Comunicação visual está presente em diferentes elementos
Imprimir uma marca corporativa em elementos que estão ao alcance dos clientes, ou pelo menos como identificação para o setor de logística ou empregada entre uma fábrica e um ponto de venda, reforça a comunicação visual e a presença no mercado consumidor.
Uma empresa que estabelece como meta estar presente no dia a dia da sociedade, precisa mostrar a sua importância como produto de qualidade, ação que ajuda nas vendas e na lucratividade.
A formalização de parcerias com estabelecimentos comerciais, utilizando um planejamento de marketing adequado, aponta as ferramentas adequadas para atingir o público-alvo.
Diante disso, a contratação de profissionais que trabalham na área da comunicação podem identificar quais as ferramentas adequadas. É necessário estabelecer metas para que o maior número de pessoas sejam atingidas, reconhecendo uma marca por meio de um logo, ou a simples menção do nome em uma propaganda sutil.
Proteção de produtos para logística com marca
Os mais diversificados produtos que são vendidos no varejo, contam com uma embalagem em forma de caixa como item de proteção. Para atender uma grande demanda, saindo da fábrica e sendo direcionados para uma central de distribuição, o grande volume pode ser protegido em caixas maiores.
Sendo assim, a empresa pode formalizar um contrato com uma indústria de embalagens de papelão ondulado e personalizado com o logo para fácil identificação quando os produtos chegarem ao destino final.
O modelo de caixa possui a ondulação para suportar impactos durante a carga e descarga em veículos, além de facilitar o transporte sobre os paletes e empilhadeiras.
Até mesmo a organização dentro de depósitos e de estoques é uma vantagem, pois facilita a identificação da caixa e ajuda na localização.
Qualidade e eficiência garantidos para clientela
Os produtos devem chegar às mãos do consumidor final de forma adequada, com a garantia de inviolabilidade e condições apropriadas para o consumo. A manutenção de uma embalagem segura pode ser aplicada a partir de uma etiqueta lacre sobre a abertura, como uma garrafa de bebida ou um pote de geleia.
Dentro da realidade da comunicação visual, essa solução pode servir como elemento identificador da qualidade do produto, pois muitas empresas utilizam um material personalizado e exclusivo.
Informações específicas podem ser empregadas nesse material, como origem corporativa e, utilizando material especial, hologramas únicos que determinam a qualidade dos produtos comercializados.
Os estabelecimentos comerciais que trabalham com a venda de produtos preparados em uma cozinha, como lanchonetes e restaurantes, utilizam o adesivo lacre para proteger os alimentos até chegar ao consumidor.
Nesse caso, as caixas de papelão que são adaptadas para o transporte, assim como o adesivo, podem ser personalizadas com a marca da empresa, impedindo a abertura e mantendo as características próprias até chegar ao consumidor final.
Identificação em prateleiras e gôndolas comerciais
Uma loja de produtos esportivos possui diversos produtos que podem ser identificados a partir de um rotulo redondo presente no campo visual dos clientes. Essa ferramenta de comunicação ajuda na decisão do consumidor, dependendo do conhecimento prévio e de como foi trabalhada a propaganda, de forma geral.
É importante colocar o cliente na mesma sintonia da empresa, demonstrando as preocupações com a saúde e o bem estar que os produtos podem proporcionar, e os diversos benefícios que podem ser alcançados.
Até mesmo a etiqueta tag empregada nos produtos é uma ferramenta apropriada para disponibilizar informações específicas para o cliente, como tamanho do produto têxtil, uma calça ou camiseta, ou até mesmo os tênis.
Para o estabelecimento comercial, esse tipo de etiqueta pode ser utilizada como identificação do produto, com a leitura do código de barras presente no material.
Comunicação visual em acessórios diversos
A comunicação visual vai além de acessórios e embalagens para os produtos comercializados para ao consumidor. Para reforçar a importância que uma marca tem perante seu público, outros elementos podem ser utilizados como ferramenta de divulgação.
Colocar um quadro com moldura personalizado em um estabelecimento comercial reforça a ideia de que há produtos de determinada marca à disposição.
Outras ferramentas importantes são:
- Uniformização de funcionários;
- Crachás de identificação pessoal;
- Veículos adesivados;
- Papelaria geral.
A insistência em se manter em evidência deve ser clara para as empresas, assim como a colaboração de colaboradores e demais pessoas envolvidas, mesmo que seja por meio de serviços terceirizados.
A presença de um logo corporativo em ambientes específicos, que denotam a presença da marca e exaltam suas qualidades, tem como objetivo demonstrar que a empresa se preocupa e que está à disposição dos clientes, qualquer que seja a situação em que ele se encontra.
Por fim, vale ressaltar que tudo deve ser feito com bom senso, utilizando a inteligência emocional em um amplo campo de atuação que uma marca pode alcançar.