Dicas de comunicação visual e impressão para empresas
A comunicação visual vai além da criação de campanhas com o sentido publicitário. Esse tipo de comunicação também tem como objetivo captar a atenção do cliente, promover sua fidelização e criar um sentimento de pertencimento por parte do público interno, que são os colaboradores de uma empresa.
Antes de realizar uma campanha de comunicação visual, é preciso verificar:
- Público-alvo da campanha;
- Objetivos da campanha;
- Viabilidade financeira;
- Orçamento disponível;
- Logística de distribuição;
- Análise das postagens e formas de mensuração dos resultados.
Ou seja, todos esses elementos precisam ser levados em conta antes de iniciar uma campanha de comunicação visual. A partir do momento que existe esse planejamento, e que essas ideias são discutidas com a equipe de comunicação e com a alta gestão da empresa, é possível colocar em prática todas as ideias.
Ideias de elementos para a comunicação visual
Quando falamos em comunicação visual, as ideias são variadas e demandam tanto da parte impressa, quanto da digital. Inclusive, a parte digital tem crescido muito, fazendo com que as empresas também migrem para os espaços online.
Por isso, a produção de um flyer digital, que é uma peça que pode ser publicada em redes sociais ou site da empresa e que contém informações consolidadas sobre um produto, é um elemento importante para se destacar no mundo virtual.
Além disso, a comunicação visual também deve ser usada para aumentar o sentimento de pertencimento entre a empresa e o colaborador. Uma das formas que isso pode acontecer, é por meio do crachá de identificação do funcionário personalizado, ou com um uniforme personalizado.
Impressão dos materiais de comunicação visual
A estratégia de realizar a criação de peças gráficas que serão entregues aos clientes ou para a população, como é o caso de folders, panfletos ou cartões de visita, é muito comum.
Diante disso, um dos processos de planejamento da elaboração desse material, é a fase de impressão das peças de comunicação visual. A impressão é uma fase muito importante e que demanda uma precisão das ações realizadas, assim como qualidade durante o processo.
Por isso, existem tipos de impressoras que são específicas para cada forma de impressão, assim como empresas ou gráficas que trabalham de forma especializada para a impressão de peças de comunicação visual. Geralmente, são as impressoras térmicas as mais utilizadas na fase de impressão de produtos da comunicação visual.
Essas impressoras utilizam o ribbon para impressora, que é uma fita que deve ser utilizada exatamente para impressões térmicas, como é o caso de adesivos, etiquetas, rótulos e peças mais complexas.
Existem alguns tipos de ribbons para impressão, entre eles a resina, a cera e a mista. Cada tipo deve ser utilizada em especialidades diferentes. Tudo isso vai depender do tipo de material que será impresso, assim como a quantidade e o orçamento disponibilizado pela empresa.
A impressora etiqueta ribbon também consegue realizar a impressão de adesivos, códigos de barras e rótulos. Com suas particularidades, esses produtos são importantes pois contribuem na divulgação das marcas de forma personalizada, ou seja, com a inserção do logotipo e da identidade visual.
Além disso, existe a presença de cores predominantes que são utilizadas para agregar personalidade empresarial ao produto, como a identidade visual da marca.
Esses materiais são formas de comunicação visual que são fundamentais para criar uma reconhecimento do cliente com sua marca, e por isso, precisam ser impressas com qualidade, com o objetivo de aumentar esse reconhecimento, assim como para transmitir uma imagem possível e com credibilidade da empresa.
Portanto, uma das fases de planejamento para quem vai desenvolver um produto ou peça da comunicação visual, é pensar sobre o processo de impressão, assim como na escolha da gráfica que irá realizar esse serviço, orçamento e se existe uma manutenção das máquinas.
É necessário que as impressoras passem por um processo de manutenção para a troca de bobina 80×80, assim como para a verificação do seu funcionamento. Essa ação é indispensável para garantir que o investimento seja assertivo e que as peças tenham qualidade máxima.
Por fim, é preciso verificar se essas gráficas dispõem de materiais compatíveis com o produto que será confeccionado. Por exemplo, pode ser necessário uma encadernação espiral, com o objetivo de organizar cadernos e livros. Diante disso, é necessário se atentar se existe a disponibilidade desse material para a encadernação.