Dicas para aumentar a visibilidade da marca
Como administrar bem uma empresa? Muitos líderes de negócios possuem uma dificuldade em responder esta pergunta. Isso porque a administração de um negócio ou marca é uma ação bastante complexa e que envolve a integração de vários setores.
Um dos setores que precisa ser levado em consideração é o da comunicação visual, ele é formado por profissionais de várias áreas da comunicação, podendo ser marketing, a equipe de relações públicas, assessoria de imprensa, dentre outros.
Esse setor é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de captação de novos clientes, gerenciamento da marca no mercado, aumento da credibilidade da empresa e melhora do posicionamento da marca.
Além disso, esse segmento também é responsável pela identidade visual e criação de logotipo e slogan da empresa, que são itens de reconhecimento.
Por meio desses elementos, assim como a criação de campanhas publicitárias de comunicação visual, esse setor desenvolve peças e estratégias (que podem ser digitais ou impressas, assim como de mídia externa), para atingir os objetivos da empresa.
Uma peça de comunicação visual, não necessariamente, sempre terá como objetivo principal as vendas. Pode ser utilizado estratégias para:
- Criar posicionamento de marca;
- Aumentar a visualização da marca;
- Humanizar as relações da marca com os clientes;
- Promover uma campanha de comunicação interna.
Um exemplo de mídia externa que pode ser utilizada, por exemplo, é o banner horizontal. Esse material pode contar com uma proposta de venda de um determinado produto, mas também envolve a ação de divulgar a marca e transmitir uma mensagem ao cliente.
Para criar qualquer tipo de campanha que seja especializada em comunicação visual, a equipe precisa realizar o levantamento de alguns itens que variam desde quem é o público-alvo da campanha, até mesmo o valor do orçamento, a equipe envolvida e os resultados que se almejam.
Como falamos neste artigo, existem várias estratégias de comunicação, podendo utilizar desde a mídia digital até a mídia externa.
Neste artigo, focaremos na mídia externa e em ações que podem ser desenvolvidas pelas marcas para melhorar a experiência do cliente.
Personalize os materiais
O motivo pelo qual uma empresa possui seu nome e identidade visual, não é somente um cadastro nacional de pessoa jurídica, o CNPJ. É uma forma de ser chamado pelo cliente, de ser reconhecido.
É exatamente isso que ações de personalização de objetos podem fazer com sua empresa. Ao inserir nos objetos elementos que facilitam o reconhecimento da marca, sua empresa estará na visibilidade dos clientes e obterá um desenvolvimento nesse plano de conquista.
Vários elementos podem passar pela personalização, como:
- Brindes para os clientes;
- Uniformes e crachás;
- Sacolas e materiais de entrega;
- Adesivos, etiquetas e rótulos;
- Mídias externas que serão utilizadas para divulgação.
Por exemplo, quando falamos sobre o uso do banner ilhos, assim como de panfletos ou outdoors, é importante que esse material não contenha somente a campanha da empresa.
Pelo contrário, é necessário personalizar esses elementos, fazendo com que o cliente reconheça quem está anunciando. Essa ação direciona a atenção do cliente e faz com que a personalização seja ainda mais importante.
No caso do uso do adesivo para carros personalizado, essa é uma excelente estratégia de comunicação visual, que vem sendo muito utilizada pelas empresas que desejam aumentar sua credibilidade no mercado e conseguir uma forma rápida de divulgação.
O carro divulga seu negócio enquanto realiza atividades e ações pela empresa. Essa ação de realizar uma adesivação do automóvel envolve a inserção das cores predominantes da empresa, assim como seu nome e logotipo.
A importância dos rótulos
Outro material bastante interessante para a comunicação visual é o rótulo para os alimentos. Os rotulos de alimentos exercem um papel fundamental de divulgação da marca, mas, principalmente, de cuidado e atenção.
Isso porque os rótulos contém informações sobre os produtos alimentares que ajudam a identificar os elementos de composição do material e consequentemente, informar ao consumidor sobre o que tem naquele material.
Isso é fundamental, principalmente para pessoas com restrição alimentar e alérgica.
Toda ação de segurança que uma empresa investir, desde a sinalização vertical de regulamentação até o uso de rótulos é importante porque transmite uma mensagem de cuidado para o cliente.
O transporte de produtos
Outra ação importante das empresas é pensar na experiência do cliente. E essa experiência só é completa se o produto final chegar com qualidade. Isso vale tanto para empresas que vendem online, mas também em pontos físicos.
Para que esse produto chegue com qualidade, a embalagem do produto pode contar com o stretch plástico, que apresenta elevada resistência e poder de fixação.