Embalagens com marca visual reforçam divulgação ao mercado
A divulgação de uma marca empresarial deve ser feita todas as vezes que surgir a oportunidade. Essa preocupação serve tanto para pequenos comerciantes, como as padarias de bairro que empregam o logo nas embalagens, quanto para as grandes indústrias e corporações, como redes de hotéis, refrigerantes, restaurantes, lanchonetes e vestuários.
A marca é algo muito importante para um empreendimento, seja qual for seu campo de atuação. As empresas que vendem chocolate incluem uma assinatura nas barras comestíveis, que serão ingeridas, mas ainda assim, reforçam sua presença até mesmo no paladar do consumidor.
As embalagens utilizadas para proteger os produtos são fundamentais para reforçar a presença de uma marca no mercado consumidor. Presente nas prateleiras e gôndolas de supermercados, padarias, lanchonetes, restaurantes, lojas de departamento, entre tantos outros espaços, é preciso se destacar.
O consumidor reconhece, por meio da comunicação visual empregada nas etiquetas e rótulos, a preferência por este ou aquele produto, pela marca que transmite segurança e qualidade, seja por uma lembrança presente na memória, ou por conhecimento de causa.
Os modelos de rótulos e etiquetas divergem e devem ser aplicados com atenção, de acordo com as características da marca e do público-alvo. A aplicação final também determina qual o melhor material a ser utilizado.
Propaganda alcança clientes em diferentes pontos
Para cada situação em que um produto se encontra, é preciso determinar onde estará a marcada da empresa. Basta lembrar de uma bateria automotiva que fica junto com o motor dos veículos. A etiqueta deve ser resistente ao calor, por isso é comum utilizar uma etiqueta fabricada a partir do ribbon resina de alta qualidade.
Apesar do ambiente agressivo, a etiqueta resiste por um longo período, inclusive com informações sobre o uso do equipamento e necessidade de descarte em pontos de coleta apropriados.
Esse modelo de etiqueta pode ser adaptado para diferentes situações, como as embalagens de produtos frigoríficos da indústria alimentícia. Ou então, em produtos hospitalares que precisam ser armazenados em câmaras frias.
A propaganda de uma marca pode estar em materiais de divulgação em um ambiente descontraído, como bares, lanchonetes e restaurantes. A aplicação de adesivos de parede personalizados pode reforçar a presença da marca, induzindo os clientes a consumirem produtos que estão à vista, mesmo que de forma involuntária.
Material resistente para manuseio constante
Nas prateleiras e gôndolas dos estabelecimentos comerciais, os produtos precisam estar em destaque para se tornar a escolha final do consumidor. Vale lembrar que, o reforço com propagandas em mídias tradicionais, como jornais, revistas, rádios e programas de TV, ajudam as marcas a serem lembradas.
Nesse momento de indecisão, o cliente pode observar as informações impressas nos rótulos adesivos e escolher aquela que mais chama a atenção, seja pelas cores, ou pela marca em si.
O campo visual é muito influenciado, o tempo todo, passando despercebido na maior parte do tempo pelo público. Com o reforço das propagandas audiovisuais e uma marca reconhecida no mercado, as embalagens apenas reforçam a qualidade divulgada, sendo disponibilizada em rótulos em papel couche brilhoso ou fosco, que é mais atrativo e bonito.
Gráficas ajustam máquinas para trabalho ideal
Os profissionais que trabalham no setor de propaganda e marketing atendem diversos clientes e, em conjunto com as gráficas especializadas, indicam quais os materiais para melhor acabamento, que combinam com a embalagem ou com os objetos voltados para a comunicação visual.
As máquinas de impressão podem ser ajustadas de acordo com o projeto apresentado, inovando com etiquetas neon ou com um corte diferenciado. As tintas utilizadas são adaptadas para que produzam as características imaginadas, chegando a um resultado final atrativo e diferenciado.
As empresas que contratam os profissionais de comunicação devem confiar em seu trabalho, lembrando que é importante que eles sigam as normas que regulam o setor, apontadas por órgãos fiscalizadores como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Código de Defesa do Consumidor, que exigem o emprego de dados obrigatórios, entre eles:
- Data de fabricação ou validade;
- Ingredientes ou componentes;
- CNPJ de empresa responsável;
- Medidas e volumes.
A comunicação visual é complementar em diversos pontos dentro da publicidade. Ela se comunica com as embalagens presentes nos pontos de venda, com as propagandas em mídias digitais, alcançando até mesmo as etiquetas coloridas para imprimir que são empregadas para lacrar determinados pacotes.
Tomando todos os cuidados exigidos para cada setor produtivo, as empresas devem garantir a qualidade dos produtos, refletindo na marca como bens de consumo confiáveis e que atendam às expectativas dos clientes.