressas e servem como uma excelente estratégia para a comunicação visual, é importante que o empreendedor.
Assim como a equipe de comunicação e marketing tenha conhecimentos acerca das gráficas, modos de impressão e qual será a impressora para gráfica necessária ao seu projeto.
Cada produto precisa de uma forma de impressão. As impressoras mais comuns imprimem documentos e papéis timbrados, mas existe uma diferença entre a impressão de banner para um fôlder, por exemplo.
Atualmente, em gráficas, os modelos de impressão mais comuns são:
- Impressão híbrida;
- Impressão térmica;
- Impressão em offset;
- Impressão em flexografia.
Cada modelo de impressão apresenta suas características e particularidades.
Por isso, é importante que a empresa adote conhecimentos sobre as formas de impressão desde o momento da elaboração de um projeto de comunicação visual, principalmente, na fase do orçamento.
Outra ação bastante interessante para trazer um maior conhecimento sobre o projeto é realizar a plotagem de projetos. Essa ação é muito comum, principalmente, na engenharia civil e arquitetura, mas passou a ser incorporada por profissionais de marketing e comunicação visual.
Basicamente, a ação de plotagem consiste na elaboração de uma “planta” do projeto, para que quem vai elaborar a ação tenha o conhecimento de como o cliente deseja esse material.
A segurança nos transportes e deslocamento dos produtos
Após realizar uma compra online, o cliente tem um período de espera para o recebimento de um produto. Esse produto pode ser de várias formas. Se for uma entrega rápida, como é o caso de um remédio ou alimento, esse produto poderá vir de moto ou carro.
Em entregas com maior tempo de espera, como é o caso de produtos que são entregues por caminhões ou até mesmo as que exigem um deslocamento por navio ou avião, esse procedimento pode ser um pouco mais complexo, exigindo maior organização logística.
Mas, o que todos esses modelos de entrega têm em comum? Todos esses modelos precisam ser entregues de forma positiva para o cliente, ou seja, entregues de forma segura e confiável, assim como o cliente solicitou.
A ação da entrega de um produto faz parte da experiência do cliente, ou seja, se a entrega atrasar, demorar muito tempo, ou se o produto vier danificado, provavelmente, a experiência do cliente com sua loja será negativa, gerando reclamações.
Para que isso não ocorra é importante se atentar não somente ao veículo que fará o transporte, mas também à embalagem utilizada. Neste artigo, falaremos sobre o uso do stretch plástico para embalar e proteger os produtos que precisam chegar até o cliente.
Esse tipo de plástico tem como objetivo embalar os produtos de modo a protegê-los. Ainda, esse elemento é considerado como autoadesivo, contribuindo para uma melhor fixação do produto no período do deslocamento.
Além disso, como características desse filme stretch, podemos destacar:
- É reciclável;
- Apresenta resistência diante da variação de temperatura;
- Alto poder aderente;
- Resistência mecânica e ao atrito;
- É bastante elástico;
- Alto poder para fixação nos produtos.
Sendo assim, diante dessas características é possível compreender os motivos pelos quais esse filme de stretch é cada vez mais utilizado pelas empresas no processo de deslocamento dos produtos.
A movimentação de cargas pode causar um dano ao material e por isso, é fundamental apostar neste modelo de embalagem. Ainda, vale ressaltar que existem vários modelos e cores de fita stretch.
Por exemplo, existe o modelo mais transparente, assim como o preto, que também agrega proteção diante de raios ultravioleta e dificuldade o roubo da carga (que não fica visível).
Portanto, conclui-se que existem ainda outros modelos que vão ser aplicados a depender do tipo de material a ser transportado, a quantidade de dias de transporte e a fragilidade desse produto.