Estratégias de comunicação visual para sua empresa
A comunicação visual pode fazer parte das empresas, desde que exista um planejamento para atingir o público-alvo e um direcionamento de campanhas cada vez mais criativas e humanizadas.
Como a comunicação visual envolve vários segmentos e produtos, como campanhas online, redes sociais, banners e flyers, existe uma certa dúvida nas empresas de quais materiais de comunicação se deve investir. Por isso, separamos dicas que podem ajudar.
O uso de cartão de visita
Uma empresa ou segmento comercial pode investir em variados modelos de peças gráficas ou digitais de comunicação visual.
Porém, cada experiência da empresa é individual, ou seja, não existe uma receita mágica ou fórmula sobre quais peças de comunicação visual devem ser adotadas obrigatoriamente por uma empresa.
O que a equipe de marketing e de comunicação organizacional deve fazer é um levantamento acerca da persona, assim como do público-alvo de uma empresa, adotando estratégias específicas e direcionadas que caibam dentro de sua realidade.
Além disso, essas estratégias também precisam andar de mãos dadas com o orçamento disponibilizado pela empresa para a realização da campanha.
O mais interessante dessa ação da comunicação visual é que não necessariamente uma campanha publicitária ou para televisão e redes sociais deve ser criada.
Muitas vezes, ações mais simples individualizadas conseguem captar e atrair novos clientes para o seu nicho de mercado. Um exemplo bastante interessante diz respeito à entrega de um cartão de visita pessoal, que também pode ser profissional para o seu cliente.
O uso de cartões de visita não é uma ação nova e já vem sendo adotada pelas empresas há bastante tempo, diante da era digital muitas pessoas se questionam acerca da necessidade de utilizar esses cartões de forma impressa ou digital.
Mas, o seu uso é fundamental para realizar uma comunicação individualizada com o seu cliente, resumindo informações sobre produtos e serviços que ele vai encontrar em sua empresa.
Outra vantagem interessante acerca do uso de um cartão de visita pessoal e profissional é o fato de que esse cartão é muito versátil, podendo ser incorporado por várias profissões, como:
- Professores;
- Jornalistas;
- Nutricionistas;
- Fisioterapeutas;
- Advogados;
- Assistente social.
Sendo assim, muitos profissionais podem encomendar o seu cartão de visita, a partir da criação de um logotipo e identidade visual para sua marca.
Agora, para quem pretende obter o seu próprio cartão de visita precisa verificar com a equipe de comunicação ou até mesmo com a gráfica que realizará a impressão acerca do tipo de papel, gramatura e durabilidade do cartão.
Por exemplo, quando falamos sobre o uso de um cartão de visita advogado luxo é possível pensar em um cartão que utiliza um papel couche, ou seja, um tipo de papel revestido e que pode ser fosco ou brilhante.
Além disso, esse tipo de papel apresenta variadas gramaturas, sendo que quanto maior a gramatura, mais grosso, resistente e durável ele será.
Sendo assim, para quem pretende obter um cartão advogado luxo, mais sofisticado e refinado para atrair novos clientes, deve investir nesse tipo de papel.
A entrega de brindes
Além da confecção de cartões de visita para o ambiente profissional, uma estratégia bastante interessante para captar novos clientes e conseguir fidelizar quem já visitou seu negócio é apostar na entrega de brindes.
Inclusive, essa ação pode ser realizada não somente para o público externo da empresa, mas também para o público interno que são os funcionários.
Essa entrega de brinde pode ser feita também para o que chamamos de stakeholders de uma empresa, que é o público que compreende não somente os clientes, mas também:
- Os fornecedores;
- A imprensa;
- Acionistas;
- Pessoas parceiras;
- Colaboradores.
Essa ação é fundamental para gerar engajamento entre todos os públicos que cercam uma empresa, podendo contribuir para melhorar a imagem institucional, promover a humanização da marca e obter um diferencial diante de um mercado que é cada vez mais competitivo.
Mas, o que pode ser entregue como brinde? Vários elementos, variando desde o uso de um calendario com foto, até a utilização de canecas, copos, mochilas, bonés, canetas e até mesmo, camisetas (ou uniforme, no caso do público interno).
Não se esqueça da personalização
Além de realizar a entrega de brindes, é fundamental que a empresa não se esqueça da importância de personalizar os objetos que serão entregues.
Por exemplo, quando falamos sobre a entrega de um calendário personalizado com fotos, isso quer dizer que quando o cliente, acionista ou investidor receber esse brinde, ele saberá que foi a sua empresa quem mandou.
Isso se dá por conta da personalização ,que representa inserir seu logotipo e identidade visual em um produto, gerando associação com sua empresa.