Comunicação visual: estratégias e procedimentos necessários
A comunicação visual é um dos elementos que ajudam a compor o cenário estratégico de uma empresa que deseja obter desenvolvimento e diferencial competitivo no mercado de negócios.
Por meio desse segmento é possível divulgar sua marca de forma eficiente e com bons resultados. Mas, as estratégias precisam ser assertivas e terem qualidade, e por isso, um estudo prévio do público-alvo e ajuda de profissionais qualificados são essenciais.
A fachada de sua empresa
Ao passar por uma rua ou avenida, sempre há várias lojas. O que motiva o cliente a entrar em uma delas, diante de tantas opções de um mesmo segmento, é algo atrativo na fachada da loja.
Outros fatores também podem ter influência, como uma procura pessoal do cliente, mas elementos de comunicação com descontos e promoções também podem ajudar. Outro fator que pode ser fundamental nesse processo, é uma fachada bastante chamativa e atraente.
As fachadas são o ponto de início das lojas, e por isso devem ser iluminadas, contar com uma pintura agradável, assim como um letreiro atraente para divulgar o nome da empresa, seu logotipo e slogan.
Para isso, é possível a utilização de letras em acm (Material de Alumínio Composto), que são feitas com placas de alumínio e apresentam leveza, versatilidade e praticidade na instalação. Entre outras características, podemos citar:
- Elevada durabilidade;
- Adaptação diante da inserção de iluminação;
- Permite o uso de cores variadas;
- Consegue chamar a atenção do cliente.
Por isso, esse material é considerado como moderno e sofisticado, servindo para tornar a fachada do estabelecimento muito mais elegante e agradável.
Estratégias de comunicação visual
Além da importância de ter uma fachada bem estruturada para chamar a atenção dos clientes, existem outras estratégias de comunicação visual que são importantes para divulgar o negócio.
Uma delas, é a personalização de objetos, como o adesivo para carros personalizado. Esse tipo de ação é importante para agregar um determinado produto ao negócio.
Outros materiais como canetas, canecas, agendas, sacolas, embalagens de entregas, etiquetas e produtos diversos também podem ser personalizados. Isso representa inserir em um produto uma identificação de associação com a empresa por meio do logotipo ou logomarca da empresa.
Outro material que pode ser personalizado é o crachá em PVC (policloreto de vinila) para os funcionários, por meio de uma impressora de crachá pvc. Nesse processo de identificação, é possível aumentar o sentimento de pertencimento dos colaboradores por meio do uso de uniformes personalizados, assim como de crachás com identificação.
Existem outras estratégias de comunicação visual, por meio de elementos internos, como é o caso do carimbo empresa, que serve para reforçar a credibilidade da empresa na impressão e emissão de documentos.
Outro detalhe importante, é o uso de uma estratégia individualizada, como é o caso do cartão de visita pessoal, que é distribuído para os clientes de forma individual, com as informações sobre um determinado produto ou sobre o profissional da empresa.
Cada estratégia precisa ser vista levando em conta o tipo de público-alvo da campanha, assim como o orçamento disponível e o retorno esperado.
Atenção com a impressão do material
Para finalizar as dicas a respeito da importância da comunicação visual em uma empresa, assim como das estratégias que são necessárias para divulgar o negócio, vale a pena citar sobre as técnicas de impressão de peças gráficas.
Quando falamos sobre materiais de peças impressas, como é o caso de folders, cartazes, assim como de panfletos, é importante pensarmos também na forma de impressão desse material.
Não adianta ter um ótimo projeto de comunicação visual no digital, e a impressão não ter qualidade técnica. Por isso, é importante estar atento aos procedimentos de impressão que são necessários para que essas peças tenham qualidade.
Existem várias empresas gráficas que trabalham com a impressão de peças para a comunicação visual. Muitas dessas impressoras são térmicas, que utilizam a ribbon cera 110×74 para impressão.
Esse material é um tipo de fita, utilizada especificamente para a impressão de códigos de barras, etiquetas variadas e até mesmo cupons fiscais ou adesivos.
Mas, além desse modelo de ribbon, existem outros como o ribbon em resina e o misto. Independente do tipo de ribbon, é preciso realizar uma análise e estudo técnico prévio com o objetivo de verificar qual é o melhor tipo de ribbon para a impressão do seu projeto de comunicação visual.